Questões Militares
Sobre estradas e transporte em engenharia civil
Foram encontradas 117 questões
Para controlar os volumes de corte, transporte e aterro, uma construtora solicitou a um laboratório de solos determinar a massa específica do terreno natural de uma jazida (corte), do material solto (transporte) e do material compactado (aterro), obtendo-se os seguintes valores respectivamente: ϒcorte = 2,00 t/m3 ; ϒsolto= 1,60 t/m3 ; ϒaterro = 2,50 t/m3 .
Com base nos valores acima, os fatores de empolamento e de contração deste material, em percentagem, são respectivamente iguais a:

Analise as afirmativas abaixo.
I. O volume geométrico total de corte, da estaca 0 até a 3 é igual a 900 m3. II. O volume geométrico parcial de aterro, entre a estaca 3 até a estaca 4 é igual a 600 m3. III. Os volumes geométricos totais, de corte e aterro, da estaca 0 até a estaca 5 se compensam. IV.O volume geométrico parcial de corte é maior que o volume geométrico parcial de aterro, entre as estacas 2 e 3.
Estão corretas apenas as afirmativas

Marque a opção que representa corretamente as variáveis que aparecem nas duas equações acima.
1 – Agregado graúdo 2 – Agregado miúdo 3 – Agregado de enchimento
( ) Material retido na peneira nº 10 ( ) Material que passa na peneira nº 200 ( ) Material que fica retido na peneira nº 200
( ) Diminuição da coesão do CAP. ( ) Redução da suscetibilidade térmica do CAP. ( ) Melhor resistência do CAP ao envelhecimento. ( ) Aumento na viscosidade à temperatura de aplicação.
Para pavimentações, as Normas Técnicas Brasileiras classificam as emulsões asfálticas em três tipos, que são os seguintes: ruptura _______, ruptura _______ e ruptura ________.

Segundo classificação técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT), este projeto rodoviário é da classe III (terreno ondulado), em que se admite uma rampa máxima absoluta igual a 6%. A altura de corte mínima que se deseja no Piquete A, de forma que este greide reto atenda à especificação de projeto e encaixe com o início da ponte, em metros, considerando a distância de uma estaca igual a 20 metros, é: