Questões Militares de Farmácia - Assistência Farmacêutica e Saúde Pública
Foram encontradas 148 questões
Sobre os métodos de programação de aquisição, proposto por MARIN (2003), realizados pela equipe de suprimento em serviços farmacêuticos, avalie as afirmativas abaixo e classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F).
( ) O método de programação pelo consumo histórico é o mais eficiente e mais utilizado na realização da programação de insumos para saúde, como por exemplo para aquisição de materiais de OPME (órteses, próteses e materiais especiais) por permitir acompanhar as diversas oscilações de consumo destes itens quando se avalia o perfil de consumo por 6 meses.
( ) O método por perfil epidemiológico não requer, obrigatoriamente, dados de consumo, sendo aplicável quando não se dispõe de informações sobre a utilização de medicamentos e quando se planeja a instalação de novos serviços.
( ) O método pela oferta de serviço reflete somente o que foi ofertado e demandado por uma parcela da população que teve acesso ao serviço, não considerando possíveis ineficiências na oferta e prestação de serviços.
( ) O método pelo consumo ajustado é recomendado para a aquisição de produtos em que há necessidade de realização de ajustes de dados de consumo devido aos equívocos de registros e/ou obtenção de dados, subnotificações epidemiológicas, não adesão a protocolos clínicos.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:
A análise econômica é uma importante ferramenta da farmácia clínica para permitir aos pacientes o acesso aos tratamentos mais seguros e adequados. Entre as análises econômicas que podem ser aplicadas aos medicamentos, a mais simples é a análise de _____ , mediante a qual, com base em uma igual eficiência clínica dos medicamentos em estudo, são comparados os seus custos. No caso de medicamentos com diferentes resultados terapêuticos, a análise econômica pode utilizar um estudo de ______ , devendo os resultados terapêuticos em análise ser expressos e comparados nas mesmas unidades naturais de benefício.