Questões Militares Sobre controle microbiológico em farmácia

Foram encontradas 43 questões

Q2090077 Farmácia
Sobre manipulação e controle de qualidade de NPs, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2025870 Farmácia
De acordo com os níveis de inativação microbiana descritos na Resolução da Diretoria Colegiada nº 306, de 7 de dezembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), numere a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, marque a alternativa CORRETA, na ordem de cima para baixo.

1. Nível I  2. Nível II  3. Nível III  4. Nível IV
( ) Inativação de esporos do B. starothermóphilos ou de esporos do B. subtilis, com redução igual ou maior que 4 log10. ( ) Inativação de bactérias vegetativas, fungos e vírus lipofílicos, com redução igual ou maior que 6 log10. ( ) Inativação de bactérias vegetativas, fungos e vírus lipofílicos, com redução igual ou maior que 4 log10. ( ) Inativação de bactérias vegetativas, vírus lipofílicos, parasitas e micobactérias com redução igual ou maior que 6 log10. 
Alternativas
Q1805419 Farmácia

São tipos de água para uso farmacêutico a água purificada (AP), a água para injetáveis (API) e a água ultrapurificada (AUP).


A respeito de sua produção, parâmetros críticos e controle de qualidade, é correto afirmar que

Alternativas
Q1284145 Farmácia

Na Farmacopeia Brasileira, 5ª Ed, são abordados aspectos científicos e técnicos relacionados as salas limpas e ambientes controlados na preparação de produtos estéreis.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I- Media fill é um teste para simulação das operações assépticas em que o produto é substituído por meio de cultura e serve para assegurar que os processos utilizados são capazes de conduzir a produtos estéreis.

II- Sala limpa é a sala na qual a concentração de partículas em suspensão no ar é controlada; é construída e utilizada de maneira a minimizar a introdução, geração e retenção de partículas dentro da sala, na qual outros parâmetros relevantes, como, por exemplo, temperatura, umidade e pressão, são controlados conforme necessário.

III- O monitoramento de partículas totais em suspensão no ar em salas e zonas limpas fornece informação sobre o conteúdo microbiológico do ambiente.

IV- O monitoramento microbiológico de salas e zonas limpas deve incluir a quantificação do conteúdo microbiano do ar ambiental, do ar comprimido que entra na área crítica, das superfícies, dos equipamentos, dos recipientes, dos pisos, das paredes e das vestimentas das pessoas. 

Alternativas
Q1284111 Farmácia
A ciência da conservação dos produtos farmacêuticos e cosméticos é relativamente nova e somente nos últimos 70 anos tem sido tratada de maneira científica. Nos momentos iniciais, a conservação foi obtida com agentes germicidas, apesar de suas consequências envolverem riscos. Fabricantes, bem como autoridades em saúde, reconhecem a necessidade de demonstrar a eficácia de conservantes antimicrobianos. Essa efetividade não pode ser testada por uma simples metodologia química que demonstre atendimento à especificação. Além dos inúmeros fatores envolvidos na escolha do conservante, este deve, ainda, manter sua atividade microbiana na presença de outros insumos da fórmula, não deve se decompor durante a esterilização térmica e deve preferencialmente apresentar atividade biocida. Assim, a seleção do agente antimicrobiano a ser incorporado em produtos farmacêuticos ou cosméticos é tarefa bastante difícil, devendo ser feita, primariamente sob a luz do conhecimento técnico especifico disponível sobre sua estrutura química, aspectos microbiológicos e legais pertinentes ao conservante ou a suas combinações. Com base no texto, e de acordo com ANSEL, H.C. et al (2013), analise os TIPOS DE CONSERVANTES disponíveis para emprego em formulações farmacêuticas e cosméticas relacionados abaixo:
1-(___) O CLOROBUTANOL, quando empregado em concentração de 0,5%, exerce ação lítica e desnaturação de membranas.
2-(___) O CLORETO DE BENZALCÔNIO, pode ser empregado em concentrações de 0,01% em preparações injetáveis de pequeno volume, e seu mecanismo de ação é de exercer ação lítica sobre as membranas. Já em concentração de até 0,2% em preparações cosméticas, exerce ação de desnaturação de proteínas.
3-(___) O mecanismo de ação da CLOREXIDINA está relacionado com a desnaturação de enzimas pela combinação com grupos tióis (-SH).
4-(___) O uso de METILPARABENO é incompatível em formulações contendo goma adragante, pois essa macromolécula inativa a ação do conservante. Uma opção para formulações contendo gomas naturais é a utilização de compostos fenólicos como conservante.
5-(___) Devido a sua alta solubilidade em meio aquoso, o ÁCIDO BENZÓICO é o conservante de escolha em preparações farmacêuticas, tais como o Leite de Magnésia® .
Assinale a opção que corresponde corretamente as afirmativas acima como sendo Verdadeira (V) ou Falsa (F):
Alternativas
Q1009420 Farmácia

Segundo o “Guia de qualidade para sistemas de purificação de água para uso farmacêutico”, o aparelho de osmose reversa, se utilizado na produção de água para injetáveis, deve ser validado de forma a garantir que a qualidade da água produzida seja equivalente à preparada por destilação. Dentre os inconvenientes relacionados às membranas de osmose reversa destaca-se a alta probabilidade de formação de biofilme.

O uso unicamente da tecnologia de osmose reversa para produção de água para injetáveis aumenta o risco de contaminação microbiológica, devido principalmente aos seguintes fatores abaixo, exceto:

Alternativas
Q1009404 Farmácia
A Farmacopéia Brasileira, 5ª edição, em seu capítulo dedicado à Água para Uso Farmacêutico, afirma que o usuário é responsável pela seleção do tipo de água adequado aos seus objetivos, bem como pelos controles e verificações necessários, em intervalos que garantam a manutenção da qualidade desejada. Em relação à Água para Uso Farmacêutico, assinale abaixo a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1009402 Farmácia

Com relação às tecnologias de produção de Água Purificada (AP), do Guia de Qualidade para Sistemas de Purificação de Água para Uso Farmacêutico, 2013, o método escolhido de purificação da água, ou seja, a sequência de etapas de purificação deve ser apropriado à qualidade da água produzida. As especificações para os equipamentos de purificação da água e para os sistemas de armazenamento e distribuição devem possuir configurações que evitem a proliferação microbiológica. Considerando as afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta:


I. Sistemas mantidos em temperatura ambiente, tais como deionizadores, osmose reversa e ultrafiltração são especialmente susceptíveis a contaminação microbiológica, particularmente quando o equipamento permanece estático durante algum tempo, devido à baixa ou a nenhuma demanda de utilização da água.

II. A filtração através de filtros de barreira (por exemplo, 0,2 µm; 0,45 µm e 1,0µm) pode ser usada nos anéis de distribuição ou nos pontos de uso para controlar a biocontaminação.

III. A deionização e a eletrodeionização contínua são tecnologias eficazes para a remoção de sais inorgânicos dissolvidos. Os sistemas de deionização produzem água deionizada de uso rotineiro, por meio de resinas de troca iônica específicas para cátions e para ânions.

IV. A técnica mais empregada como etapa final de tratamento para a produção da água purificada (AP/PW) é a filtração através de filtros de barreira, pois ela é capaz de reduzir consideravelmente o risco de contaminação microbiana da água, além de ser de fácil operação e manutenção.

Alternativas
Q1009338 Farmácia
A esterilização de produtos farmacêuticos visa remover ou destruir todas as formas de vida, animal ou vegetal, macroscópica ou microscópica, saprófitas ou não, do produto considerado, sem garantir a inativação de toxinas e enzimas celulares. O procedimento selecionado para atingir o nível de garantia de esterilidade depende do conhecimento da natureza do material a ser esterilizado, do processo de esterilização a ser empregado e das alterações que podem ocorrer no material, em função da esterilização. Para validação do processo de esterilização, indicadores biológicos podem ser utilizados, conforme o método escolhido, exceto:
Alternativas
Q1009314 Farmácia

A contaminação microbiana de um produto pode acarretar alterações em suas propriedades físicas e químicas e ainda caracteriza risco de infecção para o usuário. Em relação a esse tema, a Farmacopéia Brasileira, 5ª edição, preconiza a realização de Ensaios Microbiológicos para produtos não estéreis. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I – O teste de contagem do número total de microrganismos mesófilos é aplicado para determinar se o produto satisfaz às exigências microbiológicas farmacopeicas. Consiste na contagem da população de microrganismos que apresentam crescimento visível, em até 5 dias, em Ágar caseína-soja a 32, 5 ºC +/- 2,5 ºC e em até 7 dias, em Ágar Sabouraud-dextrose a 22,5 ºC +/- 2,5 ºC .

II – A preparação de produtos hidrossolúveis para o teste de contagem, é realizada com 10 mL da mistura da amostra para 90 mL de solução tampão cloreto de sódio-peptona – pH 7,0, ou solução tampão fosfato – pH 7,2, Caldo Caseína-soja, ou outro diluente adequado. Se necessário, ajustar o pH para 6,0 a 8,0 com solução HCl 0,1 M ou NaOH 0,1 M.

III – A pesquisa de microrganismos patogênicos possibilita verificar a presença ou ausência de microrganismos específicos em meios ricos, como o Ágar caseína-soja. Métodos automatizados podem ser utilizados desde que sua equivalência ao método farmacopeico tenha sido devidamente validado.

IV – Para a pesquisa de Salmonella, após a amostra ter sido preparada e pré-incubada durante 18 a 24 horas em caldo caseína-soja, é realizada a seleção em Caldo Enriquecimento Salmonella Rappaport Vassiliadis (18 a 24 horas), e finalmente é realizada a subcultura em placa contendo Ágar Xilose Lisina Desoxicolato (18 a 48 horas).

V – Para a pesquisa de Staphylococcus aureus, após a amostra ter sido preparada e pré-incubada durante 18 a 24 horas em caldo caseína-soja, é realizada a seleção em Caldo Sal Manitol (18 a 24 horas), e finalmente é realizada a subcultura em placa contendo Ágar Sangue de carneiro (18 a 48 horas).

Alternativas
Q1009307 Farmácia

De acordo com ANSEL, H. C et al. (2013), os injetáveis são preparações estéreis, livres de pirogênios, destinados à administração parenteral. Sobre métodos de esterilização e sua validação, julgue as afirmativas abaixo:


I – O mecanismo de destruição microbiana pelo calor úmido ocorre por desnaturação e coagulação de proteínas essenciais ao microrganismo.

II – Um indicador biológico é uma preparação constituída de microrganismos específicos e resistentes a determinado processo de esterilização. Na esterilização por calor seco, são utilizados esporos de Bacillus subtilis.

III – O aumento da pressão de vapor no processo de esterilização por calor úmido proporciona a destruição dos microrganismos.

IV – O teste para detecção de endotoxinas usando o lisado de amebócitos de Limulus (LAL) é considerado mais sensível que o teste com coelhos.

V – A esterilização por óxido de etileno atua nas estruturas vitais das células microbianas, como a nucleoproteína cromossômica.

Alternativas
Q1009068 Farmácia
De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 17, de 16 de abril de 2010, que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, o controle de contaminação de recipientes para armazenamento de água para uso farmacêutico deve considerar alguns aspectos. Dentre as opções a seguir, assinale a afirmativa incorreta:
Alternativas
Q1009059 Farmácia

De acordo com o Guia de Qualidade para Sistemas de Purificação de Água para Uso Farmacêutico da ANVISA, a água para uso farmacêutico deve ser produzida, armazenada e distribuída de forma a evitar contaminação microbiológica, físico-química ou biológica. Os sistemas de armazenamento e distribuição devem ser considerados como uma parte crítica de todo o sistema. Assim sendo, com base em seus conhecimentos sobre a produção, distribuição e o armazenamento de água para uso farmacêutico, avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:

I- A distribuição de água purificada (AP) e de água para injetáveis (API) deve ser realizada com anel de circulação contínua, uma vez que um sistema de água sem anel de recirculação pode ser considerado basicamente um “ponto-morto”.

II- Para produção e distribuição de água para injetáveis (API) a ausência de um sistema de armazenamento e distribuição é inaceitável devido ao alto risco envolvido no processo.

III- Os procedimentos e tecnologias de sanitização são de extrema importância para o controle microbiano dos sistemas de produção, armazenamento e distribuição de AP e API, sendo reconhecido que sistemas mantidos aquecidos em temperaturas entre 50 a 65ºC são autosanitizantes.

IV- Em sistemas mantidos e/ou sanitizados com altas temperaturas é importante destacar que os sensores de temperatura devem estar localizados nos pontos mais críticos do sistema. Esses sensores devem registrar e demonstrar que a distribuição térmica é homogênea por todo o sistema, de acordo com o definido no projeto.

V- Os sistemas de API mantidos em temperatura ambiente são mais fáceis de serem controlados através de sanitizações químicas do que sistemas de AP.

Alternativas
Q1009048 Farmácia

Segundo KATZUNG, B. G. et al. (2017), a avaliação da eficácia de antissépticos, desinfetantes e esterilizantes, embora aparentemente simples em princípio, é muito complexa. Em qualquer avaliação devem ser considerados diversos fatores como: resistência intrínseca do microrganismo, quantidade de microrganismos existentes, quantidade de material orgânico presente, dentre outros. Assim, com base em seus conhecimentos sobre antissépticos, desinfetantes e esterilizantes, avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:


I- O etanol e o álcool isopropílico não são utilizados como esterilizantes porque não são esporicidas, não penetram em material orgânico contendo proteína, podem não ser ativos contra vírus hidrofílicos e carecem de ação residual, pois evaporam por completo.

II- A clorexidina é ativa em pH 7,5 a 8,0 e não deve ser empregada durante cirurgia na orelha média porque provoca surdez neurossensorial.

III- Os desinfetantes fenólicos não são recomendados para uso em berçários, sobretudo na proximidade de lactentes, porque sua utilização foi associada à hiperbilirrubinemia.

IV- O formaldeído e glutaraldeído são usados para desinfecção ou esterilização de instrumentos, como endoscópios de fibra óptica, equipamentos de terapia respiratória, hemodialisadores e instrumentais dentários que não suportam exposição às temperaturas altas da esterilização por vapor.

V- Os compostos fenólicos rompem as membranas e paredes celulares, precipitam proteínas e inativam enzimas. São bactericidas, fungicidas e esporicidas.

Alternativas
Q1000984 Farmácia

Preparações estéreis são formas farmacêuticas livres de pirogênios e de microrganismos viáveis destinadas à administração por vias parenterais. Sua preparação deve ser realizada em áreas limpas, seguindo padrões específicos visando qualidade e esterilidade.

Considerando as Boas Práticas de Fabricação de produtos estéreis, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Nas áreas de preparação de produtos estéreis, para reduzir o acúmulo de poeira e facilitar a limpeza, as instalações devem ter o mínimo de saliências, prateleiras, armários e equipamentos. Deve-se evitar a existência de pias e ralos, sendo que não devem existir nas áreas A e B.

PORQUE

II. As áreas limpas utilizadas na fabricação de produtos estéreis são classificadas em quatro diferentes graus: zona de grau A, área de alto risco operacional, como produção e envase; zona B, áreas circundantes às de grau A; zonas de grau C e D, áreas limpas menos críticas.

Sobre essas asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Q1000974 Farmácia

A água utilizada para preparações estéreis, de pequeno ou grande volume, é chamada de água para injetáveis. Esse tipo de água pode ser usado na fabricação de medicamentos estéreis, como excipiente de produtos farmacêuticos, veículo para administração de medicamentos por via parenteral, ou limpeza de equipamentos para preparação de medicamentos parenterais. A produção de água para injeção deve ser feita de forma criteriosa, seguindo os requisitos estabelecidos, pois não são permitidos contaminação microbiana e formação de endotoxinas. O processo de obtenção da água para injetáveis deve ser robusto e ter bom desempenho, sendo capaz de remover contaminantes químicos e microbiológicos. Diversas etapas são necessárias para a purificação da água e obtenção da água para injetáveis dentro dos parâmetros aceitáveis para uso via parenteral.


Numere as etapas a seguir de forma a obter um sistema de purificação de água, começando pela água fornecida por companhia local até obtenção de água para injetáveis.

( ) Deionização.

( ) Destilação.

( ) Adsorção por carvão ativado.

( ) Pré-filtração.

A sequência correta dessa ordenação é

Alternativas
Q1000965 Farmácia

Todo e qualquer medicamento administrado por via parenteral devem ser estéreis. A esterilização pode ser obtida seja esterilizando as preparações, seja produzindo em ambientes assépticos a partir de materiais estéreis. Sendo que, do ponto de vista microbiológico, entende-se por esterilização a completa destruição ou remoção de todas as formas de vida, incluindo os esporos e o vírus. Os métodos de esterilização utilizados pelas indústrias farmacêuticas incluem a esterilização por calor, por filtração e por radiações.


Em relação a estes métodos, avalie as afirmações a seguir.

I. A esterilização por radiações emprega as radiações ionizantes seja pelos raios catódicos, ou pelos raios gama. Quando estes ficam próximos da célula, provocam a ionização dos constituintes da célula que originam a morte celular.

II. A esterilização por calor pode empregar o calor seco ou úmido, sendo que a diferença da esterilização do calor úmido em relação ao calor seco é devida a uma desnaturação das substâncias proteicas, que constituem as células microbianas, enquanto no calor seco ocorre uma oxidação celular.

III. A esterilização por filtração emprega elementos filtrantes com poros de dimensões iguais ou inferiores a 0,22µm, podendo utilizar velas porosas, discos de amianto ou amianto e celulose, filtros de vidro poroso e discos de celulose tipo Millipore ou membranas de celulose em que a esterilização ocorre pela retenção dos microrganismos.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q908541 Farmácia

Para que o fármaco exerça o máximo da ação benéfica desejada e o mínimo de efeitos adversos, é necessário que o medicamento mantenha preservadas as condições de estabilidade. A estabilidade é, assim, a propriedade de um produto em preservar, dentro de limites estabelecidos e sob determinadas condições ambientais, as mesmas características físicas, químicas e farmacológicas, durante seu período de vida útil. Um aspecto importante quanto a estocagem dos medicamentos é a observação de alterações visíveis na estabilidade do medicamento (MARIN, 2003, p.199).


Baseado no exposto, associe as duas colunas, relacionando as formas farmacêuticas sólidas de uso oral, com seus respectivos sinais indicativos de possíveis alterações na estabilidade do medicamento.


FORMAS FARMACÊUTICAS

(1) Pós e grânulos

(2) Comprimido

(3) Cápsulas

(4) Drágeas


SINAIS DE ALTERAÇÕES

( ) Quebras, lascas, rachaduras na superfície, manchas, descoloração, aderência ou formação de depósitos de cristais sobre o produto.

( ) Mudança na consistência ou aparência (amolecimento ou endurecimento).

( ) Presença de aglomerados, mudança na cor ou endurecimento.

( ) Fissuras, rachaduras, manchas na superfície


Assinale a alternativa com a sequência correta.

Alternativas
Q830992 Farmácia
As tecnologias de purificação de água destinam-se à remoção de contaminantes nos diversos estágios da sequência de purificação. A escolha e a ordem em que são aplicadas dependerão principalmente da qualidade da água potável de entrada, que determinará quais estágios serão necessários efetivamente. Considere uma indústria farmacêutica localizada em um município onde a água de alimentação é notadamente "dura", com altos teores dos íons cálcio e magnésio. Sendo assim, marque a opção que representa a ordem sequencial lógica das principais tecnologias que poderão ser utilizadas no tratamento dessa água, partindo da água de entrada na indústria e finalizando, como produto, a água purificada, desconsiderada a remoção de endotoxinas.
Alternativas
Q765972 Farmácia
Culturas e estoques de micro-organismos, meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas, são considerados resíduos provenientes de serviços de saúde. De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada n. 306 de 07 de dezembro de 2004, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: A
5: C
6: D
7: A
8: A
9: C
10: D
11: B
12: C
13: B
14: B
15: C
16: C
17: D
18: B
19: D
20: D