Questões Militares
Comentadas sobre farmacologia cardiovascular em farmácia
Foram encontradas 40 questões
I. A ação dos diuréticos da classe dos tiazídicos, ocorre pela diminuição da excreção de sódio e água, aumentando o volume extracelular, resultando em diminuição do débito cardíaco.
II. Os anti-hipertensivos inibidores da ECA diminuem a pressão arterial por diminuir a resistência vascular periférica e por inibição da enzima que transforma a angiotensina I em angiotensina II, um potente vasoconstritor.
III. Os anti-hipertensivos que bloqueiam os canais de cálcio são úteis no tratamento de pacientes hipertensos que possuem diabete e angina, por possuírem propriedades de relaxamento da musculo liso vascular.
IV. Os anti-hipertensivos bloqueadores de adrenorreceptores alfa produzem bloqueio competitivo de adrenorreceptores alfa 1, diminuindo a resistência vascular periférica e reduzindo a pressão arterial por relaxar os músculos lisos de artérias e veias.
Está correto o que se afirma em
Em relação ao tratamento farmacológico da dislipidemia, é correto afirmar que as/a
Sobre as interações da varfarina com outros fármacos, é correto afirmar que fármacos
Sobre os anti-hipertensivos, é correto afirmar que o/os
Um homem de 36 anos recebe prescrição médica de carvedilol contra hipertensão.
A partir desse dado, é correto afirmar que o efeito do fármaco sobre o sistema cardiovascular é resultado da sua ação como antagonista em
Antagonistas de receptores adrenérgicos são fármacos amplamente utilizados na medicina, sobretudo por seus efeitos benéficos sobre o sistema cardiovascular como, por exemplo, o propranolol. Os antagonistas adrenérgicos não seletivos, por sua vez, são usados para tratar a hipertensão arterial sistêmica (DALE, 2012) e a ausência de seletividade está muitas vezes associada aos efeitos adversos observados no uso desses fármacos.
Relacionando o exposto a alguns dos principais efeitos adversos de antagonistas não seletivos dos betas bloqueadores, avalie as afirmações a seguir.
I. Pacientes portadores de diabetes apresentam um maior risco de crises hipoglicêmicas.
II. Pacientes portadores de diabetes apresentam um maior risco de terem os sintomas da hipoglicemia mascarados devido ao bloqueio dos receptores beta.
III. Broncoconstrição em pacientes asmáticos, devido ao bloqueio dos receptores beta 2, responsáveis pelo relaxamento do músculo liso brônquico.
Está correto apenas o que se afirma em
A senhora GMO, 70 anos, portadora de cardiopatia, diabetes, em tratamento com os medicamentos enalapril 10mg – 1-0-1, metformina 850 mg 1-1-1, amiodarona 200mg 1-0-0, clopidogrel 75mg 0-1-0. Foi hospitalizada apresentando mal-estar, alterações cognitivas e depressão. Os resultados laboratoriais detectaram níveis de TSH de 40 mU/ml (valor de referência 0,35 a 5,5mU/ml).
Para otimizar a farmacoterapia da paciente, o serviço de farmácia clínica deve realizar uma intervenção sugerindo a suspensão de qual medicamento?