Questões Militares Comentadas sobre farmácia
Foram encontradas 230 questões
( ) As troponinas (cTn) são proteínas específicas encontradas no músculo cardíaco e, portanto, são marcadores de infarto agudo do miocárdio. São de três tipos cTnC, cTnI e cTnT.
( ) O peptídeo natriurético cerebral é um biomarcador sensível para alterações na fisiologia ventricular, sendo significativamente afetado por mudanças no volume e no desempenho cardíaco, sendo um bom marcador na insuficiência cardíaca.
( ) Apesar de ser um marcador inespecífico para lesões cardíacas, a mioglobulina se mostrou um marcador interessante no diagnóstico dessas lesões por ser mais sensível que a creatinoquinase (CK) e se elevar rapidamente na corrente sanguínea, instantes após ao dano. Entretanto, esse marcador é eliminado rapidamente da corrente sanguínea, gerando muitos falsos-negativos após algumas horas.
( ) Existem três tipos de creatinoquinases (CK):CK-BB presente no cérebro e músculo liso, CK- MB predominante no músculo cardíaco e em pequenas quantidades no músculo esquelético e CK-MM presente tanto no músculo cárdico quanto no esquelético. Estas enzimas se elevam na corrente sanguínea quando há injúria, inflamação ou necrose muscular. Por ser predominante no coração, o aumento de CK-MB é utilizado como um marcador específico para o infarto agudo do miocárdio.
1. Metabolização;
2. Absorção;
3. Eliminação;
4. Distribuição pelo organismo.
A sequência CORRETA em que ocorre o processo é:
Ceftriaxona 500 mg fr amp. Diluir em 10 mL de ABD e administrar 10 ml via intravenosa de 8/8 horas no acesso venoso.
Assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA:
I – Em protocolos clínicos que envolvem o 5-fluorouracil e ácido folínico, infundi-se primeiramente o Ácido folínico seguido do 5-fluorouracil, pois a prévia reposição do folato contribui para otimização da resposta do 5-fluorouracil.
II - No protocolo FLOX, em que se associa 5-fluorouracil + ácido folínico + oxaliplatina, administra-se primeiro a oxaliplatina em seguida o ácido folínico e por fim o 5-fluorouracil, pois a oxaliplatina contribui para diminuição do metabolismo do 5-fluorouracil e o folínico pode potencializar a ação do 5-fluorouracil, obtendo-se assim um sinergismo benéfico.
III – Em protocolos onde se associam trastuzumabe e paclitaxel observa-se uma associação sinérgica e um padrão de resposta melhorado com a administração do anticorpo monoclonal primeiramente.
Informações Complementares:
Produtos disponíveis: Tazocin® 4,5g (Piperacilina/Tazobactam 4,0g + 0,5g de pó liofilizado - frasco ampola). O fabricante recomenda reconstituir em 20mL de Água bidestilada para injeção ou solução de cloreto de sódio 0,9% (solução fisiológica) obtendo um volume final após reconstituição de 23mL. Após reconstituição manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC) por 24 horas ou sob refrigeração (2 a 8ºC) por 48 horas. Fonte: Bula Tazocin ® Pfizer.
Água Bidestilada (ABD) ampola 10mL; Cloreto de sódio 0,9% 100mL frasco sistema fechado.
Marque a alternativa CORRETA quanto ao preparo da dose unitária para atendimento por 24 horas.
Enumere a 1ª coluna de acordo com a 2ª coluna considerando os princípios de estratificação/classificação propostos pela ONA aplicados à gestão de Farmácia Hospitalar.
(1) Nível 1
(2) Nível 2
(3) Nível 3
( ) modelo transparente de gestão e responsabilidades e para o desenvolvimento da organização, afirmando o compromisso com a excelência, sustentado pelos fundamentos de gestão em saúde e demonstrando maturidade institucional.
( ) a liderança classifica, identifica, promove e acompanha a interação dos processos organizacionais e avalia seu desempenho, de acordo com o modelo de gestão definido.
( ) a liderança institui o modelo de gestão, as políticas e as responsabilidades, com foco na segurança e na qualidade do cuidado e dos serviços.
Marque a alternativa que apresenta a CORRETA correlação quanto aos níveis de gestão propostos pela ONA, na ordem de cima para baixo.
I – Em estabelecimento hospitalar que possui modelo de prescrição eletrônica e/ou privativa, subscrita por profissional em exercício no mesmo, é dispensável a notificação de receita descrita nesta portaria para medicamentos constantes nas listas C1 e C5.
II - As farmácias de unidades hospitalares, ficam dispensadas da apresentação do Balanço de Medicamentos Psicoativos e de outros Sujeitos a Controle Especial (BMPO).
III - Aos medicamentos contendo substâncias psicoativas armazenados em farmácias privativas de unidades hospitalares é facultado o uso de dispositivos de segurança adicionais, como armários com chave, pois as farmácias hospitalares já constituem um local de acesso restrito.
O(A) __________ classifica os produtos de acordo com sua importância financeira, permitindo estabelecer prioridades para a programação de aquisição e controle. É aplicável à gestão de medicamentos em âmbito hospitalar.
I. A dispensação hospitalar de benzodiazepínicos para pacientes que fazem uso contínuo do medicamento em domicílio, pode ocorrer mediante prescrição semanal, subscrita em papel privativo do estabelecimento.
II. Amitriptilina quando utilizada para neuropatia diabética e carbamazepina quando prescrita para nevralgia do trigêmeo deixam de integrar as listas constantes nesse Regulamento Técnico, sendo dispensadas sem retenção de receita.
III. Em hospitais, medicamentos como metadona, morfina e midazolam, poderão ser dispensados aos pacientes internados, mediante receita privativa da instituição, subscrita por profissional em exercício no local não sendo exigida a notificação de receita.
IV. As substâncias constantes das listas dessa portaria e de suas atualizações, existentes nos estabelecimentos hospitalares, deverão ser, obrigatoriamente, guardadas sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local exclusivo para esse fim, sob a responsabilidade do farmacêutico.
V. Paciente que receber alta hospitalar com loperamida deverá receber a prescrição médica em duas vias, uma vez que por interagir com receptores opioides periféricos, a venda desse medicamento apenas ocorrerá mediante retenção de receita.
Estão CORRETAS as assertivas:
1) Equidade
2) Eficácia 3) Efetividade 4) Eficiência
( ) Alocação de recursos escassos, maximizando a realização dos objetivos. ( ) Justiça na distribuição, financiamento e cuidado da saúde entre a população. ( ) Determinação se o cuidado à saúde funciona em situações reais. ( ) Determinação se o cuidado à saúde funciona em ensaios clínicos.