Inúmeros biomarcadores são monitorados para avaliar lesões e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2551777 Farmácia
Inúmeros biomarcadores são monitorados para avaliar lesões e disfunção do miocárdio. A maioria é de proteínas e diferem em sua localização, cinética de liberação após danos e eliminação (clearance) da circulação, e sua significância clínica varia por causa disso. Sobre o assunto, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) As troponinas (cTn) são proteínas específicas encontradas no músculo cardíaco e, portanto, são marcadores de infarto agudo do miocárdio. São de três tipos cTnC, cTnI e cTnT.
( ) O peptídeo natriurético cerebral é um biomarcador sensível para alterações na fisiologia ventricular, sendo significativamente afetado por mudanças no volume e no desempenho cardíaco, sendo um bom marcador na insuficiência cardíaca.
( ) Apesar de ser um marcador inespecífico para lesões cardíacas, a mioglobulina se mostrou um marcador interessante no diagnóstico dessas lesões por ser mais sensível que a creatinoquinase (CK) e se elevar rapidamente na corrente sanguínea, instantes após ao dano. Entretanto, esse marcador é eliminado rapidamente da corrente sanguínea, gerando muitos falsos-negativos após algumas horas.
( ) Existem três tipos de creatinoquinases (CK):CK-BB presente no cérebro e músculo liso, CK- MB predominante no músculo cardíaco e em pequenas quantidades no músculo esquelético e CK-MM presente tanto no músculo cárdico quanto no esquelético. Estas enzimas se elevam na corrente sanguínea quando há injúria, inflamação ou necrose muscular. Por ser predominante no coração, o aumento de CK-MB é utilizado como um marcador específico para o infarto agudo do miocárdio.
Alternativas