Questões Militares Sobre urinálise em farmácia

Foram encontradas 52 questões

Q2025878 Farmácia
Segundo as características físicas da urina, numere a segunda coluna de acordo com a primeira, segundo as alterações de cor causadas pelos seguintes fatores e, a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo.
1. Fluoresceína sódica.. 2. Icterícia obstrutiva grave. . 3. Porfiria.  4. Fenilazopiridina. 

( ) Urina verde escura. ( ) Urina amarela. ( ) Urina alaranjada.  ( ) Urina vermelha.


Alternativas
Q2025877 Farmácia
Em relação aos cristais encontrados nas urinas ácidas, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2025876 Farmácia
Segundo o estudo do sedimento urinário, nas doenças descritas abaixo, numere a segunda coluna de acordo com a primeira, segundo os elementos encontrados neste sedimento e, a seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo. 

1. Cistite.  2. Síndrome nefrótica.  3. Pielonefrite aguda. 4. Glomerulonefrite aguda. 
( ) Corpos gordurosos ovais. ( ) Células epiteliais renais.  ( ) Eritrócitos e cilindros hemáticos. ( ) Numerosos leucócitos. 
Alternativas
Q2025875 Farmácia
Segundo os testes bioquímicos (pesquisa de elementos anormais) realizados através da fita urinária, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2023458 Farmácia
Um homem é encontrado inconsciente em um parque; junto a ele, foi encontrado um frasco de anticongelante com odor adocicado.
Nos ensaios laboratoriais iniciais foram obtidos os seguintes resultados:  Bicarbonato sérico: 14 mEq/L (22-28 mEq/L).
 Ureia nitrogenada sérica (BUN): 40 mg/dL (7-21 mg/dL). Creatinina sérica: 4 mg/dL (0,7-1,3 mg/dL). Teste com tiras para urina: negativo para corpos cetônicos, glicose e nitrito. Sedimento urinário: presença de cristais de oxalato de cálcio. Osmolaridade sérica = 405 mOsm/kg (285-295 mOsm/kg)


Assinale a opção que apresenta o possível diagnóstico.

Alternativas
Q2023456 Farmácia
Para o exame de urina de rotina, pode-se lançar mão de conservantes, entretanto estes podem apresentar desvantagens. Correlacione os conservantes listados a seguir às suas desvantagens.
1. Timol 2. Formaldeído 3. Fluoreto de Sódio 4 Tolueno 5. Ácido Bórico
( ) Inibe os testes de glicose, hemoglobina e leucócitos nas tiras reagentes.
( ) Age como agente redutor interferindo com testes químicos para glicose, hemoglobina e estearase leucocitária.
( ) Flutua na superfície das amostras e adere nas vidrarias.
( ) Pode precipitar cristais quando em grande quantidade.
( ) Interfere com testes de precipitação ácida para proteínas. Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q1883483 Farmácia
Algumas bactérias podem promover a redução de nitrato a nitrito e podem ser detectados na urina, evidenciando um processo infeccioso no trato gênito-urinário. Essa metodologia se baseia na reação conhecida como técnica de
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsPCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Farmácia |
Q1818961 Farmácia
Assinale a alternativa correta sobre as amostras utilizadas no rastreamento e monitoramento de fármacos em emergências.
Alternativas
Q1009412 Farmácia
No exame do sedimento urinário, os cristais formam-se pela precipitação de sais urinários, em que alterações de fatores múltiplos afetam suas solubilidades. Embora a maioria dos cristais presentes na urina tenha significado clínico limitado, é essencial que sejam identificados de maneira correta para evitar a não detecção dos relativamente escassos cristais anormais associados a condições patológicas diversas. Com relação aos cristais encontrados na urina, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1009078 Farmácia
Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), o exame microscópico da urina, somado à análise bioquímica com vareta medidora de nível, auxilia na detecção de processos patológicos renais e do trato urinário. A microscopia possibilita a detecção dos elementos celulares e acelulares da urina que não produzem reações bioquímicas distintas. Para realizar uma avaliação microscópica de urina de forma competente é preciso reconhecer as inúmeras entidades morfológicas existentes como: organismos, células hematopoéticas e epiteliais, cristais e cilindros. Em relação ao exame microscópico de urina, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1009074 Farmácia
Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), em relação à proteinúria de Bence Jones, marque a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1009045 Farmácia
Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a urina normal apresenta um leve odor aromático de origem desconhecida. Amostras com extensivo supercrescimento bacteriano podem ser reconhecidas pelo odor amoniacal e fétido. A ingestão de aspargos também confere um odor distintivo à urina. Assim, sabendo-se que alguns distúrbios de aminoácidos conferem à urina odores característicos, marque a alternativa abaixo que apresenta o distúrbio de aminoácido que confere à urina odor de repolho ou lúpulo.
Alternativas
Q970862 Farmácia
De acordo com a avaliação laboratorial da função renal, é correto afirmar que:
Alternativas
Q970860 Farmácia
Com relação à avaliação da amostra de urina é correto afirmar que:
Alternativas
Q970858 Farmácia

Correlacione os componentes microscópicos do sedimento urinário às suas características e assinale a opção que apresenta a sequência correta.


COMPONENTES MICROSCÓPICOS

I- Cilindro gorduroso

II- Cilindro hialíno

III- Cristal de oxalato de cálcio

IV- Cristal de fosfato cristalino

V- Cristal de urato amorfo

VI- Cilindro céreo


CARACTERÍSTICAS

( ) Constituído de proteína de Tamm-Horsfall.

( ) Aspecto referido como “poeira de tijolo".

( ) Síndrome nefrótica.

( ) Insolúvel em ácido acético,

( ) Presente em urina infectada com pH alcalino.

( ) Associado a inflamação e a degeneração tubular.

Alternativas
Q831015 Farmácia
Um paciente foi encaminhado a um determinado laboratório para realizar um exame de anormalidade de sedimentos da urina (EAS), devido a uma suspeita de Síndrome Nefrótica. Segundo Oliveira Lima (2008), qual deve ser o padrão dos elementos encontrados no sedimento urinário e dos achados físico-químicos para que se confirme a existência dessa síndrome?
Alternativas
Q831006 Farmácia

Segundo Henry (2012), com relação aos componentes microscópicos no sedimento urinário, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir e assinale a opção que apresenta a sequência correta.


( ) Células epiteliais escamosas delimitam o terço distai da uretra.

( ) Células epiteliais de transição delimitam o trato urinário a partir da pelve renal até o terço superior da uretra.

( ) Em adultos, a detecção de elevada concentração de células epiteliais tubulares renais indica existência de dano tubular.

( ) Lipídeos em células epiteliais de transição aliados a uma proteinuria marcante são características de síndrome nefrótica.

( ) Os cilindros são os únicos elementos formados na urina que têm nos rins o único sítio de origem. A proteína de Tamm-Horsfall é uma lipoproteína secretada pela parte espessa da alça ascendente de Henle, e possivelmente pelo túbulo distal.

Alternativas
Q830993 Farmácia
Segundo Henry (2012), muitas bactérias que são patógenos do trato urinário são capazes de reduzir nitrato em nitrito e, assim, gerar resultados positivos no teste de detecção de nitrito na urina, quando presentes em número significativo (maior que 105 - 106 bactérias/mL de urina oriunda da bexiga urinária). Que gênero bacteriano é incapaz de reduzir nitrato em nitrito, mesmo em número significativo?
Alternativas
Q797515 Farmácia
Os cristais podem constituir um achado normal na urina ou servir como indicadores de processos fisiopatológicos. Assinale a alternativa cujos cristais podem ser observados na cistinúria.
Alternativas
Q797509 Farmácia
Qual das provas químicas da tira de uroanálise entre as relacionadas apresenta resultado positivo em infecções do trato urinário por bactérias da família Enterobacteriaceae?
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: D
5: B
6: E
7: C
8: A
9: A
10: A
11: B
12: C
13: A
14: E
15: A
16: E
17: D
18: A
19: A
20: A