Questões Militares Comentadas sobre 2ª lei da termodinâmica - ciclo de carnot e máquinas térmicas em física

Foram encontradas 19 questões

Q2260419 Física

Dois mols de um gás perfeito passam pelo ciclo mostrado no diagrama da pressão versus volume da figura. A temperatura medida no estado A é 200 K, a constante universal dos gases perfeitos é R = 8,32 J.mol / K e o calor molar a volume constante é Cv = 5R/2.



Nas condições expostas, é correto afirmar que a transformação
Alternativas
Q2070362 Física
Qual é a eficiência de uma máquina de Carnot trabalhando entre os pontos de congelamento (0oC) e ebulição (100oC)? 
Alternativas
Q2070361 Física
Uma máquina térmica de Carnot absorve 2000 J de calor da fonte dessa máquina a 227°C e rejeita 1200 J de calor durante cada ciclo. Quais são os valores, respectivamente, da eficiência térmica da máquina ŋ e da quantidade de trabalho W realizado durante cada ciclo? 
Alternativas
Q1991468 Física
Uma máquina de Carnot opera entre 227ºC e 102ºC, absorvendo 55,00 kJ por ciclo na temperatura mais alta. Assim, determine o trabalho por ciclo que a máquina é capaz de realizar e assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1937066 Física

FÍSICA


Nas questões de Física, quando necessário, utilize:

• aceleração da gravidade: g = 10 m/s2

• cos 30º = sen 60º = √3 /2

• cos 60º = sen 30º = 1 2

• calor específico da água: c = 1 cal/(g·ºC)

• calor latente de fusão do gelo: Lf = 80 cal/g

• temperatura de fusão do gelo: θf = 0 ºC

• densidade do gelo: µg = 0,92 g/cm3

• densidade da água: µA = 1,0 g/cm

Um cilindro, contendo certa massa de gás perfeito, tem um pistão que está ligado a uma mola ideal. Ao fornecer certa quantidade de calor Q, para esse sistema termodinâmico, observa-se uma expansão do gás com a consequente deformação da mola ∆x, conforme indica figura a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Em outro momento, para as mesmas condições iniciais anteriores, ao se fornecer o dobro da quantidade de calor 2Q, a esse sistema, observa-se que a mola sofre uma deformação duas vezes maior, 2∆x.
Considerando que nas duas expansões o sistema tenha sofrido a mesma variação de energia interna e que não houve atrito entre o pistão e o cilindro, pode-se afirmar que a constante elástica da mola vale
Alternativas
Q1658577 Física

O Ciclo de Carnot, proposto no século XVIII pelo físico e engenheiro Nicolas Leonard Sadi Carnot, consiste em uma sequência de transformações gasosas, na qual uma máquina térmica, operando entre duas fontes térmicas, alcança rendimento máximo se operar em um ciclo totalmente reversível, independentemente da substância utilizada. Considerando o Ciclo de Carnot para um gás ideal, assinale a alternativa correta.


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1658379 Física

Considere uma máquina térmica que opera um ciclo termodinâmico que realiza trabalho.

A máquina recebe 400 J de uma fonte quente cuja temperatura é de 400 K e rejeita 200 J para uma fonte fria, que se encontra a 200 K. Neste ciclo a máquina térmica realiza um trabalho de 200 J.

• Analisando o ciclo termodinâmico exposto acima conclui-se que a máquina térmica é um ..I.. .

• Essa máquina térmica ..II.. a 1ª Lei da Termodinâmica.

• O rendimento desta máquina é ..III.. a 50%.


A opção que corresponde ao preenchimento correto das lacunas (I), (II) e (III) é:

Alternativas
Q1613046 Física
Um pistão de massa desprezível ligado a uma mola ideal relaxada, de constante elástica k = 2000 N/m, fecha um cilindro de área de secção transversal S = 0,01 m² que contém 10 L de determinado gás ideal a uma pressão de 1 atm, a uma temperatura de 27 ºC. Quando o sistema é aquecido a 327 ºC, o pistão, empurrado pelo gás, move-se para cima, comprimindo a mola até uma nova posição de equilíbrio.
Imagem associada para resolução da questão
Desprezando todos os atritos e considerando 1 atm = 105 Pa, o deslocamento vertical h sofrido pelo pistão até atingir a posição final é de, aproximadamente,
Alternativas
Q949344 Física
O diagrama P x V ao lado ilustra uma sequência de processos termodinâmicos executada por um gás ideal monoatômico, passando pelos pontos A, B, C e D, caracterizados pelos valores de pressão e volume apresentados no diagrama. Tendo em vista as informações apresentadas no diagrama, considere as seguintes afirmativas:
Imagem associada para resolução da questão

1. O processo A → B é isométrico. 2. Os pontos C e D estão à mesma temperatura. 3. O trabalho realizado pelo gás no processo B → C é nulo. 4. O processo C → D é isobárico.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q937890 Física
Considere uma máquina térmica X que executa um ciclo termodinâmico com a realização de trabalho. O rendimento dessa máquina é de 40% do rendimento de uma máquina Y que funciona segundo o ciclo de Carnot, operando entre duas fontes de calor com temperaturas de 27 °C e 327 °C. Durante um ciclo, o calor rejeitado pela máquina X para a fonte fria é de 500 J, então o trabalho realizado neste ciclo é de
Alternativas
Q910247 Física

Considere as seguintes afirmações sobre uma máquina térmica operando segundo o ciclo de Carnot, entre duas fontes de calor, uma a 27ºC e a outra a 57ºC.


( ) O rendimento dessa máquina é de aproximadamente 52% e esse rendimento é máximo, ao menos que a temperatura da fonte fria seja zero.

( ) O rendimento dessa máquina é de aproximadamente 10% e, caso essa máquina receba 5000J de calor da fonte quente, rejeitará 1000J para a fonte fria.

( ) O rendimento dessa máquina é de aproximadamente 10% e, caso essa máquina receba 5000J da fonte quente, rejeitará 4500J para a fonte fria.

( ) O rendimento dessa máquina irá aumentar se houver aumento da diferença de temperatura entre as fontes de calor.


Atribuindo-se verdadeiro (V) ou falso (F) para cada uma das afirmações, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas
Q724667 Física
Ao construir uma máquina de Carnot, um engenheiro percebeu que seu rendimento era de 25%. Se a fonte fria trabalha a 25 ºC, a temperatura da fonte quente, em ºC, de tal motor será aproximadamente:
Alternativas
Q713658 Física
Uma máquina de Carnot, operando inicialmente com rendimento igual a 40%, produz um trabalho de 10 joules por ciclo. Mantendo-se constante a temperatura inicial da fonte quente, reduziu-se a temperatura da fonte fria de modo que o rendimento passou para 60%. Com isso, o módulo da variação percentual ocorrida no calor transferido à fonte fria, por ciclo, é de
Alternativas
Q682092 Física
Máquinas térmicas conhecidas como as mais perfeitas, ou seja, as que conseguem um rendimento maior, pois operam entre duas fontes de temperaturas diferentes, conseguindo assim utilizar uma parte da energia recebida, sendo essa parte utilizada a que realiza trabalho e a outra é jogada para outra fonte fria. Em uma máquina térmica são fornecidos 3kJ de calor pela fonte quente para o início do ciclo e 780J passam para a fonte fria. Qual o trabalho realizado pela máquina, se considerarmos que toda a energia que não é transformada em calor passa a realizar trabalho?
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q572996 Física
As turbinas a vapor da propulsão nuclear de um submarino possuem um rendimento de 15% e são capazes de produzir uma potência mecânica constante de 40MW nos eixos rotativos. Se essa potência é entregue em 3,0 minutos, observa-se que a variação de entropia do sistema vapor-turbinas é (1/12) GJ/K . A temperatura, em °C, do vapor superaquecido produzido pelo reator nuclear vale, aproximadamente 

Alternativas
Q266713 Física
Conceitualmente, as máquinas térmicas não consomem energia pois absorvem e depois devolvem a mesma quantidade de energia, razão por que contribuem para o aumento da entropia do universo.

Alternativas
Q266712 Física
Se, no lugar da máquina proposta, for construída uma máquina térmica que obedeça ao ciclo de Carnot, será violada a segunda lei da termodinâmica.

Alternativas
Q266710 Física
O sentido de percurso do ciclo em questão é o horário. Ao se inverter para o sentido anti-horário, obtém-se um ciclo teórico de uma outra máquina térmica.

Alternativas
Q266709 Física
Em um ciclo completo, o valor absoluto do calor cedido é superior ao valor absoluto do calor absorvido.

Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: A
5: C
6: A
7: E
8: E
9: A
10: B
11: D
12: B
13: D
14: A
15: B
16: C
17: E
18: C
19: E