Questões Militares Comentadas sobre movimento retilíneo uniforme em física

Foram encontradas 35 questões

Q2280130 Física
Em um centro de pesquisa foram desenvolvidos três equipamentos para medições de tempo, comprimento e massa, cujas leituras são Et ,Ec, Em, respectivamente. As curvas de calibração de cada equipamento estão apresentadas na figura. Esses equipamentos foram utilizados para medir o movimento retilíneo uniforme de uma partícula pontual. A medição da massa indicou leitura de 3 contagens, e a medição do movimento mostrou que ele percorreu uma distancia entre as posições indicadas pelas contagens 6 e 2, em um intervalo de tempo de 0 a 1 contagens.


Imagem associada para resolução da questão

Pode-se afirmar que a energia cinética da partícula é:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBGP Órgão: CBM-MG Prova: IBGP - 2023 - CBM-MG - Soldado |
Q2101635 Física
Em uma estrada reta e plana, um motorista dirige seu carro de 2 metros a uma velocidade constante de 108km/h. Esse motorista deseja ultrapassar duas carretas que se movem no mesmo sentido que o carro a uma velocidade, também constante, de 72km/h.
Considere que, nessa situação, a distância entre a traseira da carreta A e a frente da carreta B seja igual a 10 metros, e que as duas carretas possuem comprimentos iguais.
Imagem associada para resolução da questão

Sabendo-se que o carro levou 6,0 segundos para ultrapassar completamente as duas carretas sem alterar a sua velocidade, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE o comprimento de cada carreta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2022 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1992554 Física
A figura a seguir representa, em um gráfico cartesiano, como a velocidade escalar de uma partícula em movimento varia em função do tempo.
Imagem associada para resolução da questão


A velocidade escalar média dessa partícula entre os instantes t1 e t2 foi de
Alternativas
Q1989671 Física
Um móvel de dimensões desprezíveis desloca-se sobre uma trajetória retilínea e sua velocidade obedece à expressão v = 3t2 – 4t (SI). O referido móvel ocupa a posição S0 = 7,0 m no instante inicial t0 = 0. Cinco segundos depois, a posição por ele ocupada sobre a trajetória e a sua aceleração, deverão ser, em m e em m/s2 , respectivamente,
Alternativas
Q1989670 Física
Sobre uma trajetória retilínea e horizontal, um ponto material descreve um movimento regido pela função horária S(t) = bt2 + ct + d, com as constantes b, c e d reais. Sabe-se que no instante inicial t = 0 este móvel passa pela origem das posições deslocando-se no sentido progressivo e que deverá passar novamente por essa origem depois de certo tempo. Nessas condições, as constantes b, c e d devem guardar as relações
Alternativas
Q1938501 Física
Em um barco que está imóvel em um lago a 2448 metros de distância da margem foram colocados dois microfones, um acima e o outro abaixo da superfície do lago e, ambos interligados a um dispositivo para estabelecer o instante em que o som é captado pelos microfones. Um tiro é disparado na margem e há um intervalo de 8,5 segundos entre as capturas do som feitas pelos microfones. Sabendo-se que a velocidade de propagação do som no ar nesse local é de 240 m/s, qual é, em m/s, a velocidade de propagação do som na água? 
Alternativas
Q1893107 Física
Durante um passeio, em um dado trecho, um carro sobe uma ladeira mantendo a velocidade constante. Considere o nível de referência (energia potencial nula), como apresentado na figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão
O que acontece com a energia potencial, cinética e mecânica do carro, respectivamente, durante esse movimento?
Alternativas
Q1846924 Física
Sobre uma superfície horizontal perfeitamente lisa, sem atrito, é colocada uma esfera A, em repouso, exatamente no centro dos eixos x e y. Uma esfera B de massa igual a 3 kg que se desloca em movimento retilíneo uniforme de acordo com a seguinte função horária das posições S = 10t, expressa em unidades do Sistema Internacional de Unidades, atinge a esfera A, segundo um ângulo de 30° em relação ao eixo x, conforme a figura. Após a colisão perfeitamente elástica, a esfera A passa a descrever um movimento retilíneo uniforme exatamente sobre o eixo y e a esfera B passa a descrever um movimento retilíneo uniforme exatamente sobre o eixo x. Considerando que não há forças externas atuando sobre o sistema, esfera A - esfera B, qual o valor da velocidade, em m/s, e da quantidade de movimento, em kg.m/s, da esfera B, após a colisão?  Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1846922 Física
Uma bicicleta possui uma coroa com 42 dentes interligada por meio de uma corrente a um sistema de marchas que permite selecionar uma entre 6 catracas. A catraca menor tem 14 dentes e a maior 21 dentes e são todas concêntricas ao eixo da roda traseira, e o conjunto roda-pneu traseiro tem diâmetro externo de 60 cm, conforme o desenho a seguir com as referidas partes da bicicleta.     Em uma trajetória retilínea e horizontal, sem haver deslizamento entre os pneus e o piso, para que a bicicleta, mantenha a velocidade de 38,88 km/h, o ciclista ao selecionar a marcha com a maior razão entre os números de dentes da coroa e da catraca, terá que girar a coroa (por meio dos pedais) em uma frequência de ___ voltas por segundo.     Utilize π = 3,0  Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1806303 Física
    A seguir, são apresentados uma figura e um gráfico. A figura ilustra uma esfera que parte de uma altura original e desliza em um plano inclinado até chocar contra uma mola, que a envia de volta na mesma direção repetidas vezes. Somente as trajetórias S1(t) e S2(t) são mostradas no gráfico. A expressão matemática apresentada na figura define a função S2(t) como um polinômio de segundo grau.


Considerando as informações apresentadas, julgue o item a seguir.


A velocidade inicial da esfera na trajetória S2 é 0,4 m/s.

Alternativas
Q1805502 Física
Nas questões de Física, quando necessário, utilize:

 aceleração da gravidade: g = 10 m/s2
• cos 30º = sen 60º = √3/2
 cos 60º = sen 30º = 1/2
 condutividade térmica do vidro: K = 0,8 W/(m·K)
 1 atm = 1,0·105 N/m2
 constante universal dos gases: R = 8,0 J/(mol·K)
 1 L = 1 dm3
 1 cal = 4 J
 calor específico da água: c = 1 cal/(g·ºC)
 velocidade da luz no vácuo: c = 3 x 108 m/s
 constante de Planck: h = 6,6 x 10–34 J∙s
• carga elementar (e) = 1,6 x 10–19 C
 1 Å = 10-10
Um candidato ao Curso de Formação de Oficiais Aviadores, após ser aprovado em todas as etapas anteriores, deverá realizar um Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF). Uma das provas do TACF consiste em correr 2.000 m dentro de um intervalo de tempo máximo. Para realizá-la, tal candidato dará 5 voltas completas, numa pista constituída de dois trechos retilíneos, de comprimento L, e de dois trechos semicirculares, de raio R, mantendo-se sempre sobre a linha pontilhada, conforme ilustra a figura a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Em sua primeira volta, o candidato percorre os trechos semicirculares com velocidade constante v e os trechos retilíneos com velocidade constante 3/2 v. Além disso, sua velocidade escalar média, nessa primeira volta, foi igual a 6/5 v . Nessas condições, o trecho retilíneo L dessa pista tem comprimento, em m, igual a
Alternativas
Q1779422 Física
Um carro a 108 km/h se encontra prestes a iniciar uma ultrapassagem de um caminhão que está a 72 km/h, conforme a figura. Ambos realizam um movimento retilíneo uniforme durante todo percurso. Imagem associada para resolução da questão O tempo, em segundos, que o carro leva para ultrapassar o caminhão (ponto A chegar à mesma posição do ponto B, em relação ao referencial x) é igual a
Alternativas
Q1779404 Física
Um móvel, de dimensões desprezíveis, parte do repouso e seu movimento retilíneo é observado por um professor de Física. Os valores das posições (x) desse móvel em função dos respectivos instantes de tempo (t) estão registrados na tabela a seguir. 

Imagem associada para resolução da questão

                                                                       Podemos afirmar, corretamente, que o móvel executa um movimento retilíneo ____________________________________ . 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: PM-SP Prova: FGV - 2021 - PM-SP - Aluno - Oficial PM |
Q1727987 Física

Uma viatura está percorrendo uma estrada na qual há um longo trecho retilíneo em declive, como ilustra a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Ao longo da descida, ao ser atingida determinada velocidade, o motorista põe o carro em “ponto-morto”, para poupar combustível. Olhando para o velocímetro, o motorista percebe que o carro desce o restante da ladeira com velocidade constante.

Suponha que a massa do carro com seus ocupantes e os equipamentos seja de 1200 kg e considere g = 10 m/s2. Tendo em conta as distâncias indicadas na figura, o módulo da resultante das diversas forças de atrito que se opõem ao movimento do carro, enquanto ele desce a ladeira com velocidade constante, é de

Alternativas
Q1696237 Física
Um atleta de triatlon treina pedalando em uma via com velocidade constante, quando uma viatura da polícia rodoviária, em perseguição a outro veículo, aproxima-se com a sirene ligada. Quando a viatura ultrapassa o ciclista afastando-se dele, este passa a ouvir a sirene com uma frequência de valor 5/6 da frequência que ele ouvia antes, com a viatura se aproximando. Sabendo que o atleta e a viatura estavam no mesmo sentido e a viatura estava a uma velocidade constante de 144 km/h, qual era a velocidade aproximada do ciclista? (Dado: velocidade do som = 340 m/s)
Alternativas
Ano: 2020 Banca: Marinha Órgão: EAM Prova: Marinha - 2020 - EAM - Marinheiro |
Q1696229 Física
Navios e outras embarcações marítimas costumam usar uma unidade de medida de velocidade chamada "nó". Um nó equivale a uma velocidade de aproximadamente 1,85 km/h. Uma embarcação navegando a uma velocidade constante de 20 nós durante um tempo de 8h percorrerá uma distância aproximada de:
Alternativas
Q1662110 Física

Na questão de Física, quando necessário, use:

• massa atômica do hidrogênio: mH = 1,67⋅10–27 kg

• massa atômica do hélio: mHe = 6,65⋅10–27 kg

• velocidade da luz no vácuo: c = 3⋅108 m/s

• constante de Planck: h = 6⋅10–34 J⋅s

• 1 eV = 1,6⋅10–19 J

• constante eletrostática do vácuo: k0 = 9,0⋅109 N⋅m2 / C2

• aceleração da gravidade: g = 10 m/s2

• cos 30º = sen 60º =  √3/2

• cos 60º = sen 30º = 1/2

• cos 45º = sen 45º = √2/2

A partir do instante t0 = 0, uma partícula com velocidade inicial v0 é uniformemente acelerada.

No instante t, a aceleração cessa e a partícula passa a se movimentar com velocidade constante v. Do instante 2t ao instante 4t, uma nova aceleração constante atua sobre a partícula, de tal forma que, ao final desse intervalo, sua velocidade vale -v.

Nessas condições, a velocidade média da partícula, no intervalo de 0 a 4t, é igual a

Alternativas
Q1659925 Física

Um móvel de dimensões desprezíveis realiza um movimento retilíneo com aceleração constante (a) descrito no gráfico abaixo, onde pode-se ver o comportamento da velocidade (v) desse móvel em função do tempo (t) .


Imagem associada para resolução da questão


Adote, para os valores de posição desse móvel, um referencial positivo no sentido da velocidade inicial (v0) e com a posição igual a zero coincidindo com a posição inicial do móvel. Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que indica corretamente a função da posição em relação ao tempo desse móvel, durante esse movimento, considerando o referencial descrito no enunciado.

Alternativas
Q1175381 Física
Um jogador de basquete lança manualmente de uma altura “h” uma bola com uma velocidade de módulo igual a v0 e com um ângulo em relação a horizontal igual a θ, conforme o desenho. No mesmo instante, o jogador sai do repouso e inicia um movimento horizontal, retilíneo uniformemente variado até a posição final xF , conforme o desenho.

Imagem associada para resolução da questão


Considere que, durante todo o deslocamento, a bola não sofre nenhum tipo de atrito e que nesse local atua uma gravidade de módulo igual a “g”. A aceleração horizontal necessária que o jogador deve ter para alcançar a bola quando a mesma retorna a altura de lançamento “h” com a qual iniciou, é corretamente expressa por ____. 
Alternativas
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: CBM-BA Prova: IBFC - 2020 - CBM-BA - Soldado |
Q1134227 Física
O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados para prestar socorro às vítimas de um grave acidente de trânsito. Para chegar ao local do acidente, os dois veículos percorreram caminhos diferentes. Contudo, ambos saíram de seu local de origem no mesmo instante de tempo. O carro do corpo de bombeiros partiu da cidade A com uma velocidade constante de 40 km/h (quilômetros por hora) por 30 minutos. Em seguida, o carro do Corpo de Bombeiros ficou parado na pista por um período de 20 minutos devido à presença de um obstáculo na mesma. Após a liberação da pista, o carro do Corpo de Bombeiros continuou a sua trajetória com velocidade constante de 60 km/h (quilômetros por hora) por 40 minutos até chegar ao local do acidente. Já o carro do SAMU partiu da cidade B e percorreu uma distância de 60 km (quilômetros) com uma velocidade constante de 50 km/h (quilômetros por hora) para chegar ao local do acidente. Analise as afirmativas abaixo.
I. Para chegar ao local do acidente, o carro do Corpo de Bombeiros percorreu 20 km (quilômetros) a menos que o carro do SAMU. II. O SAMU chegou ao local do acidente 18 minutos antes do Corpo de Bombeiros. III. O carro do Corpo de Bombeiros percorreu uma distância de 60 km (quilômetros) até chegar ao local do acidente.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: A
5: E
6: C
7: C
8: A
9: B
10: C
11: B
12: C
13: C
14: B
15: D
16: B
17: B
18: A
19: D
20: B