Questões Militares Sobre refração em física

Foram encontradas 65 questões

Q2260423 Física
Um cientista realiza um experimento de refração da luz usando um bloco cúbico de vidro no ar. Com o bloco em repouso no solo, ele faz incidir sobre uma face um raio luminoso monocromático sob um ângulo î, com a normal à face, tal que 0 < î < 90º ; a refração do raio luminoso fica visível no interior do bloco sob um ângulo ê tal que ê < î < 90º . Em seguida, o sistema é acelerado no ar, em linha reta, e a incidência do raio continua sendo sob o mesmo ângulo î. Imagem associada para resolução da questão

(Arquivo pessoal: figura usada com autorização.)
Nesse referencial não inercial, o raio de luz refratado, no interior do bloco, deverá
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: CBM-AC Prova: IBFC - 2022 - CBM-AC - Aluno Soldado Combatente |
Q2069039 Física
Um feixe de luz contendo as cores Vermelho, Verde e Azul incide em um prisma (ABC, no diagrama abaixo). O ângulo de incidência sobre a aresta AB é de 90°. Os índices de refração no interior do prisma são 1,47, 1,44 e 1,39 , respectivamente na ordem crescente dos comprimentos de onda de cada uma dessas cores. Considere 1,0 o índice de refração do ar. 
57.png (247×199) 
Considere a tabela abaixo para a análise de ângulo limite de refração.
57_2.png (254×89) 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor do ângulo BÂC (indicado na figura) para que apenas a cor vermelha atravesse a aresta AC e as outras duas sejam refletidas na direção da aresta BC. 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2016 - PM-PR - Aspirante |
Q2015274 Física
O índice de refração absoluto de um meio gasoso homogêneo é 1,02. Um raio luminoso, proveniente do meio gasoso, incide na superfície de separação entre o meio gasoso e o meio líquido, também homogêneo, cujo índice de refração absoluto é 1,67, conforme mostrado na figura ao lado. Posteriormente a isso, uma lente com distância focal positiva, construída com material cujo índice de refração absoluto é 1,54, é colocada, completamente imersa, no meio líquido. Com base nessas informações, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: Imagem associada para resolução da questão
( ) Se a lente for colocada no meio gasoso, ela será denominada “convergente”.
( ) Quando a lente foi colocada no meio líquido, a sua distância focal passou a ser negativa.
( ) Em qualquer um dos meios, a distância focal da lente não se altera.
( ) O raio luminoso, ao penetrar no meio líquido, afasta-se da normal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1987341 Física
Um raio de luz monocromático (raio I) incide sobre a superfície plana de separação entre dois meios homogêneos e transparentes, parte do raio é refletido (raio II) e parte é refratado (raio III). O meio 1 é o ar (índice de refração igual a 1) e no meio 2 tem-se o valor da velocidade da luz igual a 3 . 108 m/s. O raio II forma com a superfície de separação um ângulo de 30º, conforme pode ser observado na figura a seguir. Determine, em graus, o ângulo β que é formado entre o raio refratado e o raio incidente.
Sendo que:
- N é reta normal aos meios; e
- a velocidade da luz no ar tem valor igual a 3 . 108 m/s. 

Imagem associada para resolução da questãov
Alternativas
Q1970852 Física

Uma barra pesando 25 N é posta no canto inferior de um recipiente com água, como mostra a figura abaixo. 


Imagem associada para resolução da questão


A barra possui um comprimento de 3 m e secção transversal de 0,00095 m2. A altura do líquido é de 1,6 m. Calcule o valor de α para que a barra fique em equilíbrio. Se precisar, utilize a densidade da água de 1000 kg/m3 e gravidade igual a 10 m/s².  

Alternativas
Q1846919 Física
Uma lâmina de faces paralelas pode ser definida como um meio transparente limitado por duas superfícies planas e paralelas. Supondo que uma lâmina de faces paralelas, perfeitamente lisa, esteja imersa no ar ( índice de refração igual a 1) e que: I- na primeira face incide um raio de luz monocromático (RI) que forma um ângulo de 60º com a normal (N); e II- após refratar nessa superfície, o raio de luz refratado percorre o material e incide na segunda face formando um ângulo de 30º com a normal, conforme o desenho a seguir. Qual o valor do índice de refração do material que constitui a lâmina?  Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1820364 Física
Considere uma situação em que um feixe luminoso incide sobre uma lâmina d’água transparente de tal forma que parte da luz seja refratada e parte seja refletida. Nesse caso, quando a soma do ângulo de incidência com o ângulo de refração resulta em um ângulo reto, o ângulo de incidência é denominado ângulo de Brewster (θB). Nessas circunstâncias, para luz incidente não polarizada, a luz refletida torna-se polarizada, o que permite uma visão mais nítida da superfície. Nas figuras, pode-se ver duas fotografias de um mesmo lago, uma feita com uma lente não polarizada e a outra, com uma lente polarizada.
Imagem associada para resolução da questão
(https://slidetodoc.com)

Considere que, quando um raio luminoso se propaga pelo ar e incide na superfície do lago representado na figura, o ângulo de Brewster seja θB = 53º. Sendo nAR = 1 o índice de refração absoluto do ar e adotando sen53º = 0,8 e cos53º = 0,6, o índice de refração absoluto das águas desse lago é, aproximadamente,
Alternativas
Q1780336 Física

Quando precisar use os seguintes valores para as constantes:


Aceleração local da gravidade = 10 m/s2 .

Constante gravitacional universal G = 6,67×10−11 m3 .kg−1.s−2 .

Velocidade da luz no vácuo c = 3,0×108 m/s.

Constante de Planck reduzida h = 1,05×10−34 J.s.

Permeabilidade magnética do vácuo µ0 = 4π×10−7 N.A−2 .

Carga elétrica elementar e = 1,6×10−19C.

Massa do elétron m0 = 9,1×10−31 kg.

Constante eletrostática do vácuo K0 = 9,0×109 N.m2.C-2.

Considere uma lente biconvexa feita de um material com índice de refração 1,2 e raios de curvatura de 5,0 cm e 2,0 cm. Ela é imersa dentro de uma piscina e utilizada para observar um objeto de 80 cm de altura, também submerso, que se encontra afastado a 1,0 m de distancia. Sendo o índice de refração da água igual a 1,3, considere as seguintes afirmativas:
I. A lente é convergente e a imagem é real. II. A lente ´e divergente e a imagem é virtual. III. A imagem está a 31 cm da lente e tem 25 cm de altura.
Considerando V como verdadeira e F como falsa, as afirmações I, II e III são, respectivamente,
Alternativas
Q1665182 Física

Ana Clara está brincando à beira de uma piscina cheia de água, quando acidentalmente sua boneca cai na piscina, a uma distância horizontal de 1,9 m da borda, e afunda. Embora Ana Clara seja uma menina muito inteligente, ela ainda não teve aulas de Física e desconhece as leis da refração da luz. Por essa razão, ela estima que sua boneca está a 0,95 m de profundidade. Sabe-se que Ana Clara está exatamente na borda da piscina, conforme figura abaixo, e que a distância vertical entre seus olhos e a superfície da água é de 0,95 m. Então, pode-se afirmar que a real profundidade da piscina, em metros, é de aproximadamente:

(Dados: índice de refração do ar: 1,0; índice de refração da a'gua: 1,33; sen 32° = 0,53; cos 32° = 0,85)


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1663229 Física

Nas questões de Física, quando necessário, use:


• massa atômica do hidrogênio: mH = 1,67⋅10 –27 kg

• massa atômica do hélio: mHe = 6,65⋅10 –27 kg

• velocidade da luz no vácuo: c = 3⋅10 8 m/s

• constante de Planck: h = 6⋅10 –34 J⋅s

• 1 eV = 1,6⋅10 –19 J

• constante eletrostática do vácuo: k0 = 9,0⋅10N⋅m 2 / C2

• aceleração da gravidade: g = 10 m/s2

• cos 30º = sen 60º = √3/2

• cos 60º = sen 30º = √1/2

• cos 45º = sen 45º = √2/2

Considere um dioptro plano constituído de dois meios homogêneos e transparentes de índices de refração n1 = 1 e n2 = 4/3, separados por uma superfície S perfeitamente plana.

No meio de índice de refração n1 encontra-se um objeto pontual B, distante d, da superfície S, assim como, no outro meio encontra-se um objeto idêntico A, também distante d, da superfície do dioptro como mostra a figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


A imagem A1 de A é vista por um observador O1 que se encontra no meio n1; por sua vez, a imagem B1 de B é vista por um observador O2 que se encontra no meio n2.

O dioptro plano é considerado perfeitamente estigmático e os raios que saem de A e B são pouco inclinados em relação à vertical que passa pelos dois objetos.

Considere que A e B sejam aproximados verticalmente da superfície S de uma distância d/2 e suas novas imagens, A2 e B2, respectivamente, sejam vistas pelos observadores O1 e O2.

Nessas condições, a razão B A d d entre as distâncias, dA e dB, percorridas pelas imagens dos objetos A e B, é

Alternativas
Q1660172 Física

Um raio de luz monocromático incide, segundo um ângulo de 60° com a normal (N), numa lâmina de faces paralelas, que está imersa no ar e sobre uma mesa, conforme a figura. Sabe-se que o índice de refração do ar vale 1 e que o raio de luz, após refratar na primeira face da lâmina, reflete na segunda face, de tal forma que o raio refletido forma com esta face um ângulo de 60°.

Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta o valor do índice de refração do material do qual a lâmina é constituída.


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1659913 Física

Na tabela a seguir são apresentados os valores dos índices de refração absolutos para um cristal e para um vidro comum referente a luz monocromática de cor azul.


Imagem associada para resolução da questão


Admitindo o índice de refração do ar igual a 1, se ambos os materiais, constituídos de superfícies planas, forem expostos ao raio de luz monocromática azul sob o mesmo ângulo de incidência ( î ), conforme o desenho. Qual a relação entre os senos dos ângulos Imagem associada para resolução da questão (ângulo refratado pelo vidro comum) e Imagem associada para resolução da questão (ângulo refratado pelo cristal), em relação a normal (N)?


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1613052 Física
Um raio de luz monocromático propaga-se por um meio homogêneo A, incide sobre a superfície S que separa esse meio de outro meio homogêneo B e passa a se propagar pelo meio B, conforme a figura. Os ângulos θ1 e θ2 são, respectivamente, os ângulos de incidência e de refração, nesse processo.
Imagem associada para resolução da questão
A gráfico que representa como o senθ1 varia em função do senθ2 é:
Alternativas
Q1175392 Física
Um raio de luz monocromático incide, segundo um ângulo de 60° com a normal (N), numa lâmina de faces paralelas, que está imersa no ar e sobre uma mesa, conforme a figura. Sabe-se que o índice de refração do ar vale 1 e que o raio de luz, após refratar na primeira face da lâmina, reflete na segunda face, de tal forma que o raio refletido forma com esta face um ângulo de 60°.
Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta o valor do índice de refração do material do qual a lâmina é constituída. 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1126161 Física
Um raio de luz monocromático propagando-se no ar, meio definido com índice de refração igual a 1, incide, com ângulo de incidência igual a 60º, na superfície de um líquido.
Ao refratar,
esse raio de luz adquire uma velocidade, no líquido, de √2 . 108 m/s.
Considerando a velocidade da luz no ar igual
a3.108m/s, qual deve ser o seno do ângulo de refração formado entre o raio de luz refratado e a normal?
Alternativas
Q1050637 Física

Analise a figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Um raio luminoso, emitido por uma fonte localizada no ponto O sobre o eixo central de uma fibra ótica cilíndrica de raio R, deve ser totalmente refletido internamente na interface com o meio externo (ar, índice de refração n2=1,0). A fibra é composta por duas camadas concêntricas de índices de refração n0 (camada interna) e n1=1,4 (camada mais interna). Para que isso ocorra, o menor ângulo de incidência θ0 (ver figura), em graus, e o índice de refração n0 poderiam ser, respectivamente:

Alternativas
Q997280 Física
Num prisma óptico define-se que o valor do desvio mínimo ocorre quando o ângulo de incidência na primeira face é igual ao ângulo de emergência na segunda face. Admitindo um prisma, imerso no ar, no qual se tenha o desvio mínimo e que seja constituído de um material transparente de índice de refração igual a 2 . Qual o valor, em graus do ângulo de abertura, ou também denominado ângulo de refringência, quando um raio de luz monocromática emerge na segunda face com ângulo de emergência igual a 45°?
Adote: índice de refração do ar igual a 1.
Alternativas
Q949341 Física
Um dado meio tem um índice de refração n1. Um outro meio tem um índice de refração n2. Assinale a alternativa que expressa corretamente a relação entre os módulos das velocidades da luz nos dois meios, quando n2 = 2n1.
Alternativas
Q910250 Física
Considerando as velocidades de propagação da luz em dois meios homogêneos e distintos, respectivamente iguais a 200.000 km/s e 120.000 km/s, determine o índice de refração relativo do primeiro meio em relação ao segundo. Considere a velocidade da luz no vácuo, igual a 300.000 km/s.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: Marinha Órgão: EAM Prova: Marinha - 2018 - EAM - Marinheiro |
Q892572 Física

O Grupamento de Mergulhadores de Combate (GruMeC), subordinado ao Comando da Força de Submarinos da Marinha do Brasil (MB), é uma das mais importantes e respeitadas tropas de operações especiais do mundo, especializada em infiltração, reconhecimento, sabotagem, resgate e destruição de alvos estratégicos. Um MeC, assim como é chamado um membro do GruMeC, equipado com um fuzil de alta precisão e com um equipamento de mergulho de circuito fechado (que não solta bolhas de ar) recebe a missão de se infiltrar e eliminar o inimigo que guarnece um posto de controle.


Imagem associada para resolução da questão


O MeC mira o seu fuzil a fim de acertar a cabeça do inimigo conforme mostrado na figura. Considere para tal desprezível o efeito da gravidade, que o fuzil tenha funcionado adequadamente mesmo debaixo d’água, que o tiro disparado poderia ter alcançado o inimigo que se encontrava bastante próximo e que o projétil, ao passar da água para o ar, não sofreu desvio algum em termos de direção. Qual das opções abaixo está relacionada com o fenômeno óptico mostrado na figura que ilustra esse enunciado e que deveria ter sido levado em conta pelo MeC a fim de acertar o alvo?

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: C
5: D
6: B
7: B
8: B
9: E
10: A
11: B
12: A
13: D
14: B
15: D
16: B
17: C
18: D
19: A
20: A