Questões Militares de Fisioterapia - Anatomia na Fisioterapia

Foram encontradas 88 questões

Q2194775 Fisioterapia
O fêmur é o osso mais longo e mais pesado do corpo humano, possui uma diáfise (corpo do osso) e duas epífises (extremidades do osso) e articula-se proximalmente com o osso do quadril, e distalmente com a patela e a tíbia. Dentre os acidentes ósseos listados abaixo, indique o único localizado na epífise distal do fêmur. 
Alternativas
Q2194774 Fisioterapia
 Acerca da biomecânica do crescimento e desenvolvimento ósseo, analise as assertivas a seguir.

I. A atrofia óssea (diminuição na massa óssea) é caracterizada pela diminuição na quantidade de cálcio contida no osso, sem influenciar no seu peso e resistência.
II. Os ossos de indivíduos fisicamente ativos tendem a ser mais densos e, portanto, mais mineralizados e mais fortes do que os de indivíduos sedentários de mesma idade e sexo.
III. Apesar de serem raras mudanças abruptas no formato e no tamanho dos ossos, existem muitos exemplos de modelagem óssea, ou hipertrofia óssea, em resposta à atividade física regular.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2194772 Fisioterapia
Além das ligações com o cérebro e o tronco cerebral, existem alguns reflexos da medula espinhal associados com a micção. Assinale a opção que não contempla um reflexo que auxilia na continência e no armazenamento da urina. 
Alternativas
Q2194768 Fisioterapia
Considerando que estresse é igual à Força (F) sobre Área (A), e que a quantidade de estresse mecânico criado por uma força está inversamente relacionada com o tamanho da área sobre a qual a força se dissemina, analise a seguinte situação problema.
Calcule a quantidade de estresse compressivo presente sobre o disco vertebral L1-L2 de um homem com 840 N, dado que aproximadamente 45% do peso corporal são suportados pelo disco, quando ele está na posição ortostática e em posição anatômica (Considere que o disco vertebral está orientado horizontalmente e que sua área de superfície é de 21 cm2 ).
Estresse = F/A F = Força A = Área
Com base no cálculo acima, a quantidade de estresse compressivo presente no disco é de
Alternativas
Q2194765 Fisioterapia

Associe as colunas relacionando os tipos de articulações sinoviais com suas respectivas definições.


Tipo de Articulação Sinovial

(1) Em sela (selar)

(2) Globosa (esferóidea)

(3) Deslizante (artrodial)

(4) Condiloide (elipsóidea)


Definição


( ) tipo de articulação em que as superfícies articulares dos ossos são necessariamente chatas e o único movimento permitido é o deslizamento não axial.

( ) tipo de articulação em que as superfícies articulares dos ossos são reciprocamente convexas e côncavas. É permitida a rotação nos três planos de movimento.

( ) tipo de articulação em que ambas as superfícies articulares dos ossos têm formato de sela de montaria. A capacidade de movimento é a mesma de uma articulação condilar, mas com maior amplitude de movimento.

( ) tipo de articulação em que a superfície articular de um osso tem formato convexo oval e a outra tem superfície com formato reciprocamente côncavo. São permitidos movimentos de flexão, extensão, abdução, adução e circundução.


A sequência correta dessa classificação é: 

Alternativas
Q2194764 Fisioterapia
Analise as assertivas abaixo quanto à biomecânica do tecido muscular esquelético.

I. Uma vez que o punho de um paciente é posicionado de forma em que esteja completamente flexionado, os flexores dos dedos (que cruzam o mesmo punho) são afrouxados e não são capazes de produzir tensão suficientemente para fechar a mão até que o punho esteja estendido em uma posição mais neutra. A incapacidade de produzir tensão em um músculo bi ou multiarticular é denominada de insuficiência ativa.
II. Uma vez que os flexores dos dedos de um determinado paciente estão alongados ao máximo com os dedos e o punho numa posição de extensão total, a amplitude do movimento em extensão do punho é reduzida. A flexão dos dedos permite um maior movimento de extensão no punho. A restrição da amplitude de movimento em uma articulação devido à tensão em um músculo bi ou multiarticular é denominada de insuficiência passiva.
III. A proporção de tensão isométrica máxima que um músculo é capaz de gerar depende completamente do comprimento muscular. Em fibras musculares isoladas, grupos musculares isolados e em músculos humanos in vivo, a produção de força atinge ponto máximo quando o músculo está maximamente estirado.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2194759 Fisioterapia
Preencha as lacunas abaixo.
O ligamento colateral fibular, que possui formato de cordão e é mais arredondado do que o ligamento colateral tibial, estende-se do epicôndilo _________________ à cabeça da fíbula. Sua extremidade inferior é coberta pelo tendão do músculo _________________ e é separada do menisco lateral pelo tendão do músculo políteo.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é: 
Alternativas
Q2194752 Fisioterapia
A Disfunção Temporomandibular (DTM) engloba um conjunto de sinais e sintomas que envolvem músculos mastigatórios, articulação temporomandibular e estruturas associadas como os dentes e nervos. Dentre os principais sinais e sintomas referidos na DTM, estão as limitações dos movimentos articulares, a dor orofacial e presença de estalidos e/ou crepitações ao movimentar a articulação, má oclusão, zumbidos no ouvido e até vertigens. O estalido pode ser ocasionado pela incoordenação da ação dos músculos pterigóideos laterais, laceração ou perfuração do disco, osteoartrose ou problema de oclusão.
De acordo com a classificação de Iglarsh e Snyder-Mackler (1994), o estágio em que o deslocamento discal na DTM apresenta estalido raro (onde o disco não retorna mais à posição) e há ausência de dor é denominado de estágio
Alternativas
Q2194747 Fisioterapia
A Força Muscular (FM) pode ser considerada como uma habilidade do tecido contrátil produzir determinada tensão e uma força resultante, considerando determinadas demandas impostas sobre o músculo.
Sobre os possíveis benefícios dos exercícios resistidos, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Contribuem para a melhoria da densidade mineral, aumentando a desmineralização óssea.
( ) Podem gerar alterações na composição corporal, como o aumento da massa magra ou a redução da gordura corporal.
( ) Aumentam a sobrecarga nas articulações durante uma atividade física e favorecem o desempenho físico durante atividades cotidianas, ocupacionais e recreativas.
( ) Impactam positivamente no desempenho muscular, restaurando, melhorando ou mantendo a força, a potência e a resistência muscular à fadiga.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Fisioterapia |
Q2173830 Fisioterapia
Dentro do corpo, as forças internas e externas produzem torque por meio de um sistema de alavancas ósseas. Sobre as alavancas, marque a alternativa INCORRETA
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Fisioterapia |
Q2173829 Fisioterapia
Considerando as características do tecido muscular, analise as assertivas abaixo:

I. A diminuição do número de sarcômeros e da quantidade de tecido conjuntivo afeta tanto a tensão ativa como passiva de um músculo.
II. Hipertrofia muscular, por aumentar os sarcômeros em série, aumenta a rigidez muscular.
III. Um músculo alongado (com acréscimos de sarcômero em série) apresenta fraqueza se testado em posição alongada.
IV. A tensão passiva dos músculos influencia o alinhamento das articulações em posição de repouso.

Marque a sequência de alternativas CORRETAS na ordem de cima para baixo:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Fisioterapia |
Q2173817 Fisioterapia
Analise as afirmativas e marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2090206 Fisioterapia
Nenhuma discussão sobre a anatomia do pé é completa sem a menção aos vários arcos, os quais sustentam o pé por meio de três mecanismos: relação óssea entre os tarsais e os metatarsais; suporte ligamentar a partir da aponeurose plantar e dos ligamentos plantares; e, suporte muscular. Existem três arcos principais: longitudinais medial e lateral e transverso. Em relação aos três arcos principais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O arco transverso é importante na função do pé durante as atividades de sustentação de peso. É composto pelo calcâneo, pelo tálus, pelo navicular, pelo cuneiforme medial e pelos primeiros metatarsais (dois sesamoides). Enquanto um pouco da integridade do arco depende da arquitetura óssea, também é fornecida sustentação pelos ligamentos e pelos músculos, incluindo o ligamento calcaneonavicular plantar (mola), a fáscia plantar, o tibial posterior, o fibular longo, o flexor longo dos dedos, o Flexor Longo do Hálux (FLH) e o Fibular Longo (FL). O grupo muscular do sóleo e do gastrocnêmio também foi observado como tendo efeito sobre o arco e pode achatá-lo com encurtamento adaptativo. Além de ser a fonte principal do movimento no plano frontal, o arco também é a principal estrutura de sustentação de peso do pé.
( ) O arco longitudinal lateral que é mais estável e menos móvel do que o longitudinal medial consiste do calcâneo, do cuboide e do quinto metatarsal. O ligamento plantar longitudinal superior e profundo suporta as articulações calcaneocubóidea e cubometatarsal, junto com os músculos fibular curto, longo e terceiro, abdutor do dedo mínimo e flexor curto dos dedos.
( ) O arco longitudinal medial forma a convexidade do dorso do pé e consiste de cabeças metatarsais 1 a 5, incluindo os sesamoides (arco I); cuneiformes 1 a 3 e cuboide (arco II); e, navicular e cuboide (arco III). O adutor do hálux, o fibular longo e os tibiais, posterior e anterior, adicionam sustentação dinâmica a esse arco.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090199 Fisioterapia
O grupo de músculos isquiotibiais consiste no bíceps femoral, no semimembranáceo e no semitendíneo. Todos os três músculos do complexo isquiotibial (com exceção da cabeça curta do bíceps) trabalham com o adutor magno posterior e glúteo máximo para estender o quadril. Os isquiotibiais flexionam também o joelho e aduzem com fraqueza o quadril. Quando os isquiotibiais contraem-se, suas forças são exercidas nas articulações do quadril e do joelho simultaneamente; de modo funcional; contudo, elas podem mobilizar ativamente apenas uma das duas articulações ao mesmo tempo. Na corrida, os isquiotibiais têm três funções principais; marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Eles desaceleram a extensão do joelho no final da fase de oscilação para a frente do ciclo da marcha. Por meio de contração concêntrica, os isquiotibiais aceleram o momento de avanço (ou seja, a oscilação da perna) em, aproximadamente, 30° a menos de extensão total do joelho. Essa ação prejudica a estabilização dinâmica para o joelho que sustenta peso.
( ) No contato do pé, eles contraem-se para facilitar a extensão do quadril por meio de uma contração concêntrica, estabilizando, assim, a perna para a sustentação de peso.
( ) Ajudam o gastrocnêmio a fletir paradoxalmente o joelho durante a fase de largada no ciclo da corrida.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2090197 Fisioterapia
O tornozelo e o pé formam uma estrutura complexa composta de 28 ossos (incluindo dois sesamoides) e 55 articulações (incluindo 30 sinoviais), interconectados por ligamentos e músculos. O complexo do pé e do tornozelo é um arranjo musculoesquelético sofisticado, desenhado para facilitar várias funções com e sem sustentação de peso. Anatômica e biomecanicamente, o pé é, muitas vezes, subdividido em parte traseira ou posterior (o tálus e o calcâneo), parte média (o navicular, o cuboide e os três cuneiformes) e parte anterior (os 14 ossos dos dedos, os cinco metatarsais e os sesamoides medial e lateral). Considerando a função da parte posterior do pé, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Converter o torque do membro inferior. ( ) Influenciar a função e o movimento das partes média e anterior do pé. ( ) Converter as rotações transversas da extremidade inferior em movimentos de plano sagital, transversal e frontal.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090196 Fisioterapia
Tecido conjuntivo, encontrado em todo o corpo humano, divide-se em subtipos de acordo com a matriz de ligação das células. O tecido conjuntivo serve de apoio estrutural e metabólico para outros tecidos e órgãos do corpo. Ele inclui os ossos, a cartilagem, os tendões, os ligamentos e o tecido sanguíneo. O tecido conjuntivo e o tecido muscular esquelético formam, juntos, o sistema musculoesquelético. Esse sistema trabalha intimamente com o tecido nervoso para produzir movimentos coordenados, a fim de dar estabilização e retroalimentação adequada às articulações durante posições sustentadas e movimentos intencionais. Em relação aos tipos de tecido conjuntivo que formam a estrutura das articulações, analise as afirmativas a seguir.
I. Tecido conjuntivo denso irregular: localização anatômica: compõe a camada fibrosa externa da cápsula articular. Forma ligamentos, fáscia e tendões.
II. Cartilagem articular: localização anatômica: compõe os discos intervertebrais e o disco dentro da sínfise púbica. Forma os discos intra-articulares (meniscos) das articulações tibiofemoral; esternoclavicular; acromioclavicular; e, radioulnar distal. Forma o lábio da fossa glenóidea e do acetábulo.
III. Fibrocartilagem: localização anatômica: cobre as extremidades dos ossos articulados nas articulações sinoviais.
IV. Osso: localização anatômica: arranjo especializado de colágeno do tipo I para formar lamelas e ósteons; bem como fornecer uma estrutura para sais minerais sólidos (como cristais de cálcio).
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2090195 Fisioterapia
O osso é uma forma altamente vascular de tecido conjuntivo composto de colágeno, fosfato de cálcio, água, proteínas amorfas e células. É o mais rígido dos tecidos conjuntivos. Apesar de sua rigidez, é um tecido dinâmico que permanece em metabolismo e modelagem constantes. A função de um osso é servir de apoio, reforçar a alavancagem, proteger estruturas vitais, servir de união entre tendões e ligamentos e, por fim, estocar minerais, principalmente o cálcio. Os ossos também são pontos de referência úteis durante a fase de palpação dos exames. A resistência de um osso está diretamente relacionada a sua densidade. Sobre as características referentes os ossos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O colágeno do osso é produzido de maneira diferente que o dos ligamentos e dos tendões, embora a fonte produtiva seja uma célula igual – o osteoblasto.
( ) Em nível anatômico total, cada osso possui morfologia diferente, incluindo o osso cortical e o esponjoso.
( ) O osso cortical é encontrado na camada externa e o esponjoso dentro das regiões epifisária e metafisária dos ossos longos, bem como em toda a parte interna dos ossos curtos.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090192 Fisioterapia
A coluna cervical consiste de 37 articulações que permitem a execução de mais movimentos do que qualquer outra região da coluna. Entretanto, com o sacrifício da estabilidade em favor da mobilidade, a coluna cervical toma-se mais vulnerável a traumas diretos e indiretos. Como resultado, essa região é fonte de muitas síndromes dolorosas, incluindo síndromes no pescoço, torácica superior e periescapular; radiculopatia cervical; e, síndromes no ombro e no cotovelo. Portanto, não é nenhuma surpresa que a dor no pescoço e na extremidade superior sejam comuns entre as pessoas, pesquisas chegaram a um índice de prevalência no período de um ano, para dor no pescoço e no ombro entre 16 a 18%. Essa prevalência também se reflete na incidência de dor no pescoço na fisioterapia ambulatorial, que foi estimada entre 15 e 34%. Em sua maior parte, a função dos músculos do pescoço é apoiar e mover a cabeça. Considerando-se o número de graus de liberdade disponível no pescoço, provavelmente os músculos são organizados como sinergias funcionais. Tipicamente, os músculos do pescoço são agrupados em camadas. Sobre tais camadas musculares, analise as afirmativas a seguir.
I. A camada superficial consiste de músculos que conectam o crânio e a cintura escapular e incluem o trapézio e o esternocleidomastóideo (ECM). Outros músculos superficiais que conectam a escápula com a coluna vertebral incluem o levantador da escápula e os romboides. O grupo de músculos escalenos estabelece uma relação entre a coluna cervical e a 1ª e 2ª costela.
II. Uma camada profunda liga o crânio e a coluna vertebral e inclui o posterior longo (esplênio da cabeça, semiespinhal da cabeça e longuíssimo da cabeça).
III. As camadas mais profundas consistem de músculos que ligam as vértebras cervicais e torácicas, incluindo o esplênio cervical, o semiespinal cervical e o longuíssimo cervical.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2090190 Fisioterapia
Os principais tipos de células que compõem o tecido conjuntivo são os macrófagos, que funcionam como fagócitos para limpar impurezas; os mastócitos, cuja função é liberar os produtos químicos associados a inflamações; e os fibroblastos, que são as principais células do tecido conjuntivo. Eles são diferenciados de acordo com a matriz extracelular que liga as células. O tecido conjuntivo propriamente dito possui matriz flexível e frouxa, denominada substância fundamental. As células mais comuns nesse tipo de tecido são os fibroblastos, que produzem fibras de colágeno, elastina e reticulina. Em relação a tais fibras, analise as afirmativas a seguir.
I. Os colágenos são uma família de proteínas de matriz extracelular que desempenham papel extremamente importante na manutenção da integridade estrutural dos vários tecidos e, além disso, são responsáveis pela resistência à tensão.
II. A elastina é sintetizada como uma unidade monomérica discreta e secretada a partir de vários tipos de células, incluindo condroblastos, miofibroblastos e células musculares lisas e mesoteliais.
III. As fibras colagenosas e elásticas são organizadas de maneira esparsa e irregular em tecidos conjuntivos frouxos, embora sejam compactadas em tecido conjuntivo denso. O tecido nervoso auxilia a coordenação dos movimentos por meio de um complexo sistema de controle motor dos programas motores pré-estruturados e de uma rede distribuída de vias reflexivas intermediárias localizadas em todo o sistema nervoso central.
IV. A fáscia é um exemplo de tecido conjuntivo frouxo. Os tendões e os ligamentos são exemplos de tecido conjuntivo denso regular.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2090185 Fisioterapia
O espaço supraumeral/subacromial, como o nome sugere, é uma área localizada sobre a região superior da articulação glenoumeral. Seus limites são formados pelo tubérculo da cabeça umeral, inferiormente; processo coracoide, anteromedialmente; e, arco coracoacromial, superiormente. As estruturas localizadas dentro do espaço supraumeral incluem (de inferior para superior), EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: A
5: A
6: D
7: C
8: D
9: C
10: A
11: B
12: D
13: A
14: B
15: E
16: B
17: D
18: A
19: A
20: C