Os principais tipos de células que compõem o tecido conjunti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2090190 Fisioterapia
Os principais tipos de células que compõem o tecido conjuntivo são os macrófagos, que funcionam como fagócitos para limpar impurezas; os mastócitos, cuja função é liberar os produtos químicos associados a inflamações; e os fibroblastos, que são as principais células do tecido conjuntivo. Eles são diferenciados de acordo com a matriz extracelular que liga as células. O tecido conjuntivo propriamente dito possui matriz flexível e frouxa, denominada substância fundamental. As células mais comuns nesse tipo de tecido são os fibroblastos, que produzem fibras de colágeno, elastina e reticulina. Em relação a tais fibras, analise as afirmativas a seguir.
I. Os colágenos são uma família de proteínas de matriz extracelular que desempenham papel extremamente importante na manutenção da integridade estrutural dos vários tecidos e, além disso, são responsáveis pela resistência à tensão.
II. A elastina é sintetizada como uma unidade monomérica discreta e secretada a partir de vários tipos de células, incluindo condroblastos, miofibroblastos e células musculares lisas e mesoteliais.
III. As fibras colagenosas e elásticas são organizadas de maneira esparsa e irregular em tecidos conjuntivos frouxos, embora sejam compactadas em tecido conjuntivo denso. O tecido nervoso auxilia a coordenação dos movimentos por meio de um complexo sistema de controle motor dos programas motores pré-estruturados e de uma rede distribuída de vias reflexivas intermediárias localizadas em todo o sistema nervoso central.
IV. A fáscia é um exemplo de tecido conjuntivo frouxo. Os tendões e os ligamentos são exemplos de tecido conjuntivo denso regular.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas