Questões Militares Sobre eletro-termo-fototerapia em fisioterapia

Foram encontradas 60 questões

Q2194769 Fisioterapia
O ultrassom pode ser uma terapia efetiva, ou um risco potencial, dependendo do modo como é aplicado. Além da contraindicação da aplicação direta nos olhos, o uso do ultrassom contínuo apresenta risco potencial nos seguintes casos, exceto:
Alternativas
Q2194767 Fisioterapia
Sobre o uso do calor e do frio como recursos terapêuticos na prática clínica do Fisioterapeuta, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Fisioterapia |
Q2173839 Fisioterapia
Em relação ao Laser de Baixa Potência podemos afirmar, EXCETO
Alternativas
Q2090225 Fisioterapia
O ultrassom é usado principalmente por sua capacidade de liberar calor para os tecidos musculoesqueléticos profundos, como tendões, músculos e estruturas articulares. Ele gera corrente alternada de alta frequência. As ondas são liberadas através do transdutor, que possui uma placa metálica com um cristal piezoelétrico soldado entre os eletrodos. Esse cristal vibra rapidamente, convertendo a energia elétrica em energia acústica, a qual sai do transdutor em linha reta. Em seu percurso, as ondas começam a se dispersar. A profundidade da penetração depende da absorção e da difusão do feixe. A profundidade de penetração é um fator do meio que estiver sendo usado (gel ou loção), da qualidade do transdutor, da superfície de tratamento e do tipo de tecido (músculo, pele, tecido adiposo etc.). O tecido cicatricial, os tendões e os ligamentos têm capacidade máxima de absorção. Os tecidos com pouca capacidade de absorção são os ossos, as inserções tendíneas e aponeuróticas musculoesqueléticas, a cartilagem de cobertura das superfícies articulares e os nervos periféricos localizados nas proximidades dos ossos. A porção do cabeçote que produz as ondas sonoras é conhecida como Área de Radiação Efetiva (ARE), que é sempre menor que o transdutor. Muitos benefícios têm sido atribuídos a essa técnica. Sobre estes benefícios, analise as afirmativas a seguir.
I. Produção de excitação celular, fortalecendo, em vez de deprimir, a atividade celular, com realce da cascata inflamatória, estimulando a movimentação dos tecidos para a fase seguinte.
II. Alteração nos parâmetros do ultrassom que não altera a intenção da intervenção.
III. Redução do edema quando aplicado no modo pulsado, durante o estágio inflamatório das cicatrizações.
IV. Estímulo das células ativas e maximização da produção e da qualidade da produção de cicatrizes, caso a aplicação seja feita na fase neurovascular. Durante essa fase, o ultrassom provavelmente reforça o processo de remodelação dos tecidos.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2090224 Fisioterapia
A Neuroestimulação Elétrica Transcutânea (TENS) é um método eficaz, seguro e não invasivo de tratamentos de várias síndromes de dores crônicas e agudas, sem medicamentos, utilizado ao longo de muitos anos. Ele foi empregado pela primeira vez no início da década de 1950, para determinar a compatibilidade de pacientes com dor como candidatos para implantes de eletrodos na coluna dorsal. As formas terapêuticas existentes dependem dos parâmetros dos estímulos elétricos aplicados, resultando em diferentes contribuições dos componentes hiperêmicos, relaxantes e analgésicos da TENS. As unidades de aplicação de TENS, em geral, liberam ondas bifásicas simétricas ou assimétricas equilibradas, cuja duração de pulso varia de 100 a 500 ms, com corrente líquida zero, para minimizar os efeitos de irritações na pele, podendo ser aplicadas por períodos mais prolongados. A teoria indica três modos de ação para a eficácia dessa modalidade. Considerando tais modos de ação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sistema de comportas: o controle da comporta espinal por meio de estímulos de grandes quantidades de fibras alfa-A amielinizadas inibe a transmissão de dores menos intensas, transmitindo fibras C mielinizadas e delta-A amielinizadas.
( ) Controle opioide endógeno: sempre que os nervos sensoriais são submetidos a determinados tipos de estímulos elétricos pode ocorrer liberação de encefalina proveniente de partes do sistema nervoso central, bem como liberação de endorfina- -Beta, da glândula hipófise para o líquido cerebrospinal. O sucesso das aplicações produz efeito analgésico durante várias horas.
( ) Desvio central: estímulos elétricos intensos, próximos de níveis nocivos, em fibras C menores ou em fibras doloridas, estimulam os neurônios descendentes.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090220 Fisioterapia
A termoterapia é usada nos estágios finais da cicatrização, tendo em vista que o aquecimento profundo das estruturas durante o estágio de inflamação aguda pode destruir as fibras de colágeno e acelerar o processo inflamatório. Entretanto, nos estágios finais da cicatrização, qualquer aumento no fluxo sanguíneo na área lesionada pode ser benéfico. Para que as aplicações de calor tenham efeitos terapêuticos, a quantidade de energia térmica transferida para os tecidos deve ser suficiente para estimular a função normal, sem causar dano aos tecidos. São vários os efeitos fisiológicos das aplicações locais de calor. Sobre estes efeitos fisiológicos, analise as afirmativas a seguir.
I. Dissipação do calor do corpo que ocorre por meio de vasodilatação seletiva e de desvios de sangue causados por reflexos na microcirculação e no fluxo regional de sangue.
II. Diminuição do espasmo muscular, pois o relaxamento muscular provavelmente é o resultado da redução na excitabilidade neural dos nervos sensoriais.
III. Aumento da permeabilidade capilar, do metabolismo e da atividade celular, com potencial para aumentar a liberação de oxigênio e de nutrientes químicos na área, enquanto diminui a estagnação venosa.
IV. Aumento da analgesia por meio do hiperestímulo dos receptores dos nervos cutâneos e aumento da extensibilidade dos tecidos. Esse efeito tem implicações óbvias na execução das técnicas de alongamento.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2090191 Fisioterapia
Com base em uma revisão sistemática de 30 estudos para verificar a eficácia dos exercícios, da terapia manual, da eletroterapia, do treinamento de relaxamento e do biofeedback no tratamento do DTM, Medlicott e Harris fizeram importantes observações. Dentre elas, as que mais se destacaram foram, EXCETO:
Alternativas
Q2090177 Fisioterapia
Além da fase aguda, a estimulação elétrica pode ser usada em outros estágios da cicatrização, para diminuir a dor e promover a reeducação neuromuscular. A corrente elétrica que atravessa os tecidos força a despolarização dos nervos. Os tipos de nervos que sofrem essa influência, bem como a taxa de despolarização das fibras, determinam os efeitos fisiológicos e terapêuticos. Historicamente, vários fisioterapeutas defenderam a estimulação elétrica como forma de redução de edemas e dor e como opção para melhorar a independência e o nível funcional dos indivíduos durante a fase aguda. Sobre os efeitos da utilização da estimulação elétrica em indivíduos durante a fase aguda, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Produzir contrações musculares. ( ) Estimular os nervos sensoriais, para auxiliar no tratamento da dor (Neuroestimulação Elétrica Transcutânea – TENS). ( ) Criar campos elétricos entre os tecidos para estimular ou alterar os processos de cicatrização.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090134 Fisioterapia
Justiça garante atuação de fisioterapeutas na ultrassonografia cinesiológica
A Justiça negou um pedido liminar do Conselho Federal de Medicina (CFM) que queria derrubar as Resoluções nº 404/2011, nº 408/2011 e nº 482/2017, do COFFITO, que autorizam e regulamentam tanto a realização quanto a elaboração de diagnóstico e laudos decorrentes de ultrassonografia cinesiológica por fisioterapeutas. Sendo assim, é importante reconhecer características deste exame à beira leito e associar com condições clínicas para fundamentar um diagnóstico cinético-funcional adequado.
Considerando o assunto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2090125 Fisioterapia
Estimulação Elétrica Funcional (FES) é o emprego da eletroterapia capaz de produzir contrações musculares com objetivos funcionais, ou como foi definida na década de 1960 por Vodovnik: “FES é promover contração em músculos privados de controle nervoso, tendo como resultado um movimento funcional”. Em vários centros de reabilitação ao redor do mundo, a eletroestimulação funcional tem sido utilizada para substituir a inervação da musculatura esquelética de músculos paralisados, que antes recebiam inervação do sistema nervoso central, ou seja, músculos enfraquecidos decorrentes de Lesão do Neurônio Motor Superior (LNMS), como resultado de Acidentes Vasculares Encefálicos (AVE), lesões medulares ou traumatismos cranioencefálicos, dentre outros. A eletroestimulação é considerada promessa como estratégia para auxiliar os pacientes na execução de movimentos funcionais e poderá conquistar ganhos importantes para aqueles que tenham perdido uma ou mais funções. A utilização de Estimulação Elétrica Funcional (FES) no tecido contrátil está associada a diversas aplicações; analise-as.
I. Prevenção de contraturas e trombose venosa profunda; redução de padrão motor espástico, bipedestação e deambulação.
II. Melhora da condição cardiopulmonar e metabólica; controle de movimentos de membro superior, como a preensão manual.
III. Movimentos para vencer a ação da gravidade e estimulação de movimentos finos como escrever.
IV. Respiração artificial com estimulação do nervo frênico; esvaziamento da bexiga e fortalecimento do assoalho pélvico.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1879061 Fisioterapia

Avalie se, durante a aplicação do U.S terapêutico, o agente acoplante ideal deve, além de ter as propriedades acústicas da água, também satisfazer os seguintes requisitos:

I. Não ter bolhas de gás ou outros objetos refletivos.

II. Ser estéril e hipoalergênico.

III. Ser quimicamente reagente.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q1879060 Fisioterapia

O tratamento de feridas abertas com LASER de baixa intensidade é realizado em duas etapas: a primeiro usa a técnica de contato convencional em torno das margens da ferida, a segunda trata o leito da ferida com a técnica de não contato.

A técnica em torno das margens da ferida deve ser aplicada com caneta de um diodo em torno da circunferência da ferida respeitando um padrão com distâncias: 

Alternativas
Q1879059 Fisioterapia
As seguintes condições contraindicam o uso de crioterapia:
Alternativas
Q1879058 Fisioterapia

O uso de recursos termoterápicos como calor e frio podem ser formas efetivas no tratamento de certas condições através do contato físico direto com os tecidos, sendo elegíveis a partir de uma análise das condições fisiopatológicas individuais.

Em relação aos benefícios clínicos desses recursos, leia as afirmativas abaixo e coloque V para Verdadeiro e F para Falso:

( ) O frio é preferível durante o estágio agudo da inflamação para aliviar a dor, reduzir o sangramento e limitar o edema.

( ) O calor tende a aumentar o edema, especialmente nos estágios iniciais de inflamação e lesão.

( ) O colágeno se torna mais rígido com o frio.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q1818093 Fisioterapia
Avalie o que se afirma acerca dos tipos de aplicadores de diatermia.
I. O aquecimento que ocorre com a bobina indutiva aplicadora de diatermia é conhecido como aquecimento pelo método magnético, na medida em que a corrente elétrica que promove o aquecimento é induzida no tecido por um campo magnético. II. O aquecimento que ocorre com aplicadores de diatermia por placas capacitativas é conhecido como aquecimento pelo método de campo elétrico, porque a corrente elétrica que gera o aquecimento é produzida diretamente por um campo elétrico. III. Os tipos de aplicadores de diatermia por ondas curtas podem ser com bobinas indutivas ou placas capacitativas, sendo que os aplicadores indutivos produzem mais calor na pele e tecidos superficiais, ao passo que as placas capacitativas produzem mais calor em tecidos e estruturas mais profundas.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1818087 Fisioterapia
O ultrassom terapêutico corresponde ao uso da energia ultrassônica para produção de vibrações mecânicas emitidas por um transdutor. É um recurso comumente aplicado nos distúrbios do sistema músculoesquelético, como na aceleração do reparo tecidual de lesões musculares.
Avalie o que se afirma sobre frequência, intensidade e profundidade na aplicação do ultrassom.
I. Quando o objetivo do tratamento é aumentar a temperatura tecidual, a duração do tratamento deve também ser ajustada de acordo com a frequência e a intensidade do ultrassom. II. Uma intensidade menor é eficaz na alta frequência porque a energia é absorvida em um menor volume do tecido mais superficial, resultando em maior aumento da temperatura com a mesma intensidade. III. A frequência do ultrassom é selecionada de acordo com a profundidade do tecido; a profundidade de penetração é menor em tecidos com baixa concentração de colágeno e em áreas de menor reflexão.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1818085 Fisioterapia
A crioterapia é uma modalidade terapêutica muito utilizada no tratamento de lesões musculoesqueléticas agudas, podendo facilitar a recuperação dessas lesões, sendo que a vasoconstrição induzida pelo frio reduz a formação de edemas, bem como a intensidade do dano celular local, por meio da redução do quadro hemorrágico e das demandas metabólicas no tecido lesado. Dentre os principais crioagentes destacam-se as compressas geladas, por meio de recipientes, toalhas ou saco plástico com gelo picado; compressas de gel frio; compressas frias químicas; imersão em gelo e massagem com gelo.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre os aspectos biofísicos da crioterapia.
( ) A gordura subcutânea conduz, aproximadamente, duas vezes menos calor do que a pele e cerca de três vezes menos do que o músculo. Isso aponta que quanto mais espessa a camada subcutânea maior a barreira térmica entre os tecidos superficiais e profundos. ( ) Existe uma relação inversa entre a espessura do tecido adiposo subcutâneo e a taxa de mudança na temperatura intramuscular. Ou seja, para a aplicação da crioterapia, quanto mais fina a camada de gordura subcutânea maiores a taxa e a extensão do resfriamento dos tecidos mais profundos. ( ) A habilidade dos tecidos moles de conduzir calor é determinada por sua condutividade térmica. O campo da termodinâmica estipula que a transferência de calor é sempre unidirecional, ocorrendo de alto para baixo. Assim, os tecidos moles são resfriados por perderem calor para os crioagentes utilizados. ( ) Há uma relação inversa entre a espessura do tecido adiposo e o tempo de resfriamento necessário. Ou seja, para resfriar os tecidos mais profundos, cobertos por uma camada espessa de tecido subcutâneo, é necessário menos tempo de aplicação, de forma que os tecidos mais superficiais mais frios possam extrair mais calor dos tecidos profundos mais quentes.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Alternativas
Q1668601 Fisioterapia

A crioterapia é amplamente utilizada por fisioterapeutas no tratamento de lesões musculoesqueléticas agudas. Trata-se de uma modalidade terapêutica com o uso do frio, com aplicações clínicas na reabilitação para o controle da dor e do edema.


Avalie as considerações sobre o uso do frio e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.

( ) A crioterapia não deve ser aplicada sobre uma área que apresenta má circulação, pois pode agravar essa condição causando vasoconstricção e alteração na viscocidade do sangue.

( ) Alguns indivíduos apresentam uma hipersensibilidade ao frio que gera uma reação vascular na pele em resposta à sua exposição, sendo que outros possuem apenas uma intolerância ao frio.

( ) A crioterapia deve ser aplicada diretamente sobre um nervo periférico em processo de regeneração, pois a vasoconstricção favorecerá a condução neural e poderá acelerar o processo.

( ) Deve-se ter cautela na aplicação da crioterapia em pacientes muito idosos, pois esses indivíduos, com grande frequência, apresentam regulação térmica deficiente e menor capacidade de comunicação.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Q1668593 Fisioterapia

A Terapia Ultravioleta (UV) é definida como o uso de luz UV artificial com fins terapêuticos. Sua principal aplicação é no manejo das dermatoses, sendo que o espectro terapêutico é subdividido em três regiões conforme o comprimento de onda que varia de 400 a 100 nanômetros (nm): Luz Ultravioleta A (UVA), Luz Ultravioleta B (UVB) e Luz Ultravioleta C (UVC).

Tomando-se como base apenas o tipo de Luz Ultravioleta A (UVA), é sabido que pode ser emitida com fins terapêuticos de dois modos: com presença de um agente fotossensibilizador natural denominado psoraleno, combinado com a luz UVA (PUVA), ou sem a presença de um agente fotossensibilizador (UVA1).

Avalie as afirmações, considerando apenas o tipo de luz UVA.

I. Comparada ao PUVA, a terapia com UVA1 é emitida com dosagem muito superior para compensar a resposta eritematosa fraca, que é induzida.

II. O agente natural psoraleno pode ser administrado tanto por via oral (PUVA oral) quanto por via tópica, com a utilização de um creme aplicado sobre a área da pele a ser tratada.

III. A terapia com luz UVA1 se refere a um subgrupo do UVA com comprimento de onda mais longo, da ordem de 400-340nm de banda, diferentemente da banda usada pela emitir PUVA (400-320nm).

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q1667368 Fisioterapia
O TENS é uma das formas terapêuticas mais usadas pelos fisioterapeutas em relação à corrente elétrica. Sendo assim, qual é o principal efeito do TENS no organismo?
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: E
5: D
6: A
7: A
8: E
9: C
10: A
11: A
12: B
13: D
14: E
15: B
16: B
17: A
18: D
19: D
20: A