O ultrassom é usado principalmente por sua capacidade de lib...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2090225 Fisioterapia
O ultrassom é usado principalmente por sua capacidade de liberar calor para os tecidos musculoesqueléticos profundos, como tendões, músculos e estruturas articulares. Ele gera corrente alternada de alta frequência. As ondas são liberadas através do transdutor, que possui uma placa metálica com um cristal piezoelétrico soldado entre os eletrodos. Esse cristal vibra rapidamente, convertendo a energia elétrica em energia acústica, a qual sai do transdutor em linha reta. Em seu percurso, as ondas começam a se dispersar. A profundidade da penetração depende da absorção e da difusão do feixe. A profundidade de penetração é um fator do meio que estiver sendo usado (gel ou loção), da qualidade do transdutor, da superfície de tratamento e do tipo de tecido (músculo, pele, tecido adiposo etc.). O tecido cicatricial, os tendões e os ligamentos têm capacidade máxima de absorção. Os tecidos com pouca capacidade de absorção são os ossos, as inserções tendíneas e aponeuróticas musculoesqueléticas, a cartilagem de cobertura das superfícies articulares e os nervos periféricos localizados nas proximidades dos ossos. A porção do cabeçote que produz as ondas sonoras é conhecida como Área de Radiação Efetiva (ARE), que é sempre menor que o transdutor. Muitos benefícios têm sido atribuídos a essa técnica. Sobre estes benefícios, analise as afirmativas a seguir.
I. Produção de excitação celular, fortalecendo, em vez de deprimir, a atividade celular, com realce da cascata inflamatória, estimulando a movimentação dos tecidos para a fase seguinte.
II. Alteração nos parâmetros do ultrassom que não altera a intenção da intervenção.
III. Redução do edema quando aplicado no modo pulsado, durante o estágio inflamatório das cicatrizações.
IV. Estímulo das células ativas e maximização da produção e da qualidade da produção de cicatrizes, caso a aplicação seja feita na fase neurovascular. Durante essa fase, o ultrassom provavelmente reforça o processo de remodelação dos tecidos.
Está correto o que se afirma em
Alternativas