Questões Militares de Fonoaudiologia - Disfagia e Mastigação
Foram encontradas 63 questões
A respiração é um processo automático e involuntário de vital importância, uma vez que visa a manutenção das pressões
parciais de O2 e CO2 no sangue e nos alvéolos. A respiração adequada é feita por via nasal, permitindo que o ar inspirado
pelo nariz seja purificado, filtrado, aquecido e umidificado antes de chegar aos pulmões. Esse modo respiratório protege as
vias aéreas superiores, sendo também responsável pelo desenvolvimento adequado do complexo craniofacial. A respiração
oral pode modificar o padrão de crescimento da face e ocasionar alterações morfofuncionais em todo o organismo. Várias
características físicas são atribuídas a esses pacientes e as alterações do esqueleto dentocraniofacial, são descritas desde o
século XIX. Sobre a função da respiração e a atuação fonoaudiológica, assinale afirmativa correta.
A deglutição é um ato fundamental para a manutenção da vida, desenvolve-se com o crescimento e maturação de estruturas
e funções oral e faríngea. A ingestão oral adequada para a nutrição requer controle neuromuscular refinado na cavidade
oral, faringe, laringe e esôfago, a fim de reduzir o alimento a uma consistência apropriada para a deglutição e para propelir
o bolo resultante da região anterior da boca ao estômago. Considerando a fisiologia da deglutição, assinale a afirmativa
correta.
O uso da mamadeira com bico ortodôntico permite a elevação da ponta da língua, preparando suas zonas de contato para deglutição que não altere as arcadas dentárias, o que propicia a produção dos sons /t/, /d/, /n/, /l/, /r/ e a aproximação dos lábios como ventosa, devido à forma achatada e ao bulbo curto.
Muitos são os fatores que acarretam o quadro de deglutição atípica, como aleitamento por mamadeira com bico curto e furo pequeno, hábitos inadequados de sucção, respiração bucal, aumento de amídalas e adenóides, características da face e cavidade bucal.
Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, com relação aos aspectos do desenvolvimento oromotor e disfagia na infância e, a seguir, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Crianças que não se alimentam por via oral no início da vida podem aprender a se alimentar com o copo ou colher sem nunca ter aprendido a sugar.
( ) Entre dois e três anos de idade, a laringe situa-se em posição mais alta no pescoço e tornam-se mais evidentes os problemas de aspiração em crianças com habilidades oromotoras limítrofes ou com disfunções laríngeas.
( ) A incoordenação transitória da deglutição na infância ocorre em lactentes portadores de alteração anatômica congênita ou adquirida, com melhora significativa após correção cirúrgica.
( ) Pode-se considerar disfagia cricofaríngea na criança, quando ocorre uma disfunção do esfíncter esofágico superior (ESS), diagnosticada por presença de hipocontratilidade faríngea ou acalasia cricofaríngea.
( ) As dificuldades de alimentação no período neonatal, em que há falhas em iniciar a sucção nutritiva ou que a sucção e deglutição são débeis, podem ser um indicativo de possível manifestação de uma doença sistêmica ou alteração anatômica.