Questões Militares
Sobre crescimento em geografia
Foram encontradas 46 questões
Considerando o período entre 1980 e 2020 e levando em conta as realidades populacionais de China e Índia, um fator determinante que contribuiu para a troca de posição entre os dois países mais populosos do mundo foi
(Disponível em: https://g1.globo.com. Adaptado)
O principal fator responsável pelo crescimento foi a
l O aumento de idosos vem exigindo novo estudo da aposentadoria, uma vez que a população economicamente ativa deverá financiar um número maior de aposentados. ll A redução do crescimento vegetativo se deve a alterações do ritmo de natalidade e mortalidade, respectivamente, queda e acréscimo de suas taxas. lll A contribuição dos imigrantes vem desde o início com os portugueses e, a partir do século XIX, com italianos e outros grupos como espanhóis, alemães e japoneses, etc. IV A distância entre ricos e pobres é injusta; pequeno percentual de ricos detém a maior parte da renda, enquanto a maior parte dos pobres fica com baixo percentual da renda.
Estão corretas somente as afirmações:
(Disponível em:<http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2016/08/30/ibge-brasil-ja-tem-206-milhoes-de-habitantes.htm> . Acessado em 31.08.2016.)
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos em geografia da população, assinale a alternativa correta.
(Adaptado de Carleial, L. O desenvolvimento regional ainda em questão. In: Randolph, R.; Siqueira, H.; Oliveira, A. (orgs.). Planejamento, políticas e experiências de desenvolvimento regional: problemáticas e desafios. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014, p. 40).
Com base no texto e nos conhecimentos de geografia econômica e regional do Brasil, assinale a alternativa correta.
Entre as regiões do globo, aquela que apresenta, na atualidade, as maiores taxas de crescimento populacional e a menor participação de pessoas com mais de 65 anos na população total é a região da
Observe as imagens abaixo.
Em 1872, quando foi realizada a primeira contagem demográfica do nosso país, a população brasileira chegava, ,a cerca de 9, 9 milhões de habitantes. Desde então, ela passou a aumentar de maneira singular.
Martinez, Rogério #Contato geografia. -1. ed. - São Paulo: Quinteto Editorial, 2016. p. 125.
Com base nas informações acima, assinale a opção
correta sobre a evolução demográfica brasileira.
A análise do gráfico e a comparação entre o período de 2000 a 2010 permitem afirmar que
Com uma população de 216 milhões de pessoas, o Paquistão ultrapassou o Brasil e conquistou a posição de quinto país mais populoso do mundo. Segundo a Projeção de População Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente o Brasil tem 211 milhões de pessoas. A perspectiva é de que, em um ano, o país ganhe “apenas” um milhão de pessoas, enquanto o Paquistão deve chegar a 220 milhões de habitantes, consolidando-se no top 5 do ranking.
Os países da África Subsaariana também aumentarão suas taxas de natalidade nos próximos anos, e a população na região, uma das mais pobres do mundo, deve dobrar até 2050. Já no Brasil, a população passará a encolher a partir de 2049, quando atingirá o ápice de 229.196.000 brasileiros.
Internet: <veja.abril.com.br> (com adaptações).
A partir do texto apresentado, julgue o item subsequente, a respeito de aspectos gerais da população brasileira.
A população brasileira está atualmente em estagnação quanto
ao seu crescimento, devido à crise econômica instaurada pela
pandemia do novo coronavírus.
A respeito de aspectos gerais da população brasileira, julgue o item a seguir.
O alto índice de gravidez na adolescência registrado
no Brasil configura uma tendência de que a idade média
de fecundidade das mulheres brasileiras fique entre dezoito
e vinte e um anos de idade.
A redução da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de
vida nos países desenvolvidos são motivos de crescente
preocupação dos governos desses países, visto que, diante
dessa realidade, o número de adultos economicamente ativos
em relação ao de idosos inativos irá declinar rapidamente.
Conforme estudo da ONU publicado em 2016, as diferenças demográficas no mundo são motivo de preocupação. Em um extremo, estão os 29 países que verão, pelo menos, duplicar sua população até meados deste século, e, na outra ponta, estão outros 38 que, pelo contrário, verão sua população diminuir no mesmo período.
(http://www.envolverde.com.br/1-1-canais/diferencas
-demograficas-preocupam/. Adaptado)
Uma característica comum aos 29 países que deverão dobrar a população é
Analise a tabela para responder à questão.
* número médio de filhos tidos nascidos vivos por mulher ao final de seu período fértil
A leitura da tabela e os conhecimentos sobre a população
brasileira permitem afirmar que
Observe a tabela.
Índices sociais brasileiros
(Hervé Thery. Retrato Cartográfico e Estatístico. In: Paulo Sérgio Pinheiro, et alli. Brasil: um século de transformações.)
A partir dos dados, pode-se afirmar que
(4/5/2011) Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo Demográfico realizado em 2010 no Brasil encontrou 817 mil pessoas que se declaram indígenas, o que representa 0,42% do total da população brasileira. O número representa um crescimento de 11% em relação ao registrado no Censo de 2000, quando 734 mil pessoas se declararam indígenas. De acordo com o Censo, em termos absolutos, o estado brasileiro com maior número de indígenas é o Amazonas, com uma população de 168 mil. Já em termos percentuais, o estado com maior população indígena é Roraima, onde os índios representam 11% da população total do estado.
Internet:<http://noticias.ambientebrasil.com.br>.Acesso em 20/1/2012.
Com relação ao assunto abordado no texto, assinale a
alternativa correta.