Questões Militares
Sobre energia em geografia
Foram encontradas 93 questões
Essa forma de energia é definida como:
Sobre as fontes de energia utilizadas no Brasil, pode-se afirmar que
(Fonte: Nações Unidas, 23 setembro 2022).
Nesse contexto, podemos AFIRMAR que:
Um tipo de recurso energético explorado no Brasil ocorre nos depósitos da Bacia do Paraná, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em rochas de idade permiana inferior (cerca de 260 milhões de anos). Sua existência em Santa Catarina é conhecida desde 1827.
(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra.
São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. p. 474. Adaptado)
O recurso energético a que se refere o texto está descrito na alternativa:
Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, é correto afirmar que
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) havia sido formada em uma Conferência em Bagdá, em 14 de novembro de 1960. E era formada por 12 países: sete árabes, mais o Irã, além da Venezuela, Indonésia, Nigéria e Equador. A OPEP foi organizada para resistir ao controle dos preços praticados por empresas privadas inglesas, americanas, francesas e holandesas (British Petroleum, Exxom, Shell, Texaco, Chevron).
PARADA, Maurício. Formação do mundo contemporâneo.
O século estilhaçado. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro:
Editora PUC Rio, 2014. p. 210.
Com a criação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, seus organizadores pretendiam
Observe o mapa.
(Taioli, Fábio. Recursos energéticos. In: TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra, 2000, p. 474)
A área indicada em branco no mapa representa um
importante recurso mineral explorado no Brasil nos depósitos da Bacia do Paraná. Trata-se das reservas de
Segundo o IMAZON, em abril de 2021, a Amazônia teve o maior registro de desmatamento para esse mês em uma década. 778 km2 de floresta foram devastados, o que representa um aumento de 45% em relação a abril de 2020.
Internet: <https://g1.globo.com>
A Amazônia encontra-se em uma região de grande potencial hidráulico do Brasil onde foram feitos investimentos bilionários para a construção das hidrelétricas de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio.
A água, recurso energético abundante no mundo, é muito utilizada no Brasil para a geração de energia limpa, por possibilitar um impacto ambiental zero na análise do desenvolvimento sustentável.
Silva, Edilson Adão Cândido da. Geografia em rede. 1. ed. São Paulo: FTD, 2014, pg. 160.
O crescimento da oferta e do consumo energético no Brasil possibilitou conforto à boa parte da sua população! no entanto, também acabou gerando alguns problemas de cunho ambiental. Nesse sentido, assinale a opção correta.
Será que a escassez atual de água em diversos reservatórios da região Sudeste [e Sul do Brasil], colocando em risco a geração de energia hidrelétrica e o abastecimento de água em várias cidades, é devida principalmente à falta de chuvas? O problema crucial não é a falta de chuva, e nem necessariamente as mudanças climáticas, mas sim a degradação de nossas bacias hidrográficas, que estão cada vez mais impermeabilizadas. O equilíbrio do ciclo hidrológico na natureza é fundamental para a produção sustentável de água doce, para o atendimento ao abastecimento de água, irrigação e geração de energia, bem como para o amortecimento das enchentes, devido ao trabalho fundamental das florestas, que retêm a água das chuvas e as infiltram, permitindo a elevação das vazões fluviais nos períodos de estiagem, consequência do aumento da alimentação subterrânea aos rios, da água que se infiltrou no solo durante as chuvas. [...]
(“O problema não é a falta de chuvas”, escrito por Agostinho Guerreiro, publicado no jornal O Globo, em 19/02/2014.)
Com relação ao assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O aumento da permeabilidade do solo e de infiltração das águas da chuva favorece os processos de enchentes.
( ) A supressão florestal altera o ciclo hidrológico natural e influencia no armazenamento e distribuição da água nas bacias hidrográficas, potencializando o desabastecimento dos reservatórios em períodos de estiagens.
( ) O Código Florestal brasileiro estabelece a preservação da vegetação em topos de morros, encostas com inclinação superior a 45 graus e faixas marginais de proteção dos rios.
( ) A redução da infiltração da água das chuvas nos ambientes urbanos evita a erosão dos solos, aspecto benéfico para a manutenção das bacias hidrográficas.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O mundo moderno é um voraz consumidor de energia. Atender a essa demanda, pressionada cada vez mais pelas economias emergentes, bem como observar as exigências de um mercado balizado pelo paradigma da eficiência, são desafios incontornáveis. Sobre as características e a participação das diversas fontes de energia, considere as seguintes afirmativas:
I – O drástico aumento do preço do petróleo causado pelas crises internacionais de 1973 e 1979/1980 teve um duplo efeito: viabilizou sua extração em locais de difícil acesso (Sibéria, Alasca e plataformas continentais) e estimulou a pesquisa de fontes alternativas.
II – Impulsionado pelas políticas de redução das emissões de CO2 adotadas pela China, o gás natural já é, desde 2010, a segunda fonte de energia mais utilizada no mundo.
III – Fontes de energia como o etanol e o biodiesel despontam atualmente como excelentes alternativas, pois apresentam os seguintes benefícios: poluem menos que os combustíveis fósseis, geram vários empregos no campo e dinamizam a economia por conta do seu efeito multiplicador.
IV – Isenta de impactos ambientais, a energia eólica vem conquistando cada vez mais espaço na matriz energética de países como China, EUA, Alemanha, Espanha e Índia.
V – Países como França, Ucrânia, Japão e Coreia do Sul continuam a ter nas usinas nucleares uma importante fonte energia, mesmo com problemas relacionados à destinação dos seus rejeitos, à pressão da opinião pública e aos altos custos de construção e manutenção.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
Analise o mapa para responder à questão.
A leitura do mapa e os conhecimentos sobre o uso e a apropriação dos recursos naturais permitem afirmar que
O espaço geográfico tem cada vez mais despertado interesses de grupos, países e empresários pela disponibilidade dos recursos naturais dispostos nos territórios. Essa cobiça exige dos países detentores de grandes riquezas cada vez mais a implementação de políticas adequadas à proteção da soberania nacional.No Brasil é crescente o debate sobre a importância da Amazônia Azul, uma imensa área do litoral medindo quase 4,5 milhões de quilômetros quadrados, o que acrescentaria ao país uma área equivalente a mais de 50% de sua extensão territorial.
Sobre as potencialidades e desafios marítimos do Brasil, assinale a opção correta.
Observe o mapa para responder à questão.
A leitura do mapa permite concluir que