Questões Militares Sobre geologia em geografia

Foram encontradas 55 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2023 - PM-SP - Aluno-Oficial |
Q2566443 Geografia
Com a deposição de sedimentos e a perda de profundidade, a largura do rio cresce e, devido à maior irradiação do sol por área, a temperatura da água aumenta. A biodiversidade do rio é impactada com a alteração climática. A vegetação subaquática, os peixes e outros animais são afetados e podem até mesmo desaparecer.

(www.acaatinga.org.br. Adaptado.)

A transformação das condições ambientais descrita no excerto está diretamente atrelada ao processo de
Alternativas
Ano: 2021 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2021 - PM-PR - Aspirante |
Q2097638 Geografia
Os solos são produto de um longo processo de decomposição das rochas, desencadeado conjuntamente pela ação química e física de elementos da dinâmica da natureza. Contudo, com a ocupação humana e o seu consequente uso, os solos podem ser submetidos a severos impactos, como a salinização. A principal causa da salinização dos solos é:
Alternativas
Q2046397 Geografia
Leia atentamente o excerto a seguir: 
Podem ser classificadas em detríticas (constituídas pelos detritos de outras rochas), quimiogênicas (formadas pelo processo de precipitação de minerais em solução) e biogênicas (rochas resultantes de sedimentos de origem biológica). Essas rochas resultam do acúmulo de sedimentos que se formaram em diferentes eras geológicas.
As características mencionadas se referem às rochas 
Alternativas
Q2046396 Geografia
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
Os terremotos são tremores ou movimentações do solo produzidos pela passagem de ondas sísmicas. Originando-se do foco do terremoto, ondas sísmicas se propagam até a superfície. O ponto da superfície vertical ao foco é chamado ________, e o da origem interna da ruptura, _________. 
Alternativas
Q2046395 Geografia
A cordilheira do Himalaia, onde se localiza o Everest, pico mais elevado do mundo com cerca de 8.840 metros, é resultado de um movimento 
Alternativas
Q1989658 Geografia
Considere o mapa para responder à questão.

Brasil recursos minerais
Imagem associada para resolução da questão

As áreas indicadas pelos números 1 e 2 correspondem, respectivamente,
Alternativas
Q1986529 Geografia

O território brasileiro é formado por estruturas geológicas antigas. Com exceção das bacias de sedimentação recente, que são do Terciário e do Quaternário (Cenozoico), o restante das áreas tem idades geológicas que vão do Paleozoico ao Mesozóico, para as grandes bacias sedimentares, e ao Pré-cambriano (Arqueozoico-Proterozoico), para os terrenos cristalinos. As letras A, B, C e D na legenda da figura representam as grandes estruturas geológicas do território brasileiro.

(ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil. 6ª . ed. São Paulo:

EDUSP, 2019. p. 45 e p. 47)



Imagem associada para resolução da questão




Assinale a alternativa em que as constam as letras que representam as Bacias Sedimentares Fanerozoicas e as Faixas de dobramentos do ciclo brasiliano, respectivamente.

Alternativas
Q1986522 Geografia

O mineral que confere ao Brasil a posição de maior detentor da reserva mundial e tem seu maior depósito localizado no carbonatito do Barreiro (Araxá, MG) é o

(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra.

São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. p. 464. Adaptado)

Alternativas
Q1986521 Geografia

São produtos consolidados, resultantes da união natural de minerais. Com seus cristais ou grãos constituintes muito bem unidos, que dependendo do processo de formação, a força de ligação dos grãos constituintes varia.

(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra.

São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. p. 37. Adaptado)


A definição apresentada refere-se a

Alternativas
Q1986519 Geografia

A teoria que embasa a figura vem ao encontro de outra formulada por A. Wegener no final do século XIX, quando, ao se observar a coincidência do contorno do continente africano e do americano, sugeriu que estes já tinham sido unidos e que, por deriva, teriam se separado.

Imagem associada para resolução da questão

Assim, considerando as informações apresentadas e a imagem, o título mais adequado é:

Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Direito |
Q1982972 Geografia

Considere o mapa para responder à questão.

Imagem associada para resolução da questão

(Théry, H. e Mello-Théry, N.A. Atlas do Brasil:

Disparidades e dinâmicas do território.)


As áreas indicadas pelos números 1 e 2 correspondem, respectivamente,

Alternativas
Q1970818 Geografia

Os minerais são estudados em suas propriedades físicas e químicas (cristalográficas), o que permite classificá-los em grupos e compreender em quais contextos eles podem ser utilizados. Leia a descrição a seguir:

A actinolita (actinolite) é um silicato esverdeado, variando em tons de verde-claro, verde-escuro e verde-acinzentado. Ocorre como agregados colunares, aciculares, radiais e granulares. Também pode ser fibroso ou asbestiforme. Os cristais são normalmente alongados, laminados, achatados ou colunares. Possui geminação simples ou lamelar comum || {100}, lamelar menos comum || {001}.

Fonte: Museu de Minerais Heinz Ebert. Disponível em: ACTINOLITA (Actinolite) - Museu Heinz Ebert


A descrição da actinolita permite identificar algumas de suas propriedades mineralógicas. Assinale a alternativa que representa os componentes do mineral que foram descritos na ordem:  

Alternativas
Q1893080 Geografia
O intemperismo (também chamado de meteorização) corresponde ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra. É uma etapa importante da erosão, porque marca o início desse processo que continua com o transporte e a deposição do material por ele formado. Esse processo pode ser influenciado por vários fatores, e, dependendo do tipo climático, predomina o intemperismo químico ou físico.
Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/CPRM- Divulga/Canal-Escola/O-Intemperismo-e-a-Erosao-1313.html Acesso em: 2 ago. 2021. 
Analise o gráfico a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
FONTES, M.P.F. Intemperismo de rochas e minerais. In: Ker. J. C.et al.

No gráfico é estabelecida uma relação entre temperatura e a pluviosidade. Com base nas informações fornecidas pelo texto e pelo gráfico, a região II é uma área onde há predominância de intemperismo
Alternativas
Q1879029 Geografia
Leia o trecho abaixo.

O Brasil possui uma variada gama de províncias minerais, reflexo de sua extensão territorial e formação geológica.

Adas, Melhem. Panorama geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios socioespaciais. São Paulo: Moderna, 2010. p. 144.

Sobre a produção minerar e a sua ocorrência no território nacional, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1872310 Geografia
Os minerais se acham distribuídos em todas as rochas da crosta terrestre, mas apenas são passíveis de exploração quando encontrados em concentrações que permitam seu aproveitamento econômico com a tecnologia disponível. No Estado do Amazonas, a maioria dos depósitos minerais metálicos está situada em terrenos pré-cambrianos, que correspondem a cerca de 40% do seu território.

Nesses terrenos ocorre a exploração de depósitos minerais de
Alternativas
Q1834889 Geografia

Um tremor de magnitude 7,1 com epicentro próximo ao sul das Filipinas ocorreu nesta quarta-feira (11/08/2021), informou a USGS, a agência dos Estados Unidos que monitora terremotos em todo o mundo. Por causa do abalo, um alerta de tsunami foi emitido para a região, mas acabou retirado horas depois.


Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/08/11/ terremoto-atinge-as-filipinas-e-gera-alerta-de-tsunami.ghtml. Acesso em: 11 ago. 2021 (adaptado).


A notícia aponta para um evento natural bastante comum na região em destaque na notícia. Esse evento é resultado da

Alternativas
Q1831979 Geografia

A figura abaixo apresenta a divisão do planeta em placas tectônicas, destacando três pontos (A, B e C). Sobre esses pontos, considere as seguintes afirmações:


I – O ponto “A” situa-se na Dorsal Meso-Atlântica. O vulcanismo ali presente resulta da relação divergente entre as placas Euro-Asiática e Norte-Americana.

II – O ponto “B” situa-se em uma área de grande movimento orogenético. O tectonismo ali presente resulta da relação convergente entre as placas Indiana e Euro-Asiática.

III – O ponto “C” representa a região do vulcão Krakatoa, situado numa área de expansão do assoalho oceânico, resultado da relação divergente entre as placas Indiana e do Pacífico.


Das afirmações acima está(ão) correta(s) apenas:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1773718 Geografia
Recurso mineral que se forma em condições anóxicas, comumente associado a sulfetos, principalmente a pirita, que quando exposto à ação do oxigênio do ar e da água sofre oxidação, gerando uma solução de ácido sulfúrico e sulfato ferroso. Quando estes produtos, provenientes dos depósitos de rejeitos das minas, alcançam os cursos d´águas, acidificam as águas, aumentando o teor de sulfato. (TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra. Adaptado)
O excerto refere-se à exploração de
Alternativas
Q1773710 Geografia
__(I)__ corresponde a movimentos lentos e generalizados da crosta continental, que sofre soerguimentos ou abaixamentos amplos. __(II)__ corresponde a movimentos da superfície terrestre através de enrugamentos ou dobramentos de camadas de rochas sedimentares depositadas nas bacias geossinclinais que margeiam as bordas dos continentes em áreas de encontro de placas.
(Ross, J.L. (org.). Geografia do Brasil. Adaptado)
As lacunas I e II devem ser, correta e respectivamente, preenchidas por:
Alternativas
Q1773708 Geografia

Leia o mapa e os textos a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

(Simielli, M.E. Geoatlas)


I. Estas estruturas datam da era pré-cambriana cujas idades estão entre 900 milhões e 4,5 milhões de anos, caracterizando-se por serem terrenos mais trabalhados pelos processos erosivos e também os mais estáveis do ponto de vista tectônico.

II. As estruturas se formaram ao longo do Paleozoico, do Mesozoico e do Cenozoico e representam espessos pacotes de rochas que chegam a ultrapassar 5 mil metros. Recobrem parcialmente as áreas cratônicas ou de plataformas, ocupando 75% das terras emersas.

(Ross, J.L. (org.). Geografia do Brasil)


Os textos I e II correspondem, respectivamente, às áreas do mapa indicadas pelos números

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: B
5: D
6: E
7: C
8: C
9: B
10: E
11: A
12: A
13: A
14: B
15: A
16: C
17: D
18: E
19: B
20: D