Questões Militares
Comentadas sobre geologia em geografia
Foram encontradas 49 questões
(www.acaatinga.org.br. Adaptado.)
A transformação das condições ambientais descrita no excerto está diretamente atrelada ao processo de
Podem ser classificadas em detríticas (constituídas pelos detritos de outras rochas), quimiogênicas (formadas pelo processo de precipitação de minerais em solução) e biogênicas (rochas resultantes de sedimentos de origem biológica). Essas rochas resultam do acúmulo de sedimentos que se formaram em diferentes eras geológicas.
As características mencionadas se referem às rochas
Os terremotos são tremores ou movimentações do solo produzidos pela passagem de ondas sísmicas. Originando-se do foco do terremoto, ondas sísmicas se propagam até a superfície. O ponto da superfície vertical ao foco é chamado ________, e o da origem interna da ruptura, _________.
Brasil recursos minerais

As áreas indicadas pelos números 1 e 2 correspondem, respectivamente,
O território brasileiro é formado por estruturas geológicas antigas. Com exceção das bacias de sedimentação recente, que são do Terciário e do Quaternário (Cenozoico), o restante das áreas tem idades geológicas que vão do Paleozoico ao Mesozóico, para as grandes bacias sedimentares, e ao Pré-cambriano (Arqueozoico-Proterozoico), para os terrenos cristalinos. As letras A, B, C e D na legenda da figura representam as grandes estruturas geológicas do território brasileiro.
(ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil. 6ª . ed. São Paulo:
EDUSP, 2019. p. 45 e p. 47)
Assinale a alternativa em que as constam as letras que
representam as Bacias Sedimentares Fanerozoicas e as
Faixas de dobramentos do ciclo brasiliano, respectivamente.
O mineral que confere ao Brasil a posição de maior detentor da reserva mundial e tem seu maior depósito localizado no carbonatito do Barreiro (Araxá, MG) é o
(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra.
São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. p. 464. Adaptado)
São produtos consolidados, resultantes da união natural de minerais. Com seus cristais ou grãos constituintes muito bem unidos, que dependendo do processo de formação, a força de ligação dos grãos constituintes varia.
(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra.
São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. p. 37. Adaptado)
A definição apresentada refere-se a
A teoria que embasa a figura vem ao encontro de outra formulada por A. Wegener no final do século XIX, quando, ao se observar a coincidência do contorno do continente africano e do americano, sugeriu que estes já tinham sido unidos e que, por deriva, teriam se separado.
Assim, considerando as informações apresentadas e a
imagem, o título mais adequado é:
Considere o mapa para responder à questão.
(Théry, H. e Mello-Théry, N.A. Atlas do Brasil:
Disparidades e dinâmicas do território.)
As áreas indicadas pelos números 1 e 2 correspondem,
respectivamente,
Os minerais são estudados em suas propriedades físicas e químicas (cristalográficas), o que permite classificá-los em grupos e compreender em quais contextos eles podem ser utilizados. Leia a descrição a seguir:
A actinolita (actinolite) é um silicato esverdeado, variando em tons de verde-claro, verde-escuro e verde-acinzentado. Ocorre como agregados colunares, aciculares, radiais e granulares. Também pode ser fibroso ou asbestiforme. Os cristais são normalmente alongados, laminados, achatados ou colunares. Possui geminação simples ou lamelar comum || {100}, lamelar menos comum || {001}.
Fonte: Museu de Minerais Heinz Ebert. Disponível em: ACTINOLITA (Actinolite) - Museu Heinz Ebert
A descrição da actinolita permite identificar algumas de suas propriedades mineralógicas. Assinale a alternativa que representa os componentes do mineral que foram descritos na ordem:
Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/CPRM- Divulga/Canal-Escola/O-Intemperismo-e-a-Erosao-1313.html Acesso em: 2 ago. 2021.
Analise o gráfico a seguir.

FONTES, M.P.F. Intemperismo de rochas e minerais. In: Ker. J. C.et al.
No gráfico é estabelecida uma relação entre temperatura e a pluviosidade. Com base nas informações fornecidas pelo texto e pelo gráfico, a região II é uma área onde há predominância de intemperismo
O Brasil possui uma variada gama de províncias minerais, reflexo de sua extensão territorial e formação geológica.
Adas, Melhem. Panorama geográfico do Brasil: contradições, impasses e desafios socioespaciais. São Paulo: Moderna, 2010. p. 144.
Sobre a produção minerar e a sua ocorrência no território nacional, assinale a opção correta.
A figura abaixo apresenta a divisão do planeta em placas tectônicas, destacando três pontos (A, B e C). Sobre esses pontos, considere as seguintes afirmações:
I – O ponto “A” situa-se na Dorsal Meso-Atlântica. O vulcanismo ali presente resulta da relação divergente entre as placas Euro-Asiática e Norte-Americana.
II – O ponto “B” situa-se em uma área de grande movimento orogenético. O tectonismo ali presente resulta da relação convergente entre as placas Indiana e Euro-Asiática.
III – O ponto “C” representa a região do vulcão Krakatoa, situado numa área de expansão do assoalho oceânico, resultado da relação divergente entre as placas Indiana e do Pacífico.
Das afirmações acima está(ão) correta(s) apenas:
(Ross, J.L. (org.). Geografia do Brasil. Adaptado)
As lacunas I e II devem ser, correta e respectivamente, preenchidas por:
Leia o mapa e os textos a seguir.
(Simielli, M.E. Geoatlas)
I. Estas estruturas datam da era pré-cambriana cujas idades estão entre 900 milhões e 4,5 milhões de anos, caracterizando-se por serem terrenos mais trabalhados pelos processos erosivos e também os mais estáveis do ponto de vista tectônico.
II. As estruturas se formaram ao longo do Paleozoico, do Mesozoico e do Cenozoico e representam espessos pacotes de rochas que chegam a ultrapassar 5 mil metros. Recobrem parcialmente as áreas cratônicas ou de plataformas, ocupando 75% das terras emersas.
(Ross, J.L. (org.). Geografia do Brasil)
Os textos I e II correspondem, respectivamente, às áreas do mapa indicadas pelos números
O continente americano estende-se desde as tundras canadenses até o Cabo Horn, na Terra do Fogo. Sua imensa variedade de paisagens comporta sociedades altamente diferenciadas. Sobre esse grande conjunto, é correto afirmar que:
I – A costa ocidental apresenta extensos dobramentos modernos, como os Andes e as Montanhas Rochosas, e faz parte do Anel ou Círculo de Fogo do Pacífico.
II – A porção oriental continental, tanto da América do Norte quanto da América do Sul, é marcada por estruturas geológicas antigas e de grande estabilidade.
III – A condição bioceânica caracteriza todos os países da América Anglo-Saxônica e da América Central ístmica.
IV – É o único continente que possui terras em todas as zonas climáticas.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
_(I)_ corresponde a movimentos lentos e generalizados da crosta continental, que sofre soerguimentos ou abaixamentos amplos. _(II)_ corresponde a movimentos da superfície terrestre através de enrugamentos ou dobramentos de camadas de rochas sedimentares depositadas nas bacias geossinclinais que margeiam as bordas dos continentes em áreas de encontro de placas.
(Ross, J.L. (org.). Geografia do Brasil. Adaptado)
As lacunas I e II devem ser, correta e respectivamente, preenchidas por:
Numa sala de aula, um professor de Geografia apresentou o seguinte texto aos seus alunos: “Quase todo mundo conhece alguém que tem certeza de que o pouso da Apolo 11 na lua, assim como os pequenos grandes passos de Neil Armstrong foram uma farsa. São pessoas que garantem que tudo foi uma produção de Hollywood (...). Agora mesmo estamos diante de gente que garante que a Terra, diferentemente de todos os outros planetas e satélites do nosso sistema solar, é na verdade plana. São os terraplanistas (...). Mas tem gente pior que os terraplanistas. Por exemplo, a sociedade que acredita – e divulga – que a Terra é oca. E habitada. Lá estariam vikings, nazistas e até uma raça superior que viveria num lugar chamado Agharta, iluminado por um sol interior.”
Fonte: Paulo Pestana. A ficção na vida real. Jornal Correio Braziliense, 27 de janeiro de 2019.
Após a leitura, o professor pediu aos seus alunos que, com base em evidências científicas, refutassem a ideia de que a Terra é oca. Três alunos apresentaram seus argumentos:
João: “Essa ideia de que a Terra é oca é um absurdo do ponto de vista da Ciência. Por meio de sismógrafos, é possível medir a velocidade de propagação das ondas no interior da Terra. Esses estudos revelam que o interior do Planeta é formado por diversas camadas, com densidade e composição de materiais variados.”
Carlos: “Impossível! As evidências científicas deixam claro que a maior parte do interior da Terra é composta por uma mistura Níquel e Ferro em estado líquido, onde a temperatura média está acima de 5.000°C.”
José: “Como a Terra poderia ser oca se já sabemos que os terremotos e os vulcões, por exemplo, originam-se da pressão exercida pelo magma encontrado na astenosfera?”
Considerando a estrutura da Terra, pode-se afirmar que são plausíveis apenas os argumentos apresentados por: