Questões Militares
Sobre indústria mundial contemporânea em geografia
Foram encontradas 20 questões
“Um dos segredos do sucesso do Japão no século XX foi a adoção de uma nova forma de organização [da produção], criada pela indústria automobilística japonesa com o objetivo de reduzir custos e otimizar a produção. [Tal processo] se baseia na aquisição de matérias-primas de acordo com a [necessidade] de produção, criando um sistema de estoque mínimo, [diminuindo] custos de produção desde o início. O processo começa com o levantamento das encomendas finais; com base nele, faz-se o pedido de peças, que são entregues por empresas subcontratadas, no sistema [de hora certo]. Assim, no interior da fábrica, as funções de determinada etapa ficam a cargo de um grupo de operários e não somente de um trabalhador”.
Fonte: BALDRAIA, André. Ser protagonista: geografia. São Paulo. Edições SM. 2018. p. 119 (adaptado).
Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE o trecho apresentado.
1. Se por um lado o governo brasileiro precisa conhecer bem as transformações em andamento na política e na sociedade chinesas no que tange à criação de oportunidades para o agronegócio brasileiro, por outro lado o governo do Brasil necessita investir internamente em infraestrutura para tornar o país mais competitivo no mercado chinês de commodities.
2. Dado o enorme consumo de uma população superior a 1,4 bilhão de pessoas associado ao fato de uma agricultura com produção insuficiente para abastecer as demandas internas, a China necessita importar soja, arroz, milho e trigo, podendo beneficiar-se do agronegócio brasileiro.
3. Diferentemente do Brasil, boa parte das terras chinesas são inaproveitáveis para a agricultura, devido à declividade do relevo, ao clima inadequado e a processos de desertificação, assim como à degradação de terras aráveis e sua contaminação decorrente do uso excessivo de insumos, exigindo novas práticas ambientalmente adequadas.
4. Desde 2009, a China é considerada o maior parceiro comercial do Brasil, e a parceria entre ambos já é vista como parceria global, em que o agronegócio é um dos pilares da relação bilateral, demandando a cooperação em ciência e tecnologia agropecuária.
Assinale a alternativa correta.
Os processos industriais não imitam a natureza; a agroecologia, sim, o faz. Substitui os insumos externos, como o fertilizante, por saberes de como combinar plantas, árvores e animais, de tal forma que se reforce a produtividade da terra. […] a produtividade aumentou até 214% em 44 projetos em 20 países da África Subsaariana mediante técnicas de agroecologia em um período de 3-10 anos [...] muito mais do que qualquer cultivo geneticamente modificado alguma vez já tenha conseguido […]. Outras avaliações científicas recentes mostraram que os camponeses de 57 países que utilizam técnicas agroecológicas obtiveram aumento de até 80% na produtividade. O aumento médio dos africanos é de 116% […]. Hoje, a evidência científica demonstra que os métodos agroecológicos são muito melhores do que os fertilizantes químicos para aumentar a produção de alimentos em regiões onde vivem os famintos.
(Fontes: Stephen Leahy, Mudança climática e cultivos ecológicos, 20 dec. 2011. Disponível em<https://www.grain.org/article/entries/4439-mudanca-climatica-e-cultivos-ecologico> . Olivier de Schutter: “La agroecología y el derecho a la alimentación”, relatório apresentado no Conselho de Direitos Humanos, 8 de mar. 2011.)
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de geografia agrária, assinale a alternativa correta.
A Coreia do Sul faz parte do grupo dos “NICs”, sigla em inglês que representa os países de industrialização recente. Podemos destacar, como fundamentais para o processo de industrialização desse país, os seguintes fatores:
I – Existência de abundantes recursos minerais metálicos e fósseis, que garantiram o indispensável suprimento de energia e os insumos necessários à indústria de base.
II – Maciços investimentos na educação e na melhoria da infraestrutura de transporte e de energia.
III – Concessão de incentivos à exportação, tais como redução de impostos e controle da política cambial.
IV – Grandes estímulos ao consumo interno, via expansão de crédito subsidiado às famílias, com o objetivo de expandir o mercado doméstico.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
(“Mercado da moda se articula e traça metas para nova revolução industrial”. Folha de S. Paulo, 07/05/2017. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/05/1881838-vigiar-e-consumir.shtml>. Acesso em 25 julho 2017.)
Sobre o futuro da indústria de confecção, afirma-se nesse texto que estaria em curso um novo modelo produtivo, baseado nas novas tecnologias de informação e comunicação. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. A terciarização é uma das principais características dessa nova revolução industrial.
2. “Menos pessoas e mais programas de computador e máquinas automatizadas” são características da terceira revolução industrial, cuja emergência se deu no final do século XX.
3. Entre os principais elementos responsáveis pelas intensas transformações desse novo modelo produtivo, estão os adventos do petróleo, da energia elétrica, do alumínio e do telefone.
4. Flexibilização, toyotismo, pós-fordismo, robótica e cibernética são alguns dos principais conceitos associados a esse momento histórico da nova revolução industrial.
Assinale a alternativa correta.
Os negócios financeiros do mundo estão nas mãos de todos e de ninguém em particular. Atingiu-se um estágio em que o capitalismo não tem mais donos, os países não têm mais fronteiras para o dinheiro e as transações são instantâneas. A propriedade das grandes empresas está retalhada entre milhões de acionistas. Da mesma forma, o capital internacional mais pesado é o dinheiro de milhões de investidores, canalizado através de fundos para aplicações nos mais diversos países.
Com base na informação e nos conhecimentos sobre o capitalismo e sua evolução, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) A industrialização de países periféricos aconteceu em função, entre outros, da migração de empresas estrangeiras para suas áreas, em busca de menos gastos com impostos, fácil acesso a matérias-primas e uma mão de obra mais barata.
( ) A crise de 2008 foi de superprodução industrial e agrária, ocorrendo a bancarrota dos preços das mercadorias mais vendidas na época, levando ao fechamento de fábricas, falência de negócios rurais, desvalorização brutal das ações das empresas e diminuição das exportações e das importações.
( ) Os países periféricos, devido a sua constante instabilidade política, estão, atualmente, fora do circuito financeiro internacional.
( ) A sociedade de consumo atual, resultante do capitalismo, caracteriza-se pela obsolescência programada, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente descartadas.
( ) O capitalismo tende a criar um circulo vicioso de desigualdade, uma concentração cada vez maior da riqueza, e essa situação de desigualdade extrema pode levar a um descontentamento geral e até ameaçar os valores democráticos.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para
baixo, é a
A Scania inaugura na próxima terça-feira, dia 28.08, uma nova fábrica de solda de cabinas, voltada exclusivamente para produzir a nova geração de caminhões da companhia. A unidade, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, aplica o conceito de indústria 4.0, considerado a quarta revolução industrial. O investimento da Scania na nova fábrica foi de R$ 340 milhões nos últimos três anos. A fábrica tem capacidade técnica para produzir até 25 mil cabinas por ano, em 19 diferentes modelos.
(https://economia.estadao.com.br. 26.08.2018. Adaptado)
Para a indústria em questão estar inserida na quarta revolução industrial, ela deve
A análise do mapa e os conhecimentos sobre a industrialização mundial permitem concluir:
Considerando a importância da atividade industrial para a produção do espaço geográfico mundial, assinale a alternativa CORRETA.
Leia o texto e analise o gráfico.
O avanço da industrialização deveu-se principalmente à oferta de mão de obra barata, às políticas governamentais favoráveis e à especialização inicial em mercadorias que demandavam tecnologia tradicional (têxtil, calçados, brinquedos), além da exportação de bens de consumo e dos altos investimentos externos.
O texto e o gráfico evidenciam os novos países industrializados, conhecidos como:
Segundo Melhem Adas (2004), com a venda de produtos a preços mais baixos que o custo de produção, a União Europeia foi uma das responsáveis pela regressão da agricultura de produtos alimentares básicos da África Subsaariana, conduzindo esses países a uma situação crítica de insegurança alimentar ou de dependência de importação.
A essa prática econômica chamamos especificamente de
Sobre o comércio exterior brasileiro, podemos afirmar que
I- no comércio mundial, o Brasil possui hoje a condição de Global Trader, estando, portanto, comprometido com os princípios do multilateralismo e do liberalismo no comércio mundial.
II- a partir da metade da década de 1990, com o aumento da participação de produtos básicos e semimanufaturados na pauta de exportações brasileira, a participação do Brasil nos fluxos comerciais globais deu um salto para mais de 3% do total mundial.
III- enquanto na pauta de exportações brasileiras para a União Europeia e Ásia predominam produtos primários e semimanufaturados, os países do NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) e da América do Sul absorvem, principalmente, produtos manufaturados do Brasil.
IV- a redução das metas de crescimento da economia chinesa é fato positivo para a economia brasileira, pois tende a abrir um espaço ainda maior para nossas exportações de produtos básicos.
V- o Mercosul responde por cerca de 40% das exportações brasileiras, o que revela a forte dependência comercial do País em relação ao bloco e justifica o aumento dos investimentos privados brasileiros nos países do Mercosul.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
I – o sudeste iniciou o processo industrial do País impulsionado pelos importantes centros comerciais e bancários daquela região e pela mão de obra imigrante de origem europeia;
II – com o fim da guerra civil, o eixo industrial se deslocou do sudeste para o nordeste do País, impulsionando o crescimento de importantes centros urbanos como o de Nova York;
III – no nordeste e na região dos Grandes Lagos, desenvolveram-se as indústrias de bens de produção, baseadas no carvão e no minério de ferro, e nasceu a indústria automobilística;
IV – após a Segunda Guerra Mundial, o sul e o oeste do País passaram a receber crescentes investimentos industriais também atraídos pelos campos petrolíferos do Golfo do México e da Califórnia.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
contemporânea, incluindo a formação dos grandes mercados
mundiais, julgue os itens que se seguem.