Os negócios financeiros do mundo estão nas mãos de todos e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q962739 Geografia

Os negócios financeiros do mundo estão nas mãos de todos e de ninguém em particular. Atingiu-se um estágio em que o capitalismo não tem mais donos, os países não têm mais fronteiras para o dinheiro e as transações são instantâneas. A propriedade das grandes empresas está retalhada entre milhões de acionistas. Da mesma forma, o capital internacional mais pesado é o dinheiro de milhões de investidores, canalizado através de fundos para aplicações nos mais diversos países.


Com base na informação e nos conhecimentos sobre o capitalismo e sua evolução, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.


( ) A industrialização de países periféricos aconteceu em função, entre outros, da migração de empresas estrangeiras para suas áreas, em busca de menos gastos com impostos, fácil acesso a matérias-primas e uma mão de obra mais barata.

( ) A crise de 2008 foi de superprodução industrial e agrária, ocorrendo a bancarrota dos preços das mercadorias mais vendidas na época, levando ao fechamento de fábricas, falência de negócios rurais, desvalorização brutal das ações das empresas e diminuição das exportações e das importações.

( ) Os países periféricos, devido a sua constante instabilidade política, estão, atualmente, fora do circuito financeiro internacional.

( ) A sociedade de consumo atual, resultante do capitalismo, caracteriza-se pela obsolescência programada, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente descartadas.

( ) O capitalismo tende a criar um circulo vicioso de desigualdade, uma concentração cada vez maior da riqueza, e essa situação de desigualdade extrema pode levar a um descontentamento geral e até ameaçar os valores democráticos.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a 

Alternativas