Questões Militares
Comentadas sobre industrialização em geografia
Foram encontradas 85 questões
“Um dos segredos do sucesso do Japão no século XX foi a adoção de uma nova forma de organização [da produção], criada pela indústria automobilística japonesa com o objetivo de reduzir custos e otimizar a produção. [Tal processo] se baseia na aquisição de matérias-primas de acordo com a [necessidade] de produção, criando um sistema de estoque mínimo, [diminuindo] custos de produção desde o início. O processo começa com o levantamento das encomendas finais; com base nele, faz-se o pedido de peças, que são entregues por empresas subcontratadas, no sistema [de hora certo]. Assim, no interior da fábrica, as funções de determinada etapa ficam a cargo de um grupo de operários e não somente de um trabalhador”.
Fonte: BALDRAIA, André. Ser protagonista: geografia. São Paulo. Edições SM. 2018. p. 119 (adaptado).
Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE o trecho apresentado.
Em uma palestra sobre as atividades industriais na Amazônia, um grupo de militares recebeu a seguinte informação:
“A indústria apareceu na Amazônia sob a forma de enclaves, estabelecidos a partir de incentivos federais ou para explorar recursos minerais. A Zona Franca nasceu em 1967, sob a supervisão da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), e tornou-se o mais importante enclave industrial da região”. (MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio, 2012, p. 310).
A instalação da Zona Franca em Manaus teve como principal meta:
Tomando como referência o texto acima e os conhecimentos geográficos referentes ao processo de reestruturação industrial e o emprego no Brasil, julgue os itens seguintes.
I – A reestruturação produtiva que atingiu o mundo no final do século XX trouxe profundas transformações ao parque industrial brasileiro, que passou a apresentar ganhos significativos no emprego industrial e na renda do trabalhador. II – Na atualidade, a radiografia da indústria no Brasil apresenta uma forte tendência à dispersão territorial. De um lado, os setores industriais intensivos em mãode-obra, tais como a indústria têxtil e de calçados, tendem a se desconcentrar para o Nordeste; de outro lado, os setores intensivos em tecnologia e com predomínio de capital transnacional tendem a se concentrar no Sudeste, principalmente no Estado de São Paulo. III – Paralelamente à diminuição dos postos de trabalho na indústria, no Brasil tem-se também uma depreciação na remuneração do trabalhador. Nas regiões metropolitanas brasileiras a proporção de trabalhadores recebendo até 3 salários mínimos aumentou em detrimento da expansão das remunerações situadas na faixa superior. IV - Uma novidade nessa geografia da indústria no Brasil é o rompimento do padrão metrópole e indústria, tão característico do século XX, que se altera pela localização da atividade industrial mais nos municípios próximos ao centro metropolitano do que nele em si. Excetuando-se o caso de São Paulo que apresenta grande extensão da atividade industrial.
Entre os itens corretos, incluem-se,

Com base na tabela e nos conhecimentos de Geografia Industrial, assinale a alternativa correta.
Os processos industriais não imitam a natureza; a agroecologia, sim, o faz. Substitui os insumos externos, como o fertilizante, por saberes de como combinar plantas, árvores e animais, de tal forma que se reforce a produtividade da terra. […] a produtividade aumentou até 214% em 44 projetos em 20 países da África Subsaariana mediante técnicas de agroecologia em um período de 3-10 anos [...] muito mais do que qualquer cultivo geneticamente modificado alguma vez já tenha conseguido […]. Outras avaliações científicas recentes mostraram que os camponeses de 57 países que utilizam técnicas agroecológicas obtiveram aumento de até 80% na produtividade. O aumento médio dos africanos é de 116% […]. Hoje, a evidência científica demonstra que os métodos agroecológicos são muito melhores do que os fertilizantes químicos para aumentar a produção de alimentos em regiões onde vivem os famintos.
(Fontes: Stephen Leahy, Mudança climática e cultivos ecológicos, 20 dec. 2011. Disponível em<https://www.grain.org/article/entries/4439-mudanca-climatica-e-cultivos-ecologico> . Olivier de Schutter: “La agroecología y el derecho a la alimentación”, relatório apresentado no Conselho de Direitos Humanos, 8 de mar. 2011.)
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de geografia agrária, assinale a alternativa correta.
Sobre o processo de industrialização do estado de São Paulo, analise as informações a seguir.
I. A cidade de São Paulo se transformou no principal polo industrial do país na primeira metade do século XX.
II. A indústria automobilística se manteve concentrada na capital do estado até a primeira década do século XXI.
III. A descentralização industrial seguiu os eixos rodoviários que ligam a Grande São Paulo às cidades médias do interior.
Está correto o que se afirma em
Sob os aspectos técnicos e econômicos as indústrias podem ser classificadas em diferentes ramos. O ramo que trabalha com os produtos obtidos diretamente da natureza é classificado como
(ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil. 6ª ed. São Paulo: EDUSP, 2019. p. 361)
Martini, Alice de. Geografia Ação e Transformação. 1. Ed. São Paulo: Escala Educacional, 2016, pg. 141-144.
A industrialização brasileira tomou corpo a partir dos anos 1930. Nesse sentido, assinale a opção correta sobre o processo de industrialização brasileiro.
A Coreia do Sul faz parte do grupo dos “NICs”, sigla em inglês que representa os países de industrialização recente. Podemos destacar, como fundamentais para o processo de industrialização desse país, os seguintes fatores:
I – Existência de abundantes recursos minerais metálicos e fósseis, que garantiram o indispensável suprimento de energia e os insumos necessários à indústria de base.
II – Maciços investimentos na educação e na melhoria da infraestrutura de transporte e de energia.
III – Concessão de incentivos à exportação, tais como redução de impostos e controle da política cambial.
IV – Grandes estímulos ao consumo interno, via expansão de crédito subsidiado às famílias, com o objetivo de expandir o mercado doméstico.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
(“Mercado da moda se articula e traça metas para nova revolução industrial”. Folha de S. Paulo, 07/05/2017. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/05/1881838-vigiar-e-consumir.shtml>. Acesso em 25 julho 2017.)
Sobre o futuro da indústria de confecção, afirma-se nesse texto que estaria em curso um novo modelo produtivo, baseado nas novas tecnologias de informação e comunicação. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. A terciarização é uma das principais características dessa nova revolução industrial.
2. “Menos pessoas e mais programas de computador e máquinas automatizadas” são características da terceira revolução industrial, cuja emergência se deu no final do século XX.
3. Entre os principais elementos responsáveis pelas intensas transformações desse novo modelo produtivo, estão os adventos do petróleo, da energia elétrica, do alumínio e do telefone.
4. Flexibilização, toyotismo, pós-fordismo, robótica e cibernética são alguns dos principais conceitos associados a esse momento histórico da nova revolução industrial.
Assinale a alternativa correta.
Até os anos 1920, o contexto econômico do país não estimulava significativamente o desenvolvimento industrial, mas a crise de 1929 introduziu mudanças nesse quadro. O violento corte nas importações de bens de consumo criou uma conjuntura favorável ao investimento na indústria nacional. Os produtos industrializados no Brasil passaram a ocupar então boa parte do mercado interno, antes praticamente abastecido só por produtos importados.
(Elian A. Lucci et al. Território e sociedade no mundo globalizado, 2014)
Na industrialização brasileira, o momento descrito pelo excerto pautou-se
Os negócios financeiros do mundo estão nas mãos de todos e de ninguém em particular. Atingiu-se um estágio em que o capitalismo não tem mais donos, os países não têm mais fronteiras para o dinheiro e as transações são instantâneas. A propriedade das grandes empresas está retalhada entre milhões de acionistas. Da mesma forma, o capital internacional mais pesado é o dinheiro de milhões de investidores, canalizado através de fundos para aplicações nos mais diversos países.
Com base na informação e nos conhecimentos sobre o capitalismo e sua evolução, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) A industrialização de países periféricos aconteceu em função, entre outros, da migração de empresas estrangeiras para suas áreas, em busca de menos gastos com impostos, fácil acesso a matérias-primas e uma mão de obra mais barata.
( ) A crise de 2008 foi de superprodução industrial e agrária, ocorrendo a bancarrota dos preços das mercadorias mais vendidas na época, levando ao fechamento de fábricas, falência de negócios rurais, desvalorização brutal das ações das empresas e diminuição das exportações e das importações.
( ) Os países periféricos, devido a sua constante instabilidade política, estão, atualmente, fora do circuito financeiro internacional.
( ) A sociedade de consumo atual, resultante do capitalismo, caracteriza-se pela obsolescência programada, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente descartadas.
( ) O capitalismo tende a criar um circulo vicioso de desigualdade, uma concentração cada vez maior da riqueza, e essa situação de desigualdade extrema pode levar a um descontentamento geral e até ameaçar os valores democráticos.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para
baixo, é a
A Scania inaugura na próxima terça-feira, dia 28.08, uma nova fábrica de solda de cabinas, voltada exclusivamente para produzir a nova geração de caminhões da companhia. A unidade, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, aplica o conceito de indústria 4.0, considerado a quarta revolução industrial. O investimento da Scania na nova fábrica foi de R$ 340 milhões nos últimos três anos. A fábrica tem capacidade técnica para produzir até 25 mil cabinas por ano, em 19 diferentes modelos.
(https://economia.estadao.com.br. 26.08.2018. Adaptado)
Para a indústria em questão estar inserida na quarta revolução industrial, ela deve