Questões Militares
Sobre migrações em geografia
Foram encontradas 44 questões
(ALMEIDA, L. M. A.; RIGOLIN, T. B. Fronteiras da globalização. 2 ed. São Paulo: Ática, 2013, p. 205.)
Diante do exposto, e com base nos conhecimentos de geografia da população, assinale a alternativa correta.
(ONU. Perspectivas da Urbanização Mundial. Disponível em: https://www.unric.org/pt/actualidade/31537-relatorio-da-onu-mostrapopulacao-mundial-cada-vez-mais-urbanizada-mais-de-metade-viveem-zonas-urbanizadas-ao-que-se-podem-juntar-25-mil-milhoes-em2050. Acesso em: 30/12/2022.)
São características das megacidades nos países em desenvolvimento, EXCETO:
I. A região é a mais populosa e industrializada do país. Nela estão situadas as duas maiores metrópoles brasileiras. II. A região é motivo de preocupação não só para o país como para várias organizações ambientalistas internacionais que lutam para preservar sua natureza e sua rica biodiversidade. III. A região apresenta grandes problemas sociais e é considerada a principal área de migração do país. Milhares de seus habitantes migram buscando melhores condições de vida.
Os textos I, II e III destacam, respectivamente, características das regiões do mapa indicadas pelos números
(Weissheimer, Marco. Disponível em:<http://www.sul21.com.br/jornal/mulheres-curdas-lutam-por-democracia-confederada-e-nova-economia/> . Acessado em: 16/08/2016).
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre geopolítica e conflitos territoriais mundiais, considere as seguintes afirmativas:
1. O texto retrata um dos principais conflitos e impasses étnico-territoriais na região do Oriente Médio, que envolve um grupo étnico considerado a maior nação sem pátria do mundo.
2. Grande parte do povo curdo habita uma região montanhosa localizada dentro dos territórios da Turquia, Síria, Iraque e Irã, mostrando que fronteiras étnicas e culturais entre Estados nem sempre são convergentes.
3. Apesar do conflito com o Estado Islâmico, o território curdo é reconhecido pelos Estados do Irã, Iraque e Turquia, onde a língua curda é tida como oficial.
Assinale a alternativa correta.
Historicamente, as possibilidades de sucesso para as populações de migrantes estão muito relacionadas com as disponibilidades de recursos para a ocupação dos novos territórios. Nos casos em que estes foram abundantes, os imigrantes encontraram pouca resistência, chegando mesmo a ser planejada a sua vinda, o que lhes permitiu não somente a fixação, mas também a ascensão social.
(ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil. 6ª ed. São Paulo: EDUSP, 2019. p. 397 e p. 398)
Dentro desse contexto, são exemplos de sucesso os imigrantes constante na alternativa:
Analise o mapa
Fluxos provenientes do estado de São Paulo (2005-2010)
(THÉRY, H.; MELLO-THÉRY, N. A.
Atlas do Brasil – Disparidades e dinâmicas do território)
Sobre esse movimento migratório apresentado, é correto
afirmar que há
Analise o mapa.
(http://g1.globo.com. 15.07.2011.)
No contexto dos movimentos realizados pela população
brasileira em seu território, as regiões e os fluxos destacados no mapa fazem referência à
Martini, Alice de. Geografia Ação e Transformação. 1. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2016, pg. 84.
Sobre a realidade que envolve o contexto dos principais fluxos imigratórios para o Brasil e que contribuíram para a sua formação étnica e económica, assinale a opção correta.
A combinação dos dados dos dois gráficos permite identificar o aspecto de uma pirâmide etária de um país com níveis muito elevados de imigração laboral recente.
Analise o mapa.
(THÉRY, H.; MELLO-THÉRY, N. A.
Atlas do Brasil – Disparidades e dinâmicas do território)
Sobre esse movimento migratório apresentado, é correto
afirmar que há
“O deslocamento de pessoas entre países, regiões, cidades etc. é um fenômeno antigo, amplo e complexo, pois envolve as mais variadas classes sociais, culturas e religiões”.
SENE, Eustáquio & MOREIRA, J.C. - Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização (3). 2ª ed. S Paulo: Moderna, 2012.
Sobre os fluxos migratórios contemporâneos, considere as seguintes afirmações:
I – Em termos quantitativos, a maior parte dos deslocamentos humanos se refere à saída de
migrantes dos países pobres e emergentes em direção aos desenvolvidos.
II – Na última década, a América Latina e o Caribe contribuíram com o maior contingente de emigrantes, seguidos pela África setentrional.
III – Países do Oriente Médio, como Catar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Kuwait recebem muitos migrantes oriundos do sul da Ásia (Paquistão, Índia e Filipinas).
IV – A “drenagem de cérebros” é um grande problema para os países de origem desses fluxos, pois afeta a sua capacidade tecnológica, comprometendo o seu desenvolvimento.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
Leia o texto que descreve a organização de parte do espaço brasileiro nas décadas de 1970 e 1980.
No imaginário coletivo de novos investimentos e empresários do Centro-Sul, vislumbrava-se a perspectiva de novos investimentos e a expansão de suas atividades. No horizonte camponês, as vítimas da seca do sertão nordestino e os expropriados pelo então recente processo de mecanização das lavouras do Sul – avistavam um pedaço de terra e o recomeço da vida. O movimento migratório rumo ao “Eldorado” atinge proporções consideráveis e faz brotar cidades no “meio do nada”.
(Daniel Monteiro Huertas, in http://www.teses.usp.br/ Acesso em 25.04.2019. Adaptado)
O texto descreve
*Dados aproximados. (Fonte do texto e das informações: adaptado de <https://www.uol/noticias/especiais/imigrantes-brasil-venezuelanos-refugiados-media-mundial. htm#menos-imigrantes-do-que-argentina-e-paraguai?>.)
Levando em consideração o texto e os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
Julgue o seguinte item, relativo à população do Brasil e aos movimentos migratórios internos dessa população.
O perfil demográfico dos brasileiros tem-se alterado com o
aumento da média de idade da população, um dos fatores da
crise previdenciária atual.
No passado, o Brasil foi um país imigrante, mas, atualmente, é um país de emigrantes.
Dentre as causas dessa situação, pode-se destacar:
Texto 1A7AAA
A globalização e a Terceira Revolução Industrial são processos interligados e interdependentes, que se influenciam mutuamente, pois, por um lado, não haveria a integração planetária sem as novas tecnologias e, por outro lado, traços essenciais dessa nova revolução industrial — tais como a maior importância do mercado global frente aos nacionais, a concorrência e os preços sendo cada vez mais definidos na escala internacional, a produção interdependente (uma peça é fabricada em um país e outra em uma economia nacional diferente), as empresas em rede — não seriam possíveis sem o avançar da globalização.
José William Vesentini. Nova ordem, imperialismo e geopolítica global.
Campinas: Papirus, 2003. p. 103 (com adaptações).
Texto 1A7BBB
Embora tenham sido aspectos sempre presentes na História humana, as migrações assumiram dimensão ainda maior na era contemporânea, estimuladas por avanços tecnológicos nos setores de transportes e comunicações, pela acelerada internacionalização da economia e pelo agravamento de disparidades sociais e econômicas entre regiões e países.
Maria Rita Fontes Faria. Migrações internacionais no plano multilateral.
Brasília: FUNAG, 2015. p. 23 (com adaptações).
Considerando os textos precedentes e os múltiplos aspectos a eles relacionados, julgue o item que se segue.
O aumento dos fluxos migratórios tem provocado a escalada de manifestações de xenofobia — a discriminação ao estrangeiro — e etnocentrismo — visão de mundo que considera determinadas nações, nacionalidades ou etnias socialmente mais importantes que outras.
Com a recente crise econômica mundial, os Estados Unidos da
América deixaram de ser um país atrativo para migrantes
latinos.