Questões Militares
Comentadas sobre regionalização brasileira em geografia
Foram encontradas 21 questões
Brasil: rendimento mensal domiciliar per capita segundo as Unidades da Federação, 2020
Com base no mapa e levando em conta a divisão regional proposta pelo geógrafo Milton Santos, a porção do espaço brasileiro que agrupa mais Unidades da Federação com maior faixa de rendimento mensal domiciliar per capita é
Considerando os dados apresentados e conhecimentos sobre as características e a organização espacial do território brasileiro, no gráfico, as Unidades da Federação indicadas por UF 1 e UF 2 correspondem, respectivamente, a
Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8911/1 /Regi%C3%A3o%20e%20regionaliza%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso: 06 Fev 2024.
Agora avalie se as seguintes afirmativas são falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) A divisão geoeconômica é a ideal para a quantificação e análise de dados quantitativos e qualitativos para cada Unidade da Federação.
( ) A divisão do IBGE por ser a mais antiga, apresentou como critério para sua delimitação apenas os aspectos fitogeográficos.
( ) A divisão geoeconômica é estática desde a sua criação, e apenas Estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste formam o que representa o Centro-Sul.
As afirmativas são, respectivamente,
(AB’SÁBER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil, 2003, p. 119)
Na atualidade, é uma área com ocupação marcada pela produção de grãos e por impactos ambientais provocados pela contaminação dos mananciais e do solo pelo uso de agroquímicos. Essa região compreende a área de abrangência do domínio morfoclimático
Diante disso, o governo brasileiro empreendeu um plano de ação para promover o desenvolvimento das regiões mais estagnadas econômica e socialmente, por meio de uma política de incentivos fiscais e da criação de infraestrutura para atração de investimentos empresariais. Assim, em 1959, houve a criação
Sobre o tema, é correto afirmar:
Relacione corretamente as características das regiões brasileiras com as respectivas cidades, áreas metropolitanas, economia e formas de relevo.
A Região Sudeste
B Região Sul
C Região Nordeste
D Região Norte
( ) Com uma economia baseada principalmente na exportação de bens de baixo valor agregado, de setor primário e secundário incipiente (extrativismo vegetal, agropecuária e mineração), apresenta-se com regiões metropolitanas como Belém e Manaus com formas morfoestruturais de escudo cristalino e grandes bacias sedimentares do terciário.
( ) Conta com a maior taxa de urbanização e concentração populacional, inclusive conhecida por terminologias oficiais em Geografia como “A Região Concentrada”, com grande ocorrência de atividades do setor terciário (comércio e serviços), além de diversidade de formas de relevo, como é o Estado do Espírito Santo.
( ) A primeira região a ser ocupada no país, configurando-se como o centro econômico brasileiro entre os séculos XVI e XVII, a partir do plantio de cana-de-açúcar, criação de gado bovino etc, com uma grande faixa costeira e escudo cristalino no interior.
( ) Refere-se à região com razoável taxa de urbanização, que passou a ser mais intensamente ocupada após as missões e a Guerra do Paraguai, recebendo grande carga de imigrantes alemães, poloneses e italianos, especialistas no trabalho agrícola e na pecuária extensiva, onde se localizam estados como SC e PR.
De acordo com a relação e descrição, assinale a alternativa
que contém a sequência correta, no sentido de cima para
baixo.
1. Tratado de Madri (1750)
2. Tratado de Santo Ildefonso (1777)
3. Tratado de Petrópolis (1903)
( ) Permitiu à Bolívia usar os rios brasileiros para alcançar o oceano Atlântico e estabeleceu que a região do Acre fosse incorporada ao Brasil.
( ) Devolveu a Portugal a ilha de Santa Catarina, ficando com a Espanha a Colônia de Sacramento e a região dos Sete Povos das Missões.
( ) Redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola: Portugal obteve o controle da maior parte da bacia Amazônica, enquanto a Espanha a maior parte da bacia do Prata.
Assinale a opção que indica a correspondência correta, de cima para baixo.
“A revisão da Divisão Regional do Brasil para fins de divulgação da informação estatística constitui parte da missão institucional do IBGE e visa atualizar o quadro regional do País, elaborado pelo então Departamento de Geografia na década de 1980 e publicado em 1990.
A necessidade de atualização dos recortes regionais vem ao encontro do expressivo aumento verificado na diferenciação interna do território brasileiro, como resultado das transformações econômicas, demográficas, políticas e ambientais ocorridas ao longo das últimas décadas”.
Fonte: IBGE. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. (2017). Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv1 00600.pdf
Considerando a atual Divisão Regional do Brasil elaborada pelo IBGE, afirma-se corretamente que as 5 (cinco) macrorregiões existentes têm desigualdades quanto às suas áreas territoriais, situações econômicas, total de população e mesmo quanto ao número de estados que compõem cada uma dessas regiões. Em relação a essas regiões brasileiras, é CORRETO afirmar que
Assinale a alternativa que apresenta os estados brasileiros que compõem a Amazônia Oriental.
Uma família resolve viajar pelo Nordeste, fotografando a diversidade de sua paisagem natural. Saindo de Barreiras (BA), a família viajou por quatro dias, parando em alguns pontos destacados no mapa abaixo. Três das fotos realizadas registraram paisagens muito características, que podem ser representadas pelas famosas ilustrações de Percy Lau, abaixo:
Fonte: Revista Brasileira de Geografia: Tipos e Aspectos do Brasil. 9ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1970. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv82362.pdf
Considerando as características naturais do nordeste brasileiro, pode-se afirmar que as fotos
representadas pelas imagens A, B e C foram tiradas, respectivamente, nos seguintes trechos da
viagem
O porto de Itaqui, mencionado no fragmento de texto acima, é importante estrategicamente para a rede de exportações brasileira por ser