A respeito da criação da Superintendência do Desenvolvimento...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
III - Ainda de acordo com as políticas centralizadoras da época sua subordinação a presidência demonstra o prestígio da iniciativa no momento de sua criação.
Gabarito do Professor: Letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO- E
TODAS AS ALTERNATIVAS SÃO VERDADEIRAS A RESPEITO DA SUDENE.
Essa questão caberia uma revisão, pois ficou faltando o estado do Espírito Santos, pois alguns municipios ES, também fazem parte da sudene.
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) é uma especial, administrativa e financeiramente autônoma, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, criada pela n.º 125, de 03/01/07, com sede em , estado de , e vinculada ao .
Estão sob jurisdição da Sudene os estados de , , , , , , , , e, parcialmente, os estados de e do .
Criada originalmente pela Lei 3 692, de 1959, a Sudene veio substituir o modelo dos dois órgãos precedentes a ela (GTDN e Codeno). Foi idealizada no governo do presidente , tendo à frente o , como parte do programa desenvolvimentista então adotado.
Até hoje a Sudene não obteve os resultados esperados. Criou-se a expressão "indústria da seca" para justificar a existência do órgão e da promoção de muitos políticos.
A área de atuação da Sudene é a totalidade de nove estados nordestinos e o extremo norte de Minas Gerais; mais tarde; em 1998, toda a porção mineira do Vale do Jequitinhonha e o norte do Espírito Santo foram incluídos na área da Sudene.
Gabarito: E
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Superintend%C3%AAncia_do_Desenvolvimento_do_Nordeste
Gabarito E
Parte NORTE de Minas Gerais também fez parte dos objetivos da Sudene em razão dos seus indices de desenvolvimento serem muito similares ao da região pobre da Bahia, diferentemente da região do triângulo mineiro (Uberaba, Uberlandia, Araguari) e Belo Horizonte.
Só o governador de MG que não percebe que a população mineira tem mais características nordestinas do que ele pensa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo