Questões Militares de Atualidades - Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global na Atualidade
Foram encontradas 33 questões
A ciência ainda não tem certeza, mas pesquisadores dizem que há motivos para se preocupar.
À medida que os resíduos plásticos proliferam em todo o mundo, uma questão essencial permanece sem resposta: que danos, se houver, eles causam à saúde humana? Há alguns anos, quando os microplásticos começaram a aparecer nas entranhas de peixes e mariscos, a preocupação se concentrou na segurança dos frutos do mar. [...] porém, os cientistas já compreendiam que os microplásticos estão presentes no sal, na cerveja, em frutas e vegetais frescos e na água potável. Partículas transportadas pelo ar podem circundar o globo em questão de dias e cair do céu como chuva. [...] “Quando comecei a fazer esse trabalho em 2014, os únicos estudos que estavam sendo feitos envolviam procurar onde eles estão”, diz Alice Horton, cientista marinha do Centro Nacional de Oceanografia do Reino Unido, especializada em poluição por microplásticos. “Podemos parar de procurar agora. Sabemos que onde quer que olhemos, vamos encontrá-los.”
https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/04/ microplasticos-estao-em-nossos-corpos-quanto-eles-nos-prejudicam
Os microplásticos ganharam centralidade nos atuais debates sobre a relação entre meio ambiente e a sociedade, esse micromaterial é
(DW. Disponível em https://bityli.com/hCPQFyphX. Acesso em 28.11.2022. Adaptado)
A declaração final considera também a
Após mais de duas semanas de intensas negociações, os participantes da cúpula do clima das Nações Unidas no Egito, a COP27, firmaram o compromisso de financiar um novo fundo [...] [O tema foi] adiado nas cúpulas do clima realizadas desde a década de 1990. Mas diante do rápido aumento dos eventos climáticos extremos e da pressão dos países menos desenvolvidos [...] pela primeira vez na história, houve um acordo sobre esse assunto.
Adaptado de texto publicado em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63693858.
O acordo proposto pela Cop27 determina a criação de um fundo
A ativista se tornou conhecida por seus discursos
“Os Estados Unidos retornaram oficialmente ao Acordo de Paris sobre o Clima, nesta sexta-feira, 19, e o governo do presidente Joe Biden prometeu tornar a batalha ambiental prioridade máxima de seu governo.”
Fonte: Estados Unidos retornam oficialmente ao Acordo de Paris. Carta Capital. 19 de fev. 2021.
Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/mundo/estados-unidos-retornam-oficialmente-ao-acordo-de-paris/
As discussões acerca da intensificação do efeito estufa e dos impactos do aquecimento global têm mobilizado cientistas, Estados nacionais e organismos internacionais na busca por soluções e acordos visando à redução das emissões dos chamados gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), o gás metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O). Sobre o aquecimento global e as ações para combatê-lo, é CORRETO afirmar que
Acerca dos problemas sociais urbanos no Brasil e de seus desdobramentos socioeconômicos e socioespaciais, julgue o item a seguir.
As queimadas no Pantanal e o desmatamento da Amazônia
registrados nos últimos dois anos são exemplos de impactos
ambientais que poderiam, ao menos parcialmente, ter sido
evitados, uma vez que foram causados, em parte, pelo ser
humano.
Na 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC, em Paris, foi adotado um novo acordo com o objetivo central de fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças. O Acordo de Paris foi aprovado pelos 195 países Parte da UNFCCC para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) no contexto do desenvolvimento sustentável. O compromisso ocorre no sentido de manter o aumento da temperatura média global em bem menos de 2 °C acima dos níveis pré-industriais e de envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais. Para que o acordo comece a vigorar, é necessária a ratificação de pelo menos 55 países, responsáveis por 55% das emissões de GEE. O secretário-geral da ONU, numa cerimônia em Nova York, no dia 22 de abril de 2016, abriu o período para assinatura oficial do acordo, pelos países signatários.
(Fonte: <http://www.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas/acordo-de-paris>. Acessado em 03/07/2017.)
Com relação ao assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O Brasil já ratificou o Acordo de Paris e se comprometeu junto às Nações Unidas a reduzir, em 2025, as emissões de GEE em 37% abaixo dos níveis de 2005, bem como reduzir as emissões de GEE em 43% abaixo dos níveis de 2005 em 2030.
( ) A União Europeia sugeriu a negociação direta com grandes empresas e estados dos EUA para redução de GEE, como alternativa à saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris.
( ) A saída dos EUA do Acordo de Paris motivou a saída também da China, uma das principais emissoras de GEE do mundo.
( ) A Rússia, maior emissora de GEE do mundo, anunciou sua saída do Acordo de Paris para expandir sua atividade industrial e se manter competitiva em relação aos EUA.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
É uma feição específica da Geopolítica contemporânea que emergiu como proposta de cooperação internacional com base em nova relação sociedade-natureza. […] Trata-se de uma tentativa de ajustar o sistema capitalista por meio de conciliação das tendências da lógica da acumulação com as da lógica cultural, particularmente os movimentos ambientalistas.
(Castro, Iná Elias et al. Geografia: Conceitos e Temas. Adaptado)
O texto refere-se ao surgimento
A compra da remota Ilha da Groenlândia proposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, pode soar estranha. Afinal, trata-se do território menos povoado da Terra, com mais de 2 milhões de quilômetros quadrados – mais ou menos um quarto da área do Brasil – e apenas 57 mil habitantes.
(Disponível em: noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2019/08/22/por-que-remota-groenlandia-interessa-tanto-aos-eua-e-a-china.htm.)
Ponderando a dimensão e o alcance geopolítico do tema, considere as seguintes afirmativas:
1. A região ártica inclui territórios pertencentes ao Canadá, Finlândia, Groenlândia, Islândia, Noruega, Rússia, Suécia e Estados Unidos.
2. Os Estados Unidos possuem uma estratégia já consagrada de atuação na região ártica, construída a partir da aquisição do Alasca junto ao Império Russo em 1867.
3. A Rússia é o país com maior presença no Ártico e o melhor preparado para enfrentar as severidades da região.
4. Os efeitos do aquecimento global se manifestam no Ártico e o derretimento do gelo está permitindo um acesso mais fácil à região, chamando a atenção das nações árticas sobre ganhos e perdas potenciais a alcançar.
Assinale a alternativa correta.
Cerca de 12 milhões de hectares de florestas tropicais desapareceram em 2018, o equivalente a 30 campos de futebol por minuto. Os dados de 2018 são do Global Forest Watch, atualizado pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. O levantamento mostra o complexo retrato do desmatamento em áreas com densas florestas tropicais.
(https://www.bbc.com/portuguese/geral-48046107. Acesso em 13.05.2109. Adaptado)
Além da Amazônia, a campeã em desmatamento, outra área de forte desmatamento é
Considerando essas informações, é correto afirmar que o local, no Distrito Federal, onde nascem os afluentes da bacia hidrográfica do Paraná, que escorre para o sul do País, e da bacia Tocantins/Araguaia, que segue para o norte, denomina-se
I. Reaproveitamento do lixo reciclável. II. Reuso da água por indústrias. III. Utilização da energia solar e eólica. IV. Agricultura orgânica.
Estão corretas as afirmativas: