Questões Militares de Atualidades
Foram encontradas 584 questões
A respeito dos atuais desafios para o bloco alcançar uma maior integração, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A finalização do acordo entre Mercosul e União Europeia tem sido dificultada pelo aumento da pressão ambiental sobre o Bloco americano e pelo protecionismo do setor agrícola de alguns membros da União Europeia.
( ) O acordo de livre-comércio entre Uruguai e China, que foi assinado em 2022, permite a entrada de produtos chineses no Uruguai sem pagar taxas de importação, estendendo a eliminação de barreiras tarifárias intrabloco a um país não americano.
( ) A reintegração da Venezuela depende de o país respeitar os acordos e tratados assumidos no protocolo de adesão ao bloco, como o compromisso com a promoção e proteção dos direitos humanos, por exemplo.
As afirmativas são, respectivamente,
Em 2023, a Volkswagen criou a campanha publicitária “Volkswagen 70 anos” para lançar a versão moderna da Kombi. As imagens mostram Maria Rita, filha de Elis Regina, dirigindo o veículo lançado pela montadora e, num dado momento, Elis aparece ao lado, dirigindo uma kombi original, e as duas cantam juntas Como Nossos Pais, de autoria de Belchior. O dueto só foi possível pelo uso de Inteligência Artificial (IA) que “trouxe à vida” a cantora morta em 1982. Enquanto muitos fãs e internautas elogiaram e se emocionaram com a propaganda, outros questionaram se é ético usar a imagem de uma pessoa que não está mais viva em um contexto fictício usando deep fake. O debate chegou ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que abriu um processo para avaliar a peça publicitária.
Adaptado de https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx9p9x01y84o
Com base no relato do episódio, analise as afirmativas sobre o aspecto ético do uso de imagens geradas por IA pela indústria audiovisual.
I. O fato de a campanha não alertar os espectadores que as imagens foram produzidas com uso de IA pode gerar desinformação e distorção da realidade.
II. A adoção da tecnologia deep fake na indústria audiovisual preocupa o sindicato de atores e cantores, que questionam o direito de recriar vozes e imagens de artistas que faleceram.
III. O uso, considerado descontextualizado por uma parcela da sociedade, de uma música escrita como crítica ao regime militar levantou dúvidas sobre o direito de herdeiros autorizarem o uso da imagem/voz de uma pessoa que já morreu para recriar cenas ficcionais.
Está correto o que se afirma em
A respeito dos tributos vigentes sobre o consumo, alvo da reforma tributária, assinale a afirmativa correta.
Sobre a tecnologia 5G no Brasil é correto o que se afirma em:
Em relação à atual situação dos refugiados no planeta, está correto o que se afirma em:
A notícia anuncia a realização do evento:
A notícia trata do prêmio dado à cantora
Robin West tem 17 anos de idade e é uma pessoa diferente das demais − ela não tem um smartphone (telefone inteligente). Em vez de rolar a tela em aplicativos como TikTok e Instagram o dia inteiro, ela usa o chamado “telefone burro”. (Disponível em: https://www.bbc.com)
Sobre o “telefone burro” é correto afirmar:
https://cearacriolo.com.br/negros-e-negras-cearenses-afirmo-sua-existencia/
A crítica do texto apresenta um aspecto regional de um projeto nacional ao fim do processo escravocrata que promoveu a(as)
A invasão da Ucrânia pela Rússia ocorreu no início de 2022. Ela foi motivada pelo avanço da Otan no Leste Europeu e por questões geopolíticas entre os dois países envolvidos. "Por que a Rússia invadiu a Ucrânia em 2022? Trata-se de algo multifatorial. A Rússia invadiu a Ucrânia no dia 24 de fevereiro de 2022, após uma escalada nas tensões que haviam tido início poucos meses antes. Algumas das motivações que conduziram a esse cenário no Leste Europeu, como a maior aproximação da Ucrânia com organizações como a Otan e a União Europeia, são compreendidas mediante a análise das relações históricas entre ambos os países"
GUITARRARA, Paloma. "Por que a Rússia invadiu a Ucrânia em 2022?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ geografia/por-que-a-russia-invadiu-a-ucraniaem-2022.htm. Acesso em 23 de dezembro de 2022.
Entre as relações históricas citados no texto e que estão entre as razões apontadas pela Rússia para justificar a guerra podemos citar a(o)
[...] “Meu nome é Gal” já estava inteiramente filmado quando a musa da Tropicália partiu. A trama acompanha o percurso inicial da carreira da cantora, do momento em que ela troca a Bahia natal pelo Rio e, posteriormente, São Paulo, em 1966, até o início dos anos 1970, quando Gilberto Gil (Dan Pereira) e Caetano Veloso (Rodrigo Lelis), seus companheiros do movimento tropicalista, são presos e acabam se exilando na Europa. [...] — Muitas cinebiografias querem contar a vida inteira da personagem, mas não aprofundam nada. Então chegamos a um recorte mais fechado, que vai da Tropicália até “Fa-tal”, período em plena ditadura militar.
https://oglobo.globo.com/cultura/filmes/noticia/2022/11/meu-nome-e-gal-filmeinedito-sobre-gal-costa-sera-revisto-e-ampliado-apos-a-morte-da-cantora.ghtml.
Gal Costa falecida em novembro de 2022 foi a musa maior do tropicalismo, um dos mais importantes movimentos culturais do Brasil no final da década de 1960. Entre os muitos parceiros artísticos de Gal Costa ganham destaque os tropicalistas abaixo, exceto:
[...] o risco de epidemias também pode ser gerado pelas mudanças climáticas, que provocam o deslocamento de mosquitos portadores da malária ou da dengue, e o início do degelo do permafrost, onde micróbios de outras épocas estão presos. "Nosso maior inimigo é nossa própria ignorância, porque a natureza está cheia de microorganismos", principalmente no permafrost, "verdadeira caixa de pandora", disse à AFP Birgitta Evengard, microbiologista da Universidade de Umea, na Suécia. [...] https://exame.com/ciencia/por-que-novas-epidemias -sao-um-risco-do-aquecimento-global/
O principal risco associando o aquecimento global ao surgimento de epidemias é o (re)surgimento de vírus e bactérias preservados no permafrost, o (a)
A ciência ainda não tem certeza, mas pesquisadores dizem que há motivos para se preocupar.
À medida que os resíduos plásticos proliferam em todo o mundo, uma questão essencial permanece sem resposta: que danos, se houver, eles causam à saúde humana? Há alguns anos, quando os microplásticos começaram a aparecer nas entranhas de peixes e mariscos, a preocupação se concentrou na segurança dos frutos do mar. [...] porém, os cientistas já compreendiam que os microplásticos estão presentes no sal, na cerveja, em frutas e vegetais frescos e na água potável. Partículas transportadas pelo ar podem circundar o globo em questão de dias e cair do céu como chuva. [...] “Quando comecei a fazer esse trabalho em 2014, os únicos estudos que estavam sendo feitos envolviam procurar onde eles estão”, diz Alice Horton, cientista marinha do Centro Nacional de Oceanografia do Reino Unido, especializada em poluição por microplásticos. “Podemos parar de procurar agora. Sabemos que onde quer que olhemos, vamos encontrá-los.”
https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/04/ microplasticos-estao-em-nossos-corpos-quanto-eles-nos-prejudicam
Os microplásticos ganharam centralidade nos atuais debates sobre a relação entre meio ambiente e a sociedade, esse micromaterial é