Questões Militares Sobre saúde em conhecimentos gerais

Foram encontradas 20 questões

Ano: 2023 Banca: NUCEPE Órgão: CBM-PI Prova: NUCEPE - 2023 - CBM-PI - Soldado |
Q2182066 Conhecimentos Gerais
“[...] A Saúde Única é compreendida como um esforço colaborativo interdisciplinar entre medicina, veterinária e gestão ambiental como forma de prevenir e lidar com doenças infecciosas. Partindo desse conceito, o sucesso no controle de zoonoses depende da ação da sociedade nas causas do problema, o que significa mudar comportamentos individuais e coletivos relacionados ao uso de recursos e à conservação da natureza. [...]” 
MORSELLO, Carla; RIBEIRO, Isabel Tostes; PRIST, Paula Ribeiro. Pandemia e mudanças ambientais globais: Qual é a relação. In: FRACALANZA, Ana P. et al. Sociedade, meio ambiente e cidadania em tempos de pandemia. São Paulo: Blücher, 2022. p. 40.
No fragmento de texto, o conceito de saúde se mostra mais englobante, físico, mental e social, acrescenta-se a qualidade de vida, sendo que a pois, além do bem-estar associação entre saúde e preservação ambiental vai se tornando mais necessária na atualidade. Diante desse contexto, analise as seguintes afirmações:
I - Entre os processos de transmissão de zoonoses, podemos apontar a criação de animais selvagens em ambientes residenciais, retirando-os do seu habitat natural.
II - O processo de destruiçã do ambiente natural dos animais promove o contato entre animais selvagens, animais domésticos e seres humanos, possibilitando o doenças. surgimento de algumas
III - A participação das grandes corporações na degradação ambiental está em divergência com a desigualdade social, inclusive com as pandemias, pois essas empresas buscam aliar o ambiente urbano ao rural para as econômica. soluções de algumas problemáticas que surjam na sua atividade
IV - A participação da sociedade civil juntamente com as instituições governamentais representa um ponto de reflexão na defesa do meio ambiente e na qualidade de vida como um todo.
É correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: PM-SP Prova: FGV - 2022 - PM-SP - Soldado da Polícia Militar |
Q1963691 Conhecimentos Gerais
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a Covid-19, causada pelo novo coronavírus, alcançou uma disseminação mundial, tendo se espalhado por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa e que, apesar da diminuição de casos, continua sendo uma crise global.
O trecho descreve um fenômeno classificado como 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: Exército Órgão: EsSA Prova: Exército - 2021 - EsSA - Sargento - Geral |
Q1879462 Conhecimentos Gerais
Leia o texto da campanha do Ministério da Saúde em favor da amamentação publicado em 2008: “NADA MAIS NATURAL QUE AMAMENTAR. NADA MAIS IMPORTANTE QUE APOIAR. AMAMENTAÇÃO: PARTICIPE E APOIE A MULHER”. O uso deste tipo de campanha pelo Governo Federal do Brasil está diretamente relacionado:
Alternativas
Q1814832 Conhecimentos Gerais
   Foi durante uma onda de calor em Sydney, na Austrália, que a meteorologista paraibana Micheline Coelho sentiu na pele um dos impactos mais sutis, mas nem por isso menos importante, dos extremos meteorológicos causados pela mudança do clima. Naquele dia de janeiro de 2020, os termômetros chegaram a quase 49 ºC à sombra. “O mal-estar foi instantâneo”, lembra a pesquisadora. “Fatores como baixa umidade do ar e altas temperaturas provocam alterações no metabolismo no corpo humano, interferindo nas funções cardiovascular e renal e no controle da pressão arterial, assim como nos níveis plasmáticos de hormônios como o cortisol e o hormônio tireoideano”, explica Coelho.
   Sabe-se que a temperatura média global subiu 1,1 ºC desde o final do século XIX e que eventos extremos, como grandes estiagens, inundações bruscas e deslizamentos de terra, devem tornar-se mais frequentes nas próximas décadas. Mas, pelo menos no que diz respeito ao calor, as consequências já são realidade, de acordo com os resultados. “Nossa pesquisa mostra que as mudanças climáticas já provocam graves efeitos sobre a saúde, sobretudo em áreas urbanas”, ressalta Coelho.

Internet: <https://revistapesquisa.fapesp.br> (com adaptações). 

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.


As consequências das mudanças climáticas, como o calor, aumentam a ocorrência de doenças como dengue, febre amarela, malária e AIDS, que são transmitidas por vetores.

Alternativas
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: PM-SP Prova: FGV - 2021 - PM-SP - Aluno - Oficial PM |
Q1727931 Conhecimentos Gerais

As imagens a seguir retratam a história da consolidação do programa de vacinação brasileira ao longo de mais de 100 anos e testemunham a história da virologia e da luta dos cientistas para a erradicação de moléstias no Brasil.



Imagem associada para resolução da questão

A respeito da trajetória da vacinação no Brasil, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Q867838 Conhecimentos Gerais

Missão cumprida pelo Primeiro Batalhão, atual 1° BPChq-BTA, sob comando do Tenente Coronel Jayme dos Santos. Os integrantes da Unidade atuaram no interior do Estado e, enquanto combateram uma grave doença, aproveitaram para difundir novas culturas agrícolas.


O texto refere-se ao episódio conhecido como:

Alternativas
Q849015 Conhecimentos Gerais

A respeito da saúde no Brasil, julgue o item seguinte.


Os índices de vacinação no Brasil, país que conseguiu diminuir a incidência de diversas doenças por meio de vacinas no último século, têm caído nos últimos anos, o que se evidencia no não atingimento, em diversas situações, das metas de vacinação impostas pelo governo.
Alternativas
Q849014 Conhecimentos Gerais

A respeito da saúde no Brasil, julgue o item seguinte.


A suspeita e a comprovação da relação entre a microcefalia em bebês e a infecção das mães pelo vírus zika são creditadas a médicos e institutos de pesquisa da região Nordeste do país.

Alternativas
Q848899 Conhecimentos Gerais

          As doenças crônicas não transmissíveis são a maior causa de morte em todo o mundo. Apenas em 2008, elas foram responsáveis por 36 milhões de óbitos. Os dados fazem parte de balanço da Organização Mundial da Saúde. De acordo com o estudo, as doenças cardiovasculares foram responsáveis por 48% das mortes no grupo, seguidas pelo câncer (21%), doenças respiratórias crônicas (12%) e diabetes (3%).

                                                                  Internet: <www.brasil.gov.br> (com adaptações).






No que se refere aos múltiplos aspectos associados à saúde no Brasil, julgue o próximo item.

O Brasil é referência mundial no tratamento de portadores de HIV, assim como na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, tendo conseguido reduzir drasticamente tanto a transmissão da AIDS como a da sífilis, por exemplo.

Alternativas
Q833006 Conhecimentos Gerais

Leia a notícia publicada no G1 em 02/05/2017 às 21h29 min.

Brasil tem 240 mortes confirmadas devido à febre amarela, diz ministério

País confirmou 715 infecções da doença, e já recebeu mais de 3 mil notificações desde o início do surto.


Desde o início da epidemia de febre amarela, em dezembro do ano passado, até a última quinta-feira (27), o Brasil teve 392 suspeitas de mortes devido à doença, sendo que 240 delas foram confirmadas pelo Ministério da Saúde. O número de infecções com resultado laboratorial positivo para o vírus chega a 715, com mais de 3 mil notificações recebidas pelos órgãos de saúde e 1,5 mil casos descartados.

O atual surto de febre amarela, apesar de atingir regiões próximas de zonas urbanas de estados como Rio de Janeiro e São Paulo, ainda é classificado como silvestre pelo governo brasileiro. Ou seja: o mosquito Aedes aegypti, conhecido por transmitir a dengue, chikungunya e a zika, ainda não é transmissor do vírus da febre amarela. Os mosquitos responsáveis por essas infecções ocorridas em áreas de mata e rurais são o Haemagogus e Sabethes.

Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/febre-amarela/noticia/brasil-tem-240-mortes-confirmadas-devido-a-febre-amarela-diz-ministerio.ghtml>. Acesso em: 15 jun. 2017.


Escolha a alternativa correta.

Alternativas
Q816457 Conhecimentos Gerais

“A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) está investigando um caso suspeito de febre amarela de um paciente residente no município de Venha-Ver, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Diante da situação epidemiológica do Brasil em relação à febre amarela, os profissionais de saúde do RN são orientados a notificar os casos suspeitos da doença de forma imediata, conforme determinação do Ministério da Saúde.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2017/02/secretaria-de-saude-investiga-caso-suspeito-de-febre-amarelano-rn.html.)

A febre amarela é largamente conhecida por todos nós, brasileiros. Sabemos que é causada por um vírus, inoculado em nosso corpo pela picada de um mosquito. Fala-se em febre amarela urbana e silvestre. Sobre essas duas modalidades, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q706248 Conhecimentos Gerais
O Governo Federal vem implementando, nos últimos anos, um sistema unificado para o acesso de estudantes às universidades brasileiras. Esse sistema é conhecido como SISU (Sistema de Seleção Unificada). Para concorrer a uma vaga no ensino superior pelo SISU, o aluno deverá prestar o seguinte exame:
Alternativas
Q692450 Conhecimentos Gerais

Aprovada, em abril de 2012. pelo Supremo Tribunal Federal. esta decisão está envolta em grande polêmica.

Trata-se da

Alternativas
Q678537 Conhecimentos Gerais
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, até 2015, o Brasil será o sexto país do mundo com maior número de pessoas idosas. A Constituição de 1988, ao se preocupar com a situação, fez com que as instituições de ensino superior criassem cursos de:
Alternativas
Q672930 Conhecimentos Gerais

 A partir de 7/8/2009, entrou em vigor, no estado de São Paulo, a nova legislação antifumo. Ficou proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Fumódromos em ambientes de trabalho e áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficam proibidas. A medida acompanha cidades como Nova Iorque, Londres, Paris e Buenos Aires. A responsabilidade por garantir que os ambientes estejam livres de tabaco será dos proprietários dos estabelecimentos. Em caso de desrespeito à lei, o estabelecimento receberá multa, que será dobrada em caso de reincidência. Se o estabelecimento for flagrado uma terceira vez, será interditado por 48 horas. E, em caso de nova reincidência, a interdição será de 30 dias.

Internet:<www.leiantifumo.sp.gov.br>  (com adaptações).

Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

A nova legislação não estabelece ambientes 100% livres do tabaco, já que serão permitidos os fumódromos em restaurantes.
Alternativas
Q672731 Conhecimentos Gerais

      A partir de 7/8/2009, entrou em vigor, no estado de São Paulo, a nova legislação antifumo. Ficou proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Fumódromos em ambientes de trabalho e áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficam proibidas. A medida acompanha cidades como Nova Iorque, Londres, Paris e Buenos Aires. A responsabilidade por garantir que os ambientes estejam livres de tabaco será dos proprietários dos estabelecimentos. Em caso de desrespeito à lei, o estabelecimento receberá multa, que será dobrada em caso de reincidência. Se o estabelecimento for flagrado uma terceira vez, será interditado por 48 horas. E, em caso de nova reincidência, a interdição será de 30 dias.

                           Internet:: <www.leiantifumo.sp.gov.br> (com adaptações).

Com relação ao texto acima, julgue o item que se segue.

Os fumantes não serão alvo de punição, pois a responsabilidade pelo cumprimento da nova lei será dos proprietários de estabelecimentos.

Alternativas
Q657593 Conhecimentos Gerais
Em meados de 2013, o governo federal lançou, em Brasília, o programa “Mais Médicos”, que tem o objetivo de aumentar o número de médicos atuantes na rede pública de saúde em regiões carentes. Desde sua criação, um dos principais pontos polêmicos do programa é
Alternativas
Q566828 Conhecimentos Gerais
O envelhecimento da população é uma tendência em muitos países e seu reflexo pode ser observado no consumo, mercado de trabalho, organização familiar e nos gastos do governo com saúde e previdência social. Sobre a Previdência Social assinale a opção correta:
Alternativas
Ano: 2007 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CBM-DF Prova: CESPE - 2007 - CBM-DF - Advogado |
Q117347 Conhecimentos Gerais
Pesquisas recentes demonstram que morrem muitos jovens nas grandes cidades brasileiras. Acerca do tema segurança nas cidades brasileiras, julgue os itens subseqüentes.

Além da dimensão de segurança, as mortes de jovens nas grandes cidades tornaram-se também um problema de ordem social e de saúde pública.
Alternativas
Q935469 Conhecimentos Gerais

Considerando o texto abaixo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:


Nas primeiras décadas do século XX, focos de varíola e febre amarela fizeram milhares de vítimas na cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo período, a atuação das "‘Brigadas Mata-Mosquitos”, a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola e, as reformas urbanas da região portuária e do centro da cidade, provocaram grande descontentamento entre as camadas populares e entre alguns políticos. Rui Barbosa, escritor, jurista e político, assim opinou sobre a vacina contra a varíola:

"...não tem nome, na categoria dos crimes do poder, a temeridade, a violência a, a tirania a que ele se aventura (...) com a introdução, no meu sangue, de um vírus sobre cuja influência existem os mais bem fundados receios de que seja condutor da moléstia ou da morte.'”


I. A febre amarela é transmitida pelo ar e as ruas alargadas, na época, pela remodelação da área portuária e central da cidade permitiríam a convivência mais salubre e higiênica entre os pedestres.

II. O princípio de ação da vacina foi compreendido por Rui Barbosa, que alertou sobre seus efeitos e liderou a Revolta da Vacina no Congresso Nacional.

III. A imposição da vacina somou-se a insatisfações das camadas mais pobres geradas pela remodelação das áreas portuária e central da cidade, contribuindo para a eclosão de inúmeros acontecimentos denominados de Revolta da Vacina.

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: E
5: A
6: D
7: C
8: C
9: E
10: B
11: A
12: E
13: A
14: C
15: E
16: C
17: E
18: D
19: C
20: D