Questões Militares
Sobre saúde em conhecimentos gerais
Foram encontradas 20 questões
MORSELLO, Carla; RIBEIRO, Isabel Tostes; PRIST, Paula Ribeiro. Pandemia e mudanças ambientais globais: Qual é a relação. In: FRACALANZA, Ana P. et al. Sociedade, meio ambiente e cidadania em tempos de pandemia. São Paulo: Blücher, 2022. p. 40.
No fragmento de texto, o conceito de saúde se mostra mais englobante, físico, mental e social, acrescenta-se a qualidade de vida, sendo que a pois, além do bem-estar associação entre saúde e preservação ambiental vai se tornando mais necessária na atualidade. Diante desse contexto, analise as seguintes afirmações:
I - Entre os processos de transmissão de zoonoses, podemos apontar a criação de animais selvagens em ambientes residenciais, retirando-os do seu habitat natural.
II - O processo de destruiçã do ambiente natural dos animais promove o contato entre animais selvagens, animais domésticos e seres humanos, possibilitando o doenças. surgimento de algumas
III - A participação das grandes corporações na degradação ambiental está em divergência com a desigualdade social, inclusive com as pandemias, pois essas empresas buscam aliar o ambiente urbano ao rural para as econômica. soluções de algumas problemáticas que surjam na sua atividade
IV - A participação da sociedade civil juntamente com as instituições governamentais representa um ponto de reflexão na defesa do meio ambiente e na qualidade de vida como um todo.
É correto o que se afirma APENAS em
O trecho descreve um fenômeno classificado como
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.
As consequências das mudanças climáticas, como o calor,
aumentam a ocorrência de doenças como dengue, febre
amarela, malária e AIDS, que são transmitidas por vetores.
As imagens a seguir retratam a história da consolidação do programa de vacinação brasileira ao longo de mais de 100 anos e testemunham a história da virologia e da luta dos cientistas para a erradicação de moléstias no Brasil.
A respeito da trajetória da vacinação no Brasil, as afirmativas a
seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Missão cumprida pelo Primeiro Batalhão, atual 1° BPChq-BTA, sob comando do Tenente Coronel Jayme dos Santos. Os integrantes da Unidade atuaram no interior do Estado e, enquanto combateram uma grave doença, aproveitaram para difundir novas culturas agrícolas.
O texto refere-se ao episódio conhecido como:
A respeito da saúde no Brasil, julgue o item seguinte.
Os índices de vacinação no Brasil, país que conseguiu diminuir a incidência de diversas doenças por meio de vacinas no último século, têm caído nos últimos anos, o que se evidencia no não atingimento, em diversas situações, das metas de vacinação impostas pelo governo.
A respeito da saúde no Brasil, julgue o item seguinte.
A suspeita e a comprovação da relação entre a microcefalia em
bebês e a infecção das mães pelo vírus zika são creditadas a
médicos e institutos de pesquisa da região Nordeste do país.
As doenças crônicas não transmissíveis são a maior causa de morte em todo o mundo. Apenas em 2008, elas foram responsáveis por 36 milhões de óbitos. Os dados fazem parte de balanço da Organização Mundial da Saúde. De acordo com o estudo, as doenças cardiovasculares foram responsáveis por 48% das mortes no grupo, seguidas pelo câncer (21%), doenças respiratórias crônicas (12%) e diabetes (3%).
No que se refere aos múltiplos aspectos associados à saúde no Brasil, julgue o próximo item.
O Brasil é referência mundial no tratamento de portadores de
HIV, assim como na prevenção das doenças sexualmente
transmissíveis, tendo conseguido reduzir drasticamente tanto
a transmissão da AIDS como a da sífilis, por exemplo.
Leia a notícia publicada no G1 em 02/05/2017 às 21h29 min.
Brasil tem 240 mortes confirmadas devido à febre amarela, diz ministério
País confirmou 715 infecções da doença, e já recebeu mais de 3 mil notificações desde o início do surto.
Desde o início da epidemia de febre amarela, em dezembro do ano passado, até a última quinta-feira (27), o Brasil teve 392 suspeitas de mortes devido à doença, sendo que 240 delas foram confirmadas pelo Ministério da Saúde. O número de infecções com resultado laboratorial positivo para o vírus chega a 715, com mais de 3 mil notificações recebidas pelos órgãos de saúde e 1,5 mil casos descartados.
O atual surto de febre amarela, apesar de atingir regiões próximas de zonas urbanas de estados como Rio de Janeiro e São Paulo, ainda é classificado como silvestre pelo governo brasileiro. Ou seja: o mosquito Aedes aegypti, conhecido por transmitir a dengue, chikungunya e a zika, ainda não é transmissor do vírus da febre amarela. Os mosquitos responsáveis por essas infecções ocorridas em áreas de mata e rurais são o Haemagogus e Sabethes.
Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/febre-amarela/noticia/brasil-tem-240-mortes-confirmadas-devido-a-febre-amarela-diz-ministerio.ghtml>. Acesso em: 15 jun. 2017.
Escolha a alternativa correta.
“A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) está investigando um caso suspeito de febre amarela de um paciente residente no município de Venha-Ver, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Diante da situação epidemiológica do Brasil em relação à febre amarela, os profissionais de saúde do RN são orientados a notificar os casos suspeitos da doença de forma imediata, conforme determinação do Ministério da Saúde.”
(Disponível em: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2017/02/secretaria-de-saude-investiga-caso-suspeito-de-febre-amarelano-rn.html.)
A febre amarela é largamente conhecida por todos nós, brasileiros. Sabemos que é causada por um vírus, inoculado em nosso corpo pela picada de um mosquito. Fala-se em febre amarela urbana e silvestre. Sobre essas duas modalidades, assinale a afirmativa correta.
Aprovada, em abril de 2012. pelo Supremo Tribunal Federal. esta decisão está envolta em grande polêmica.
Trata-se da
A partir de 7/8/2009, entrou em vigor, no estado de São Paulo, a nova legislação antifumo. Ficou proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Fumódromos em ambientes de trabalho e áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficam proibidas. A medida acompanha cidades como Nova Iorque, Londres, Paris e Buenos Aires. A responsabilidade por garantir que os ambientes estejam livres de tabaco será dos proprietários dos estabelecimentos. Em caso de desrespeito à lei, o estabelecimento receberá multa, que será dobrada em caso de reincidência. Se o estabelecimento for flagrado uma terceira vez, será interditado por 48 horas. E, em caso de nova reincidência, a interdição será de 30 dias.
Internet:<www.leiantifumo.sp.gov.br>
A partir de 7/8/2009, entrou em vigor, no estado de São Paulo, a nova legislação antifumo. Ficou proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Fumódromos em ambientes de trabalho e áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficam proibidas. A medida acompanha cidades como Nova Iorque, Londres, Paris e Buenos Aires. A responsabilidade por garantir que os ambientes estejam livres de tabaco será dos proprietários dos estabelecimentos. Em caso de desrespeito à lei, o estabelecimento receberá multa, que será dobrada em caso de reincidência. Se o estabelecimento for flagrado uma terceira vez, será interditado por 48 horas. E, em caso de nova reincidência, a interdição será de 30 dias.
Internet:: <www.leiantifumo.sp.gov.br>
Com relação ao texto acima, julgue o item que se segue.
Os fumantes não serão alvo de punição, pois a
responsabilidade pelo cumprimento da nova lei será dos
proprietários de estabelecimentos.
Considerando o texto abaixo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta:
Nas primeiras décadas do século XX, focos de varíola e febre amarela fizeram milhares de vítimas na cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo período, a atuação das "‘Brigadas Mata-Mosquitos”, a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola e, as reformas urbanas da região portuária e do centro da cidade, provocaram grande descontentamento entre as camadas populares e entre alguns políticos. Rui Barbosa, escritor, jurista e político, assim opinou sobre a vacina contra a varíola:
"...não tem nome, na categoria dos crimes do poder, a temeridade, a violência a, a tirania a que ele se aventura (...) com a introdução, no meu sangue, de um vírus sobre cuja influência existem os mais bem fundados receios de que seja condutor da moléstia ou da morte.'”
I. A febre amarela é transmitida pelo ar e as ruas alargadas, na época, pela remodelação da área portuária e central da cidade permitiríam a convivência mais salubre e higiênica entre os pedestres.
II. O princípio de ação da vacina foi compreendido por Rui Barbosa, que alertou sobre seus efeitos e liderou a Revolta da Vacina no Congresso Nacional.
III. A imposição da vacina somou-se a insatisfações das camadas mais pobres geradas pela remodelação das áreas portuária e central da cidade, contribuindo para a eclosão de inúmeros acontecimentos denominados de Revolta da Vacina.