Questões Militares
Comentadas sobre história e geografia do estado da paraíba em história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 23 questões
A tabela apresenta os IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano) da Educação, Longevidade e Renda do estado da Paraíba, além de seus componentes, nos anos de 1991, 2000 e 2010. No que se refere à distribuição dos índices apresentados, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A Renda per capita mais que dobrou entre o período de 2000 e 2010.
( ) Entre todos os IDHM mostrados na tabela, o Longevidade foi o que mais cresceu entre 1991 e 2010.
( ) Pessoas entre 15 e 17 anos com Ensino Fundamental completo mais que quadruplicou entre 1991 e 2010.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A tabela apresenta os IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano) da Educação, Longevidade e Renda do estado da Paraíba, além de seus componentes, nos anos de 1991, 2000 e 2010. No que se refere à distribuição dos índices apresentados, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A Renda per capita mais que dobrou entre o período de 2000 e 2010. ( ) Entre todos os IDHM mostrados na tabela, o Longevidade foi o que mais cresceu entre 1991 e 2010. ( ) Pessoas entre 15 e 17 anos com Ensino Fundamental completo mais que quadruplicou entre 1991 e 2010.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. A foto a seguir retrata o corpo embalsamado de João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, governador da Paraíba, morto em julho de 1930. A foto circulou na imprensa com os dizeres “Vivo não te venceriam! Morto não te vencerão!”.
Foto: Arquivo Pessoal/Eduardo Cavalcanti
II. “O assassinato do político paraibano provocou forte comoção no país. Os líderes da Aliança Liberal trasladaram o corpo para o Rio de Janeiro, onde foi enterrado em meio a grande manifestação popular. Nas cidades por onde passou, o cortejo fúnebre foi alvo de manifestações semelhantes. Tal clima contribuiu para que os preparativos revolucionários se acelerassem, resultando na deposição de Washington Luís, em outubro de 1930, e na ascensão de Vargas ao poder, no mês seguinte. Em setembro de 1930, a capital paraibana, até então denominada cidade da Paraíba, foi rebatizada com o seu nome.”
Adaptado de https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1
Com base na imagem e no texto, é correto afirmar que:
Observe a bandeira do Estado da Paraíba a seguir:
A expressão que aparece escrita no pavilhão
paraibano justifica-se pela:
I. O desastre da Água Branca, em que cerca de 200 (duzentos) policiais foram mortos em uma emboscada.
II. A tomada, pela Polícia, das cidades de Teixeira, Imaculada e Tavares.
III. Cerco de Tavares, que se achava ocupada pela Polícia e foi cercada por grupos de cangaceiros, durante 18 dias.
Estão corretas as afirmações:
I. A instalação da empresa açucareira no Brasil contou com a participação holandesa, desde o financiamento das instalações até a comercialização no mercado europeu.
II. O primeiro governador da província holandesa da Paraíba e Rio Grande do Norte foi Duarte Gomes da Silveira, que em nome do Príncipe de Orange dos Estados Gerais e da Companhia, fez aos paraibanos, em ata de 13 de janeiro de 1.635 várias promessas.
III. O controle holandês sobre a Paraíba durou apenas 10 anos, de 1.634 a 1.644.
IV. Na época da invasão holandesa, a população era dividida em dois grupos: os homens livres (holandeses, portugueses e brasileiros) e os escravos (de procedência brasileira ou africana).
V. Quando da invasão holandesa ao nordeste do Brasil, a Paraíba era a terceira capitania em ordem de grandeza e importância econômica na colônia, sendo precedida pela Bahia e Pernambuco. Era esta riqueza e prosperidade que atraía os invasores.
Estão corretas apenas as afirmativas:
( ) Os índios Cariris se encontravam em maior número que os tupis e ocupavam uma área que se estendia desde o planalto da Borborema até os limites do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
( ) Os índios Tabajaras - eram mais numerosos que os Potiguaras e ocupavam uma pequena região nos limites do Rio Grande do Norte com a Paraíba.
( ) Os índios Potiguaras na época da fundação da Paraíba, os Potiguaras formavam um grupo de aproximadamente 5 mil pessoas. A aliança que firmaram com os portugueses foi de grande proveito para os índios quando da conquista da Paraíba e fundação de João Pessoa.
A seqüência correta das assertivas é:
I. 1.574.
II. 1.575.
III. 1.579.
IV. 1582.
V. 1.584.
( ) Frutuoso Barbosa volta decidido a conquistar a Paraíba, mas desiste após perder um filho em combate.
( ) Expedição comandada pelo governador geral Dom Luis de Brito, que foi prejudicada por ventos desfavoráveis e eles nem chegaram às terras paraibanas.
( )A expedição chega a Paraíba e captura cinco navios de traficantes franceses, solicitando mais tropas de Pernambuco e da Bahia para assegurar os interesses portugueses na região.
( ) Dom Fernão da Silva, comandante da expedição, teve sua tropa surpreendida por indígenas e teve que recuar para Pernambuco.
( ) Ainda sob forte domínio “de fato" dos franceses, foi concedida, por dez anos, ao capitão Frutuoso Barbosa a Capitania da Paraíba, desmembrada de Olinda.
A seqüência correta de cima para baixo é:
( ) Anedota: tipo de história curta, que tem por finalidade provocar reflexão.
( ) Cantoria: atividade própria do poeta - cantador. A cantoria sofreu codificações desde o seu surgimento até hoje.
( )Parlenda: poema feito em versos longos, geralmente utilizados para distrair os adultos.
( ) Provérbio: sentença longa, criada pelo povo. Tem por finalidade mostrara experiência humana.
( ) Adivinha: tipo de passatempo divertido.
I. Vegetação Litorânea: as espécies dessa formação vegetal apresentam algumas características essenciais para essa adaptação ao meio, por exemplo, raízes suportes e respiratórios.
II. Mata Atlântica: formação vegetal, com espécies arbóreas e arbustivas da caatinga (baraúna, angico, jurema). Ocorrem ainda a tatajuba, violeta, etc.
III. Cerrado: formado por árvores e arbustos. Árvores tortuosas e tufos de capins encontrados nos tabuleiros. Predomina a mangaba, a lixeira, o batiputá entre outros.
IV. Agreste: vegetação intermediaria entre a caatinga e a floresta.
V. Mata Serrana: nessa vegetação, encontram-se árvores altas, copas largas, troncos com grande diâmetro, folhas perenes, muitos cipós, orquídeas e bromélias.
VI. Caatinga: vegetação dominante, formada por xerófilas, cactáceas, caducifólias e aciculifoliadas. Os solos são profundos e arenosos.
Considerando V (verdadeiro) e F (falso), I, II, III, IV, V e VI são respectivamente:
Faça a associação:
I. Litoral.
II. Região da Mata.
III. Agreste.
IV. Sertão.
( ) Uma depressão sertaneja que se estende do município de Patos até após a Serra da Viração.
( ) Temos os tabuleiros que são formados por acúmulos de terras que descem de lugares altos.
( ) É formada(o) pelas praias e terras arenosas.
( ) Depressão que fica entre os tabuleiros e o Planalto da Borborema. Apresenta muitas serras.
Assinale a ordem numérica correta de cima para baixo: