Com o combate ao tráfico de escravos internacional, a parti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: PM-PB Prova: IBFC - 2023 - PM-PB - Soldado PM - Combatente |
Q2289349 História e Geografia de Estados e Municípios
Com o combate ao tráfico de escravos internacional, a partir da Lei de 1831, e a Lei Eusébio de Queiroz de 1850, a escravização interna entre as regiões do país ainda acontecia. Mesmo que um escravizado comprasse a liberdade individual, havia incerteza da efetividade do fim da escravidão e de que a população pobre teria sua liberdade ameaçada. Tanto os ex-escravizados, quanto a camada pobre da população, sabiam que só poderiam ter confiança na liberdade, se essa ocorresse numa dimensão coletiva (adaptado de DUARTE, 2021). O contexto histórico descrito no texto deu origem a uma revolta popular no estado da Paraíba. Assinale a alternativa que apresenta uma revolta popular ocorrida no estado da Paraíba.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Buscamos a revolta ocorrida na Paraíba.

A) Revolta ocorrida no Rio de Janeiro no final do século XIX, envolvendo a marinha contra o governo republicano fundado por militares do exército.
B) A revolta ocorreu na província da Paraíba e outras vizinhas e  ganhou esse nome pois era esse o termo utilizado para disfarçar a proliferação de boatos sobre dois decretos imperais que determinavam a apresentação de todos os brasileiros ao juiz de paz local para ser registrado oficialmente. O objetivo dos decretos era instituir o registro civil de pessoas e um censo imperial para contagem da população, mas a medida foi associada com a possibilidade de escravização das pessoas pobres em uma onda de boatos que se alastrou por vários locais. A onda de boatos evoluiu para violência com pessoas armadas atacando prédios públicos. Foi necessária a convocação de tropas para debelar a revolta, os decretos foram cancelados e não foi possível identificar as lideranças dado o caráter popular da revolta.
C) Ocorrida no Rio de Janeiro em 1910 foi uma revolta de marinheiros contra a utilização de castigos físicos pelos oficiais da força.
D) Conflito ocorrido no final do século XIX na Bahia contra a autoridade dos coronéis da região.
E) Revolta ocorrida na  divisa do Paraná com Santa Catarina, envolvendo posseiros que se organizaram em torno de lideranças religiosas contra os governos estaduais devido a questão fundiária local.
GABARITO DO PROFESSOR: B
 





Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra: B

pessoal, esse acontecimento ocorreu justamente pelo receio da população ser escravizada, pois com a vigência da lei Eusébio de Queiroz em 1850 que proibia o tráfico de escravos e um ano depois o governo ordenou com dois decretos a realização do censo geral.

Os incidentes foram provocados por dois decretos imperiais, de junho de 1851, o 797 e o 798, cujo propósito era instituir o Registro Civil dos Nascimentos e Óbitos. O primeiro decreto estabelecia o Censo Geral do Império, logo após a divulgação em editais em jornais ou a afixação em igrejas matrizes. O 798 obrigava todo brasileiro a se apresentar nas paróquias e à frente de juízes de paz das diferentes localidades, para fornecer os dados pessoais, data e local de nascimento, filiação, estado civil e cor da pele. A real intenção do Estado era colher dados para calcular a população, com o objetivo de sistematizar o recrutamento de homens para o serviço militar.

Com a implementação destes decretos, rapidamente espalhou-se entre a população mais humilde o boato de que o governo queria reduzir os cidadãos pobres à condição de escravos. Temia-se que a escravidão atasse em ferros também a população branca.

BIZU É A DATA QUE UM VELHO SABIO BMPB ELIZEU ME ENSINOU

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo