Questões Militares
Sobre história e geografia do estado de sergipe em história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 29 questões
Assinale a alternativa que indique o nome do primeiro Presidente de Sergipe, equivalente hoje ao cargo de Governador do Estado:
Sobre a cidade de Aracaju, assinale a alternativa incorreta:
Sobre as cidades de São Cristóvão e Laranjeiras, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O tombamento do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Laranjeiras ocorreu devido à sua importância no desenvolvimento da região, identificado pela presença do primeiro porto. II. No início do século XIX, Laranjeiras ainda era muito importante como um grande centro comercial e exportador, o que levou o governo a designá-la como a primeira Alfândega de Sergipe. III. A primeira capital do atual estado de Sergipe, Laranjeiras, é considerada a segunda cidade mais antiga do Brasil. Durante o período da União Ibérica (1641 – 1660), a cidade foi praticamente destruída. IV. A Igreja e Convento de São Francisco, as Igrejas de Nossa Senhora das Vitórias, a do Rosário dos Homens Pretos e de Nosso Senhor dos Passos, são exemplos de edifícios históricos tombados pelo IPHAN em São Cristóvão.
Estão corretas as afirmativas:
Considerando a dinâmica da paisagem atual, unidades de paisagem na bacia do rio Vaza Barris em Sergipe podem ser identificadas com base na caracterização geológica-geomorfológica-vegetacional, evidenciando-se três unidades de paisagem que se diferenciam em subambientes. Na unidade ________________ a elevação não excede 40 metros e a declividade encontra-se em torno de 0 – 2 %, típico de um relevo plano. Nas (nos) ________________ as altitudes encontram-se em torno de 80 a 160 metros, com declividade de 2 – 6 %, destacando-se em termos vegetacionais o cerrado e os campos antrópicos, utilizados para o cultivo da cana-de-açúcar. Na unidade ________________ a altitude não ultrapassa 320 metros, com declividade apresentando variações, principalmente entre 0 – 2 % e clima dominante do tipo subúmido seco a semiárido (CARVALHO; SOUTO, 2011).
( ) A população do Sergipe foi contabilizada em 5.068.017 habitantes. ( ) O Sergipe é o menor estado em contingente populacional do Brasil. ( ) O Sertão Sergipano concentra as menores taxas de densidade populacional do estado. ( ) O Leste Sergipano concentra as maiores taxas de densidade populacional do estado. ( ) O município mais populoso do estado é a capital Aracaju.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Figura 1: Bacias hidrográfcas do Sergipe. Fonte: Grupo Acqua (2018).
Assinale a alternativa que relaciona corretamente os números indicados no mapa ao nome da bacia hidrográfica:
A Lei Complementar n° 25, de 29 de dezembro de 1995, instaura a Região Metropolitana de Aracaju (RMA), em substituição da Região da Grande Aracaju (RGA), área definida pela Lei 2.371/82 com alterações dadas pela Lei 2.578/85. A região foi composta, inicialmente, pelos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Santo Amaro das Brotas, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Maruim, sendo, posteriormente, incluídos os municípios de Itaporanga d’Ajuda e Riachuelo (MENEZES, C. R.C; VASCONCELOS, J.F. , 2011).
Sobre a Região Metropolitana de Aracaju (RMA), assinale a alternativa incorreta:
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto abaixo.
___________________, foi o Primeiro Período Republicano do Estado de Sergipe, que ocorreu entre os anos de 1900-1910. Teve como característica a presença do voto de cabresto, o clientelismo e as oligarquias políticas. Dois partidos políticos se destacaram nesse período: Partido Republicano Sergipense e o Partido Republicano de Sergipe, sendo que_______________ era líder deste último partido e governador do Estado entre os anos de 1899 - 1902.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide o estado do Sergipe em três mesorregiões: Sertão Sergipano, Agreste Sergipano e Leste Sergipano. Relacione as informações contidas na coluna A (cidades sergipanas) com a coluna B (mesorregiões sergipanas)
Coluna A - Cidades sergipanas
1. Poço Redondo
2. Itabaiana
3. Indiaroba
4. Ribeirópolis
5. Simão Dias
6. Aracaju
Coluna B - Mesorregiões sergipanas
I. Sertão Sergipano
II. Agreste Sergipano
III. Leste Sergipano
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Durante o período colonial, a economia sergipana era baseada na exportação de produtos primários tropicais, com destaque para o pau brasil. ( ) No século XVI, por volta de 1590, inicia-se a criação de gado para abastecimento, principalmente, da Bahia. No século XVII, a pecuária torna-se a principal atividade econômica. ( ) No século XVIII e XIX, a economia açucareira se consolida, há um aumento das exportações e cresce o número de engenhos. ( ) Além da produção de cana-de-açúcar, o fumo e o algodão foram inseridos na economia sergipana no século XVIII.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Coluna A - Cidades sergipanas 1. Lagarto 2. Carira 3. Tobias Barreto 4. Canindé de São Francisco 5. Aracaju 6. Pirambu
Coluna B - Mesorregiões sergipanas I. Sertão Sergipano II. Agreste Sergipano III. Leste Sergipano
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta:
( ) A nascente do rio São Francisco está localizada a Sudoeste do estado de São Paulo, na Serra da Cantareira. ( ) O rio tem sua foz entre os estados de Sergipe e Alagoas, o qual se constitui como uma divisa natural dos estados. ( ) Sua bacia drena áreas dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e Sergipe. ( ) Sua bacia corta três biomas brasileiros, sendo eles: Amazônico, Caatinga e Mata Atlântica. ( ) É a maior bacia em área do território brasileiro, com um total de 6.112.000 km2.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.