Questões Militares Sobre construção de estados e o absolutismo em história

Foram encontradas 15 questões

Ano: 2022 Banca: NC-UFPR Órgão: CBM-PR Prova: NC-UFPR - 2022 - CBM-PR - Cadete |
Q2210662 História
Leia o seguinte excerto:
[...] o acúmulo de agressões que atingiram as populações do Ocidente de 1348 ao começo do século XVIII criou, de alto a baixo do corpo social, um abalo psíquico profundo [...]. Constitui-se um ‘país do medo’ no interior do qual uma civilização se sentiu ‘pouco à vontade’ e povoou de fantasmas mórbidos.
(DELUMEAU, J. História do Medo no Ocidente: 1300-1800, Uma Cidade Sitiada. Tradução Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 43.)
De acordo com os conhecimentos sobre a Europa no século XIV, são duas das principais “agressões” relacionadas ao excerto acima: 
Alternativas
Q1831992 História
No Congresso de Viena, em 1815, ficou decidida a restauração da monarquia absolutista. Essa volta ao poder das monarquias absolutistas provocou explosões revolucionárias em boa parte da Europa no decorrer do século XIX, dentre as quais pode-se citar a
Alternativas
Q1675678 História
“O que se tornou conhecido como Revolução Gloriosa de 1688 transformou a Inglaterra [...] e o monarca gradualmente perdeu todo o poder de decisão, tornando-se um mero símbolo do país.”
ALMOND, Mark. O livro de ouro das revoluções. Movimentos políticos que mudaram o mundo. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2016. p. 33-34.
A Revolução Gloriosa foi importante por introduzir na Inglaterra
Alternativas
Q1658431 História
A formação dos Estados modernos fez desaparecer os laços de suserania e vassalagem e, com isso, foram formados(as), na Europa,
Alternativas
Q1613521 História

A onda revolucionária de 1830 foi um acontecimento muito mais sério do que a de 1820. De fato, ela marca a derrota definitiva dos aristocratas pelo poder burguês na Europa Ocidental. A classe governante dos próximos 50 anos seria a “grande burguesia” de banqueiros, grandes industriais e, às vezes, altos funcionários civis. Nos EUA, entretanto, a democracia jacksoniana dá um passo além: a derrota dos proprietários oligarcas antidemocratas pela ilimitada democracia política colocada no poder com os votos dos homens das fronteiras, dos pequenos fazendeiros e dos pobres das cidades. Mas, 1830 determina uma inovação ainda mais radical na política.

(Eric Hobsbawm, A Era das revoluções: Europa 1789-1848. Adaptado)


Para Hobsbawm, tal “inovação ainda mais radical na política” refere-se

Alternativas
Q949290 História
Considere o excerto abaixo sobre o livro Utopia, do escritor inglês Thomas Morus (1478-1535), lançado entre 1516 e 1518:
[...] Em sua obra Utopia, Morus descreve a vida numa ilha em formato de lua crescente, na qual tudo é dividido de maneira equânime entre as pessoas, onde não existe injustiça e violência e se vive confortavelmente. [...] na ilha de Utopia, o problema da exclusão social, tema candente de seu tempo, [...] seria resolvido de uma vez por todas. E de que maneira? Pela aplicação de todos ao trabalho [...]”. (LOPES, M. A. Uma História da ideia de utopia: o real e o imaginário no pensamento político de Thomas Morus. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 40, 2004, p. 141-142.)
A partir do trecho acima e dos conhecimentos sobre o início da Idade Moderna (1453-1789), é correto afirmar que a obra de Morus pertenceu ao:
Alternativas
Q719461 História
Segundo o Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, os estudantes devem ser capazes de caracterizar, de forma geral, o Estado Absolutista Europeu e seu contexto histórico. Com base nas orientações do Centro, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q619250 História
O absolutismo desenvolveu-se no ocidente europeu durante a Idade Moderna (séculos XV ao XVIII), favorecido, principalmente, pela(o)(s):
Alternativas
Q608762 História
Considerando o Absolutismo do início da época moderna, é CORRETO afirmar que Jean Bodin e Jacques Bossuet defendiam a
Alternativas
Q267038 História
Teóricos do Absolutismo contribuíram para a criação e o fortalecimento da ideia de que o poder da monarquia decorria da vontade de Deus, que em nome dele o rei governava. Os críticos do Absolutismo irão construir uma outra lógica: a de que o poder do governante emana da nação. Essa visão, contraposta à anterior, busca operar uma inversão quanto ao locus de onde emana o poder, ou seja, uma inversão naquilo que é denominado de:

Alternativas
Q267027 História
“No curso do século XVI, o Estado Absolutista emergiu no Ocidente” (ANDERSON, Perry 1985). Com base no pensamento desse autor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q245800 História
São características ou acontecimentos do período do Consulado no governo de Napoleão Bonaparte:

I. criação de novo padrão monetário e fundação do Banco da França.

II. forte ênfase em educação, entendida como responsabilidade do Estado e elemento fundamental ao desenvolvimento nacional.

III. criação da Confederação do Reno.

IV. o rompimento com a Igreja Católica em função da oposição do papa Pio VII aos avanços dos ideals revolucionários.
Alternativas
Q172196 História
Na Europa, a justificativa para o poder soberano dos reis propiciou o aparecimento de inúmeras obras literárias que se dividiram em duas grandes correntes: a Teoria do Direito Divino dos Reis e a Teoria do Contrato Social. (BERUTTI, 2004, p. 161, modificado)

A Teoria do Direito Divino dos Reis afirmava que
Alternativas
Q147698 História
Na Antiguidade, Grécia e Roma forneceram as bases para
a Civilização Ocidental. Com o fim do Império Romano, a Europa
conheceu, ao longo da Idade Média, uma forma de organização da
sociedade denominada feudalismo, assentada na terra, no domínio
da nobreza e no trabalho servil. A Idade Moderna foi a transição do
sistema feudal à moderna era capitalista, assinalada pelo absolutismo
político, pela expansão do comércio e da exploração colonial, além
da intolerância religiosa e política.

A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, consolida o
capitalismo como sistema dominante, que se universaliza, atingindo
todas as regiões do planeta. A Primeira Guerra Mundial deveu-se,
em larga medida, às disputas entre potências imperialistas. A crise
econômica que se seguiu ao conflito gerou a Grande Depressão
dos anos 1930, que estimulou o surgimento de regimes políticos
totalitários e foi decisiva para a Segunda Guerra. Nas décadas que
se seguiram, o mundo se dividiu em dois pólos de influência sob o
comando de Washington e Moscou, situação que se encerra
formalmente com o fim da União Soviética. Foi também nesse
período que as antigas colônias asiáticas e africanas tornaram-se
independentes e surgiu o conceito de Terceiro Mundo. A expansão
capitalista em escala universal permite que se fale, nas décadas finais
do século XX, em globalização. Mais do que nunca, o domínio do
saber impulsiona o avanço da economia.

Tendo essas informações como referência inicial e considerando
aspectos marcantes da história mundial, julgue os itens seguintes.

Na Idade Moderna, o regime absolutista primou pelo respeito à diferença e pela liberdade de culto e de pensamento.
Alternativas
Q245796 História
Sobre o processo de formação e consolidação dos Estados absolutistas na Europa, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta

I. Teve entre seus principais teóricos, o francês Thomas Hobbes que através da sua obra "O Leviatã", justificou a necessidade de um Estado forte que superasse o "estado de natureza" no qual "o homem era o lobo do homem".

II. A publicação do Edito de Nantes, na França, durante o governo do católico Henrique IV, decretou a liberdade de culto aos protestantes e tornou-se um importante elemento para a aliança rei-burguesia.

III. Na Inglaterra, o Estado absolutista ganhou forma com Henrique VIII, da família Tudor, que baniu o Anglicanismo e restaurou o Catolicismo, medida que só foi revogada no governo da rainha Elizabeth I.

IV. A obra do bispo francês Jacques-Bénigne Bousset, "Política Retirada da Sagrada Escritura", justificava o direito divino como fundamento legitimador do poder real e, consequentemente, do Absolutismo.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: A
5: D
6: D
7: C
8: D
9: D
10: C
11: C
12: B
13: E
14: E
15: E