Questões Militares de História - Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)
Foram encontradas 10 questões
O absolutismo, marcado pela concentração de poderes em mãos do rei, foi o regime político mais característico da Europa feudal, ao longo da Idade Média.
Com base nos estudos de Emília Viotti da Costa, analise as afirmativas sobre as limitações do liberalismo no Brasil e marque a opção correta.
I. Os princípios do liberalismo no Brasil não se apoiaram na luta de uma burguesia contra os privilégios da nobreza aristocrática.
II. A escravidão constituiu um dos limites do liberalismo no Brasil.
III. A Igreja e a religião Católica também podem ser consideradas como limites do liberalismo no Brasil, uma vez que a grande maioria dos padres nesse período condenava os movimentos revolucionários de caráter liberal.
Leia as afirmações abaixo.
I- Permitiu o acesso à cidadania a todos os norte-americanos.
II- Abalou o prestígio do rei na Inglaterra e provou que era possível fazer valer a soberania popular.
III- Trouxe prejuízos aos povos indígenas, pois suas terras, localizadas em sua maior parte a oeste do Mississipi, passaram a ser atacadas pelos proprietários de terra e comerciantes de peles de origem europeia.
IV- Propiciou a abolição da escravidão nos Estados Unidos.
São repercussões imediatas da independência norte-americana
I. A Grã-Bretanha, após a Guerra de Sete Anos iniciou uma fase de dificuldades financeiras, o que a levou a pressionar a colônia da Nova Inglaterra, fato este prejudicial ao reino por impor um caráter rígido à administração colonial.
II. A assinatura do Tratado de Quebec foi o marco histórico em que a Inglaterra reconhecia a independência das treze colônias, agora Estados Unidos da América. Tal documento apresenta o ideal de liberdade e de direito individual, e a ideia de soberania popular, representante do imaginário democrático e liberal da época.
III. Dentre as medidas tomadas pela Grã-Bretanha,em relação à Nova Inglaterra e ao sistema colonial, encontramos o estabelecimento de novos impostos, a exemplo do "Stamp Act", direito de selo sobre documentos comerciais e qualquer outro modelo de publicação, sobrecarregando os preços de alguns artigos, como o vidro e o chá.
I. A organização política realizou-se sob a influência da ala republicana, defendida por Thomas Jefferson, que excluiu da Constituição de 1787 a tendência federalista.
II. O avanço organizado em direção ao interior priorizou o entendimento com as populações indígenas, apesar das lutas ocorridas entre esses grupos e os pioneiros na expansão para o Oeste.
III. "A América para os americanos" foi o lema da doutrina Truman, que direcionou o avanço norte-americano em direção ao Pacífico e aos cobiçados mercados da China e do Japão.
IV. A expansão territorial acirrou os conflitos de interesses entre os grupos econômicos dominantes nos Estados Unidos - burguesia industrial (Norte) e escravistas (Sul), que culminou com a Guerra de Secessão entre 1861-1865.