A Revolução Industrial e as revoluções liberais burguesas, e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2008 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PM-ES
Q1186216 História
A Revolução Industrial e as revoluções liberais burguesas, entre fins do século XVIII e primeira metade do século XIX, assinalaram, na economia e na política, o advento do mundo contemporâneo. Na Civilização Ocidental, ficavam para trás os tempos do feudalismo medieval e da Idade Moderna. A expansão da nova economia assentada na indústria levou à universalização do sistema capitalista. A corrida neocolonial e as disputas entre as potências imperialistas foram decisivas para a Grande Guerra de 1914, experiência que se repete duas décadas mais tarde, com a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O mundo pós-1945 foi, durante décadas, dominado pelo confronto americano-soviético, disputa que chega ao fim com a desintegração da União Soviética e o fracasso do denominado socialismo real. Também foi a fase de emancipação afro-asiática, simultânea ao declínio europeu. Na virada do século XX para o XXI, a globalização adquire feições ainda mais consistentes e, no seu rastro, surgem grandes blocos econômicos. Descortinava-se a “era do conhecimento”, com a crescente importância das inovações tecnológicas para a vida das pessoas e para o desenvolvimento econômico. Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue o item seguinte.
O absolutismo, marcado pela concentração de poderes em mãos do rei, foi o regime político mais característico da Europa feudal, ao longo da Idade Média.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Absolutismo e Feudalismo não se confundem

Na idade média o poder ainda não estava concentrado nas mãos do rei, pois este dividia o poder com a nobreza e o clero. O poder estava fragmentado e não não centralizado. As mudanças ocorrem com o surgimento de uma nova classe social, a saber, a burguesia. A burguesia contribuiu para que o poder passasse a se concentrar nas mãos do rei na idade moderna. E a própria burguesia achou interessante esse poder concentrado nas mãos do rei até determinado momento. A revolução francesa aconteceu justamente para tirar o poder das mãos do rei: tratou-se da queda do absolutismo e a "inauguração" da idade contemporânea.

IDADE MÉDIA PERÍODO 476 - 1453 > SENHORES FEUDAIS E SERVOS CAMPONESES

IDADE MODERNA ENTRE 1453 A 1789 > ERA DOS REIS

ÉPOCAS DIFERENTES , ECONOMIAS E CLASSES DIFERENTES

Gabarito Errado;

O regime político predominante na Idade Média foi a suserania e vassalagem.

As relações de suserania e vassalagem, representadas pelo compromisso de fidelidade entre nobres e que implicava direitos e obrigações recíprocas, são aquelas que ocorriam durante o período da Idade Média (século V ao século XV) marcada pelas relações feudais, ou seja, estavam inseridas no contexto do feudalismo.

https://www.todamateria.com.br/relacoes-de-suserania-e-vassalagem-no-feudalismo/#:~:text=As%20rela%C3%A7%C3%B5es%20de%20suserania%20e,inseridas%20no%20contexto%20do%20feudalismo.

Mercantilismo é o sistema econômico vigente no Estado Abslutista - tem como base o Estado forte, centralizador, interventor.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo