Questões Militares de História - Demandas políticas e sociais no mundo atual

Foram encontradas 16 questões

Ano: 2021 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2021 - PM-PR - Aspirante |
Q2097635 História
Leia os excertos abaixo – o primeiro é de um especialista em música popular; o segundo é parte de uma letra de canção punk inglesa:
[...] em contraposição ao Verão do Amor da geração dos hippies de 10 anos antes, [o ano de] 1977 seria o Verão do Ódio da geração dos punks.
(KEMPCZYNSKI-COSTAMBEYS, Raphael. The poison in the human machine. In: BROOKS, L. et alli (eds). Mad Dogs and Englishness: popular music and English identities. NY: Bloomsbury, 2017, p. 147.)
[…] Não há futuro no sonho da Inglaterra […] Sem futuro para você […] Sem futuro para mim.
(“God save the Queen” [Deus salve a Rainha], da banda Sex Pistols, 1977.)
A partir dos conhecimentos sobre período contemporâneo, é correto afirmar que a criação e o desenvolvimento do movimento musical punk na Inglaterra nos anos 1970 e 1980 ocorreu num cenário socioeconômico de: 
Alternativas
Ano: 2008 Banca: UNIFAP Órgão: PM-AP Prova: UNIFAP - 2008 - PM-AP - Soldado |
Q2029684 História
A presença da mulher nos momentos de mudanças profundas na história da humanidade é incontestável. Em cada participação, há um novo passo na luta pela liberdade e igualdade. O movimento a favor do voto feminino parece, hoje, coisa de nostalgia. (...). As feministas, que tomam o movimento como um objetivo político e social, sabem que a meta não é a guerra contra o outro ser bem-amado da espécie humana, o homem. Buscam igualdade de direitos, de oportunidade, de salários e de tratamento. STUDART, Heloneide. O silêncio e o grito. In: Os Grandes problemas da humanidade. Feminismo: a luta da mulher. Rio de Janeiro: Etcetera, 1975, pp. 12-15. (Texto adaptado).
O texto acima aborda a eclosão do movimento feminista nos anos de 1960, principalmente nos países europeus e nos EUA.
Sobre esse movimento e tomando como referência inicial o texto acima, marque a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2016 - PM-PR - Aspirante |
Q2015244 História

Considere o seguinte trecho do discurso de Nehru durante a conferência de Bandung em 1955:


Hoje, no mundo, devo sugerir, não somente por causa da presença desses dois colossos, mas também em função da chegada da era atômica e da bomba de hidrogênio, os próprios conceitos de guerra, de paz, de política, mudaram. Pensamos e agimos nos termos da era passada. [...] Agora não faz diferença se um país é mais poderoso do que outro no uso da bomba atômica ou da de hidrogênio. Um é mais poderoso em sua ruína do que o outro. Isso quer dizer que o ponto de saturação foi alcançado. Se um país é poderoso, o outro também é […]. Se há agressão em algum lugar do mundo, isso é o limite que resulta em guerra mundial. Não importa de onde parta a agressão. Se um comete agressão, há guerra mundial.

(Tradução de trecho do discurso do Primeiro-Ministro indiano Nehru na Conferência de Bandung. Disponível em:: <http://sourcebooks.fordham.edu/halsall/mod/1955nehru-bandung2.htm  . Acesso: 30 de agosto de 2016.)


Na conferência realizada em Bandung, na Indonésia, de 18 a 24 de abril de 1955, os países afro-asiáticos participantes acordaram uma série de medidas políticas, econômicas e culturais. De acordo com esse trecho e com os conhecimentos sobre o período de descolonização afro-asiática, assinale a alternativa que apresenta alguns acordos resultantes desse encontro.

Alternativas
Q1006639 História
 Edgard Ferreira Neto afirmava que não há uma “história dos vencidos”. Com base na afirmação acima, analise as afirmativas colocando “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas e, a seguir, assinale a alternativa correta.
( ) O poder cultural dos europeus efetivou-se sobre os Ameríndios na época dos contatos. ( ) Os contatos culturais se deram de forma simples e seu entendimento é marcado pelo estudo do etnocentrismo. ( ) Houve efeitos culturais recíprocos entre as culturas que se colocavam em contato.
Alternativas
Q719469 História

É de grande importância possibilitar que os alunos percebam a historicidade de questões atuais e de grande repercussão na mídia. O estudante tem acesso aos meios de comunicação e, muitas vezes, apreende apenas as informações veiculadas sem análise crítica. Ao se ensinar, por exemplo, o que é reforma agrária e Movimento dos Sem-Terra (MST), o estudante poderá aprender a analisar criticamente contextualizando as tensões e reivindicações sociais no Brasil. Sobre o ensino das reivindicações sociais: lutas pela ampliação da cidadania no Brasil sob a óptica das orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Os alunos, provavelmente, já ouviram falar em MST e em reforma agrária. É importante – para problematizar questões sociais e criar situações para a formação de opiniões e o exercício de uma cidadania participativa – possibilitar o levantamento de conhecimentos prévios. O professor deve se assegurar de que os alunos saibam, por exemplo, que a palavra agrária refere-se a assuntos relativos à terra, pois sem essa compreensão eles não conseguirão entender o significado desses movimentos.

II. No nosso país, a reforma agrária é uma política recente, comparada ao processo de formação do latifúndio e da luta pela terra. A luta pela reforma agrária ganhou força com o advento das organizações políticas camponesas, principalmente, desde a década de 1950, com o crescimento das Ligas Camponesas. Todavia, a luta pela terra é uma política que nasceu com o latifúndio.

III. A Constituição Federal estabelece que imóveis rurais classificados como produtivos não serão desapropriados. São classificadas como produtivas propriedades cuja utilização com agricultura, pecuária ou extrativismo florestal seja igual ou superior a 80% da superfície agrícola útil. A esse critério se adiciona a exigência de que o imóvel deve obter produtividade igual ou superior à média da região. Também são imunes à desapropriação propriedades cuja área seja igual ou inferior a 15 vezes o módulo fiscal fixado para cada município (medida que varia entre 2 e 90 hectares nas diversas regiões do país).

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q716540 História

São características da democracia moderna:

I) Eleições livres e transparentes para os cargos do Legislativo e Executivo em todas as instâncias, municípios, Estados e federação no caso do Brasil.

II) Direito ao voto para todos os adultos, garantindo a cidadania abrangente no processo de escolha dos candidatos.

III) Proteção e garantia das liberdades civis e dos direitos políticos por meio de instituições sólidas.

IV) Controle efetivo sobre as instituições legais e de segurança/repressão, para que nenhuma delas exerça poderes ilimitados ou interfira na área de atuação de outros poderes.

V) Sociedade de democracia direta e liberal composta por partidos e voto universal.

Dentre as características da democracia moderna, estão corretas:

Alternativas
Q707388 História

Brasil pode ser 5.ª economia do mundo

antes de 2015, diz Mantega

(27/12/2011) O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira que o Brasil deve ultrapassar a França e se tornar a quinta maior economia do mundo antes de 2015. De acordo com o ministro, a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) é de que o Brasil atinja a posição em 2015. Entretanto, na avaliação dele, isso pode acontecer “um pouco antes” devido às dificuldades que os países europeus devem enfrentar nos próximos anos por conta da crise financeira.

“Nosso ritmo de crescimento será o dobro dos países europeus. Portanto, é inexorável que nós passemos a França e, quem sabe, talvez a Alemanha, se ela não tiver um desempenho melhor”, disse o ministro, que está em São Paulo.

Internet:<http://eptv.globo.com> (Acesso em 22/1/2012).

Acerca do assunto abordado no texto, é correto afirmar que

Alternativas
Q684844 História
“O líder cubano Fidel Castro chamou nesta quarta-feira de ‘cínico’ o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por ter aceitado o Prêmio Nobel da Paz”. (EFE - European Pressphoto Agency, 2009).
Além de Fidel Castro, várias outras pessoas reagiram com surpresa à escolha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para o Prêmio Nobel da Paz, em 2009. O que explica essa reação negativa é:
Alternativas
Q670736 História
Observe atentamente a imagem abaixo e responda à questão que segue sobre a globalização nas relações entre China e EUA.
Imagem associada para resolução da questão

 Em 2010 a China proibiu e censurou o funcionamento de um conhecido site de buscas da internet, causando um desconforto na relação bilateral entre o país e os EUA. Este episódio pontual é parte de um cenário muito maior do mundo globalizado, no qual existe a tensão caracterizada pela disputa entre
Alternativas
Q656246 História
Em 22 de julho de 2003, o Diário da Justiça publicou uma decisão judicial ordenando a quebra de sigilo das informações militares sobre a Guerrilha do Araguaia. Em 27 de agosto de 2003, a Advocacia-Geral da União apelou da sentença que determinou de abertura dos arquivos militares, embora reconhecesse o direito dos autores de tentar localizar os restos mortais de seus familiares desaparecidos. Toda esta querela judicial deve ser compreendida historicamente, porque incide sobre um episódio controverso, a Guerrilha do Araguaia, que ocorreu
Alternativas
Q615824 História
O conflito árabe-israelense está relacionado com a criação de um Estado judeu na Palestina em 1948. Essa região era então habitada por árabes muçulmanos que se opuseram à divisão das terras. As guerras entre os dois povos transformaram o Oriente Médio numa das regiões mais instáveis do globo.

Leia as afirmações abaixo sobre esse conflito e suas origens:

 I – A ONU não apoiou e se absteve de qualquer envolvimento no processo de criação do Estado de Israel, já que pretendia evitar o surgimento de novos conflitos após a Segunda Guerra Mundial.

II – A mais decisiva das guerras árabe-israelenses, do ponto de vista da alteração das fronteiras, foi a Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando Israel ocupou o Sinai, a Faixa de Gaza, Cisjordânia e as Colinas de Golan.

III – Os conflitos acabaram levando à formação de campos de refugiados, onde passaram a viver milhares de palestinos.

IV – Em 1973, com a Guerra do Yom Kippur, a OPEP interrompeu o fornecimento de petróleo para os países aliados de Israel, provocando grande aumento no preço do produto.

V – Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética buscaram uma política neutra e não tiveram nenhum envolvimento nas guerras árabe-israelenses.


Assinale a única alternativa em que todos os itens estão corretos
Alternativas
Q574572 História
O grupo extremista islâmico autodenominado “Estado Islâ­ mico" (EI) começou a destruir mais um sítio arqueológico no norte do Iraque, segundo fontes curdas. No início desta semana, militantes do grupo haviam começado a demolir as ruínas da cidade de Nimrud, antiga capital do império assírio, situada no norte da Mesopotâmia e fundada no século 13 a.C..

(UOL, 7 mar.15. Disponível em: Adaptado)




Em relação à cidade citada no trecho, é correto afirmar que ficava localizada em uma região

Alternativas
Q535719 História

Leia a reportagem.

Uma foto rara, mostrando uma nuvem em forma de cogumelo causada pela bomba atômica de Hiroshima, foi descoberta nesta cidade, divulgou o curador do Memorial da Paz, nesta quarta-feira. Acredita-se que a imagem em preto e branco tenha sido tirada meia hora após o bombardeio, no dia 6 de agosto de 1945, a cerca de 10 quilômetros a leste do epicentro. "A existência deste registro já era conhecida nos livros de história, mas esta é a primeira vez que a fotografia original foi descoberta", explicou o curador do Memorial da Paz de Hiroshima ao destacar a raridade de uma foto que registra a nuvem de cogumelo dividida em dois. A foto foi encontrada no meio de artigos relacionados à bomba atômica, que estão sob a guarda da escola primária Honkawa,na cidade de Hiroshima. As imagens mais conhecidas após a explosão da bomba são aéreas e foram tiradas por militares americanos. O bombardeiro americano B-29, chamado "Enola Gay", jogou a bomba atômica, sob o codinome "Little Boy", transformando a cidade no oeste do Japão em um inferno nuclear. A bomba matou um número estimado de 140 mil pessoas no momento que a segunda guerra mundial já estava próxima do fim. Três dias depois, uma segunda bomba atômica, sob o codinome de "Fat Man", foi despejada na cidade de Nagasaki, tirando outras 70 mil vidas.

(Em: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2013/01/09/foto-rara-da-bomba-atomica-e-encontrada-em-hiroshima.htm)
As bombas atômicas jogadas no Japão pelos EUA puseram fim à guerra no Pacífico. Elas podem ser interpretadas de várias formas e houve inúmeros desdobramentos para os eventos. A opção que NÃO corresponde a uma interpretação do acontecimento é:
Alternativas
Q366749 História
A definição mais apropriada e aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de garantir as necessidades básicas da geração atual, sem comprometer a capacidade de sobrevivência das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos naturais para o futuro. De acordo com essa definição que surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor mecanismos para a harmonização do desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, é correto afirmar que:
Alternativas
Q245826 História
Identifique abaixo as politicas estatais que se caracterizam pelo conceito de neoliberalismo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A nacionalização de setores estratégicos.

( ) A privatização de atividades estatais.

( ) A redução da atividade reguladora do Estado, inclusive nas relações de trabalho.

( ) A abertura da economia ao mercado internacional.

( ) O aumento de gastos públicos assistenciais, como os destinados ao contingente de desempregados.
Alternativas
Q147694 História
Na Antiguidade, Grécia e Roma forneceram as bases para
a Civilização Ocidental. Com o fim do Império Romano, a Europa
conheceu, ao longo da Idade Média, uma forma de organização da
sociedade denominada feudalismo, assentada na terra, no domínio
da nobreza e no trabalho servil. A Idade Moderna foi a transição do
sistema feudal à moderna era capitalista, assinalada pelo absolutismo
político, pela expansão do comércio e da exploração colonial, além
da intolerância religiosa e política.

A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, consolida o
capitalismo como sistema dominante, que se universaliza, atingindo
todas as regiões do planeta. A Primeira Guerra Mundial deveu-se,
em larga medida, às disputas entre potências imperialistas. A crise
econômica que se seguiu ao conflito gerou a Grande Depressão
dos anos 1930, que estimulou o surgimento de regimes políticos
totalitários e foi decisiva para a Segunda Guerra. Nas décadas que
se seguiram, o mundo se dividiu em dois pólos de influência sob o
comando de Washington e Moscou, situação que se encerra
formalmente com o fim da União Soviética. Foi também nesse
período que as antigas colônias asiáticas e africanas tornaram-se
independentes e surgiu o conceito de Terceiro Mundo. A expansão
capitalista em escala universal permite que se fale, nas décadas finais
do século XX, em globalização. Mais do que nunca, o domínio do
saber impulsiona o avanço da economia.

Tendo essas informações como referência inicial e considerando
aspectos marcantes da história mundial, julgue os itens seguintes.

A marcha da globalização foi estancada pela atual crise econômica.
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: D
5: D
6: C
7: E
8: B
9: D
10: A
11: B
12: D
13: A
14: C
15: E
16: E