Questões Militares
Sobre renascimento científico, artístico e cultural em história
Foram encontradas 20 questões
Até a época do renascimento das artes na Europa, isto é, até cerca do século XVI, os governos dos diversos países pouco se inquietavam com a natureza dos retornos que os comerciantes recebiam do estrangeiro. Os direitos de saída e entrada tinham um objetivo puramente fiscal; eram para os governos meios de levantar tributos, e nada mais; mas em seguida, quando se apercebeu que o comércio era uma fonte de prosperidade para as nações e de poder para os governos, acreditou-se poder explorá-lo mais a proveito. Os publicistas, os homens de Estado, antes de ter suficientemente estudado a natureza das riquezas e o que as produz, acreditaram, com o vulgo, que se é rico porque se tem muita prata, em lugar de compreender que se tem muita prata porque se é rico […]
(Apud Pierre Deyon, O mercantilismo)
No excerto, Say
O Renascimento pode ser caracterizado como uma tendência cultural laica, racional e científica, que se estendeu do século XIV ao XVI.
Sobre o Renascimento, assinale a alternativa incorreta.
No período do Renascimento, durante os séculos XV e XVI, ocorreram mudanças na qualidade e na quantidade da produção cultural. Dentre os fatores que influenciaram essas mudanças, destacam-se o/a:
I – Absolutismo monárquico.
II – Desenvolvimento da imprensa.
III – Advento do “Século das Luzes”.
IV – Ação dos Mecenas.
V – Empirismo e liberalismo político de John Locke.
Assinale a alternativa que apresenta todos os fatores corretos, dentre os listados acima.
Leia parte da obra de J. B. Say.
Até a época do renascimento das artes na Europa, isto é, até cerca do século XVI, os governos dos diversos países pouco se inquietavam com a natureza dos retornos que os comerciantes recebiam do estrangeiro. Os direitos de saída e entrada tinham um objetivo puramente fiscal; eram para os governos meios de levantar tributos, e nada mais; mas em seguida, quando se apercebeu que o comércio era uma fonte de prosperidade para as nações e de poder para os governos, acreditou-se poder explorá- -lo mais a proveito. Os publicistas, os homens de Estado, antes de ter suficientemente estudado a natureza das riquezas e o que as produz, acreditaram, com o vulgo, que se é rico porque se tem muita prata, em lugar de compreender que se tem muita prata porque se é rico […]
(Apud Pierre Deyon, O mercantilismo)
No excerto, Say
Sobre as mudanças na ordem social que gerou as características e as condições para o surgimento do homem renascentista, analise os enunciados abaixo e utilize “V”, quando for verdadeiro e “F” quando for falsa, e assinale a alternativa correta.
( ) O comércio e os saberes se desenvolviam de modo mútuo. A inventividade técnica era incitada pelo comércio e vice-versa. Técnicas foram inventadas para melhoria das necessidades cotidianas do mundo europeu, como a agricultura, a mineração, a metalurgia, a construção naval e os armamentos de guerra. ( ) O êxito do indivíduo na nova ordem social dependia, segundo Maquiavel do acaso, do engenho, da astúcia e riqueza. ( ) A quebra dos antigos laços sociais de dependência como a servidão possibilitou a liberação do indivíduo e o impulsionou para a concorrência com os demais sujeitos, estimulando sua criatividade.
Iniciou-se assim o/ (a) _______________ , cujo objetivo era atualizar, dinamizar, revitalizar os estudos tradicionais, baseado no programa de _______________ , que incluíam a poesia, a filosofia, a história, a matemática e a eloquência, disciplina esta resultante da fusão entre a retórica e a filosofia. Assim, num sentido estrito, os _______________ eram, por definição, os homens empenhados nessa reforma educacional. ( ...) Os estudos deviam ser centrados exclusivamente sobre os textos dos autores da _______________ , (....). Significava, pois, um desafio para a cultura dominante e uma tentativa de abolir a tradição intelectual medieval. Adaptado (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual; Campinas. Editora da Unicamp, 1984, p. 15).
I- o desenvolvimento da Teoria do Heliocentrismo II- o desenvolvimento da imprensa III- a estratificação da sociedade IV- a ação dos mecenas
Assinale abaixo o item que apresenta os aspectos que influenciaram o aumento da produção cultural renascentista, assim como da sua qualidade.
Observe a imagem.
Esse desenho de Leonardo da Vinci relaciona-se
(Carolina Ferro, A Idade Média e o dinheiro. Disponível em: . Adaptado)
O que explica esse desenvolvimento é
(Rodrigo Elias, Os filósofos do século XVIII. Disponível em: . Adaptado)
Em relação às aproximações entre o Renascimento e o Iluminismo, é correto destacar:
A Renascença identificou-se com a Antiguidade Clássica, em oposição à Idade Média. O próprio termo Renascimento foi utilizado nessa época com o propósito de indicar uma ruptura em relação aos valores e concepções medievais.
(Alceu L. Pazzinato e Maria Helena V. Senise. História moderna e contemporânea. São Paulo: Ática, 2002)
Podem ser apontados como valores do Renascimento o
Todas essas mudanças inspiraram uma nova visão do mundo, da arte e do conhecimento, impulsionando, assim, um movimento de grande renovação cultural, único na história do Ocidente: o Renascimento.”
São características do Renascimento:
medieval, julgue os itens seguintes.
Entre os acontecimentos fundamentais que, no contexto dos séculos XV e XVI, anunciaram a emergência dos Tempos Modernos, destacam-se o Renascimento cultural, a Reforma Religiosa e a expansão comercial e marítima, a qual incorporou, entre outros importantes resultados, pela via da colonização, o território americano a uma Europa que substituía a velha ordem feudal em declínio pela inovação capitalista burguesa.