“A partir do século XI, a Europa Ocidental foi palco de uma ...

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Q377630 História
A partir do século XI, a Europa Ocidental foi palco de uma série de mudanças: crescimento da população, avanço técnico, aumento da produtividade agrícola, intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente e ascensão da burguesia (mercadores, armadores, banqueiros).

Todas essas mudanças inspiraram uma nova visão do mundo, da arte e do conhecimento, impulsionando, assim, um movimento de grande renovação cultural, único na história do Ocidente: o Renascimento.”

São características do Renascimento:
Alternativas

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Antropocentrismo (do grego άνθρωπος, anthropos, "humano"; e κέντρον, kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem. É normal se pensar na ideia de "o Homem no centro das atenções".

hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade"1 ) é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana.2 Surgiu na Grécia, e importantes representantes foram Aristipo de Cirene e Epicuro.2 1 O hedonismo filosófico moderno procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas.

O significado do termo em linguagem comum, bastante diverso do significado original, surgiu no iluminismo e designa uma atitude de vida voltada para a busca egoísta de prazeres momentâneos. Com esse sentido, "hedonismo" é usado de maneira pejorativa, visto normalmente como sinal de decadência.



MUITO BOM!

O Renascimento caracterizou-se pela crítica ao Teocentrismo. Logo, Teocentrismo não seria uma das suas características, mas sim, uma ideologia que seria altamente alvejada por eles.

B

O hedonismo é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma que o prazer é o bem supremo da vida humana.

Prazer( hedonimo) veio em contrapartida ao ascetismo (não-prazer)

Pensamento voltado no homem( antropocentrismo) veio em contrapartida à teologia católica da idade média.

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