Questões Militares de História - República Autoritária : 1964- 1984
Foram encontradas 59 questões
(LOPEZ, Adriana; MOTA, Carlos Guilherme. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: SENAC, 2008. p. 861).
Diante da crise econômica, o regime civil-militar tenta manter sob controle as pressões políticas e sociais pelo fim do regime.
Para se manter no poder diante da crescente pressão do movimento sindical,
[A partir de 1968] a economia se aqueceu e a inflação, em vez de subir, passou a cair. Teve início um surto de crescimento que, no seu apogeu, superou qualquer período anterior, e o governo começou a falar de “milagre econômico brasileiro”. A performance de crescimento seria indiscutível, porém o milagre tinha explicação terrena.
(Lilia Moritz Schwartz e Helena Murgel Starling,
Brasil: uma biografia, p. 426.)
A explicação, segundo Schwartz e Starling, esteve relacionada com
(Conceição Aparecida Cabrini, 16 de abril de 1984 – Diretas Já. Em: Circe Bittencourt (org.), Dicionários de datas da história do Brasil. Texto adaptado)
Com a derrota da Emenda Dante de Oliveira,
O AI-5 autorizava o presidente da República, entre outras possibilidades,
(Fonte: GUIMARÃES, Alberto P.,1981)
A respeito do Milagre Econômico e com base na tabela acima, assinale a alternativa correta.
CARDOSO, Oldimar. Tudo é história (9o ano). S. Paulo: Ática, 2006, p. 231.
A partir dos elementos da charge e dos conhecimentos sobre o período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A charge faz referência ao símbolo da suástica nazista, pois iguala a cassação de direitos civis e políticos que ocorreu após o golpe militar brasileiro com a cassação de direitos civis dos judeus alemães no regime nazista. ( ) A direita na América Latina, durante o período da Guerra Fria (1945-1989), recebeu apoio da União Soviética para instituir governos autoritários que afirmavam proteger o bem maior da população contra inimigos comunistas. ( ) A charge faz referência ao caráter do governo instituído ser de direita, para proteger o país de uma alegada “ameaça comunista”, que foi associada pelos militares e seus apoiadores ao presidente deposto João Goulart e demais grupos de esquerda. ( ) Eventos como a Revolução Cubana (1959) não somente inspiraram diversos movimentos de esquerda antes e depois do golpe militar, como impulsionaram os Estados Unidos para o estreitamento de laços com a direita na América Latina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O governo detinha a maioria no Congresso Nacional, de modo que era impossível conseguir a aprovação da Emenda Dante de Oliveira sem o apoio de parlamentares governistas. A Campanha das Diretas foi tão impactante que muitas pessoas acreditaram na vitória. Prevendo manifestações que, de fato, ocorreram, o governo decretou a aplicação de “medidas de emergência” em Brasília. Quando a derrota foi confirmada, a TV mostrou a imagem de pessoas chorando pelo Brasil afora. A proposta foi vencida por uma diferença de apenas 22 votos.
A campanha foi derrotada, mas deixou consequências importantes.
(Carlos Fico, História do Brasil contemporâneo. Texto adaptado)
Segundo Fico, o Diretas Já, do ponto de vista simbólico, marcou a retomada, pelo povo, da bandeira e do hino nacional. Já do ponto de vista político,
O movimento operário veio à tona, no governo Geisel, com novo ímpeto e novas feições. A reconstrução do sindicalismo populista era inviável porque o regime não se assentava, nem pretendia se assentar, no movimento operário organizado.
(Boris Fausto, História do Brasil)
Sobre o novo sindicalismo, a partir dos anos 1970, é correto afirmar que
( ) Com o esgotamento do “milagre econômico” e o aumento da oposição, o governo militar de Geisel propõe uma abertura “lenta, gradual e segura” com iniciativas como a substituição do AI-5 por salvaguardas constitucionais e o restabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e países de regime comunista.
( ) Os movimentos sociais dos anos 1970 e 1980 contribuíram para o enfraquecimento do regime militar e levaram às manifestações populares a favor de eleições diretas, com campanhas no Rio de Janeiro (Candelária) e em São Paulo (Vale do Anhangabaú) pelas “Diretas Já”.
( ) Em 1985, a chapa Tancredo Neves e José Sarney ganhou as eleições indiretas, mas a morte de Tancredo antes de assumir o cargo, tornou José Sarney o primeiro presidente civil depois de mais de duas décadas de regime militar.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
[...] Para as oposições e, especialmente, para o PMDB, maior partido de oposição, o saldo positivo da campanha das Diretas Já abria a perspectiva de negociar com o governo federal a proposta de instalação de uma Assembleia Nacional Constituinte, trazendo a possibilidade de se conceber uma nova constituição onde se apagassem os vestígios da ditadura militar que dominara o país nos últimos vinte anos. [...]
PRIORE, Mary Del. Histórias da gente brasileira. Vol. 4. República, testemunhos (1951-2000). São Paulo: LeYa, 2019. p. 158
Para os partidos de oposição, a campanha das Diretas Já, no fim da ditadura civil-militar, deixou de positivo o(a)
O Ato Institucional, aprovado em dezembro de 1968, permitia ao presidente da República
A oposição contava com algumas vantagens.
(Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Adaptado)
Para Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, uma dessas vantagens foi
O golpe civil-militar de 1964 no Brasil provocou uma ruptura violenta no sistema democrático vigente desde 1946. O país passou a ser governado por generais escolhidos pelo Congresso Nacional em eleições indiretas e sem a participação popular. Uma das formas jurídicas mais frequentes empregadas pelo regime para a garantia da governabilidade deu-se por meio da decretação dos “Atos Institucionais”.
A respeito desse processo histórico, que durou 21 anos (1964-1985), assinale a alternativa INCORRETA.
Figueiredo prosseguiu no caminho da abertura política iniciada no governo Geisel. O comando das iniciativas ficou nas mãos do general Golbery e do ministro da Justiça, Petrônio Portella.
(Boris Fausto, História concisa do Brasil)
Durante o governo Figueiredo, a abertura política avançou com
A respeito do Milagre Econômico e com base na tabela acima, assinale a alternativa correta.
Hoje você é quem manda
Falou, ta falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
(HOLANDA. 2017).
O fragmento da composição musical de Chico Buarque de
Holanda, que se destacou com suas músicas de protesto
durante a ditadura militar, tem relação com
Observe a figura.
Na década de 1970, durante o regime militar, ocorreram
manifestações da população negra em importantes
cidades do Brasil. Entre essas manifestações, havia a
do Movimento Negro Unificado que tinha como principal
foco de sua luta
Leia a canção a seguir.
Pode ir armando o coreto
E preparando aquele feijão preto
Eu tô voltando (…)
Leva o chinelo pra sala de jantar
Que é lá mesmo que a mala eu vou largar
Quero te abraçar, pode se perfumar
Porque eu tô voltando (…)
(Tô Voltando. Maurício Tapajós/Paulo César Pinheiro)
Essa canção simbolizou um determinado momento da história brasileira, que foi
( ) No Brasil, houve a promulgação do Ato Institucional nº 5 pela ditadura civil-militar, aumentando a repressão a grupos considerados subversivos ou comunistas pelos governantes. ( ) Na Tchecoslováquia, houve a Primavera de Praga, que foi a Reforma do Capitalismo com a ajuda do Bloco Europeu Ocidental. ( ) Na França, houve mobilização de trabalhadores em greves por ampliação de salários e direitos, além da contestação de jovens estudantes contra o autoritarismo no ensino e a ordem vigente. ( ) Nos Estados Unidos, aumentaram as tensões raciais entre negros e brancos com o assassinato do ativista Martin Luther King Jr.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.