Questões Militares de História - República Oligárquica - 1889 a 1930

Foram encontradas 189 questões

Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2024 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q2463519 História
A difusão de ideias republicanas no Brasil remonta ao século XVIII, quando se articularam as primeiras contestações ao domínio português inspiradas no ideário iluminista. Fizeram-se presentes, por exemplo tanto nas bandeiras defendidas pelas elites mineiras na inconfidência de 1789 quanto nas propostas de artesãos e soldados nas ruas de Salvador, na conjuração de 1789.
(VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Imperial: 1822-1889. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. p.631).

Entretanto, foi durante a crise do Império que o republicanismo foi a ideia que impulsionou a construção de partidos, clubes e movimentos políticos de grande amplitude.
No que diz respeito à maneira pela qual as ideias republicanas estiveram presentes na luta política contra a monarquia, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2024 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q2463516 História
“Praticar o espiritismo, a magia e seus sortilégios, usar de talismã e cartomancias para despertar sentimentos de ódio ou amor, inculcar cura de moléstias curáveis ou incuráveis, enfim para fascinar e subjugar a credulidade pública”, como diz o artigo 157, do Código Penal de 1890, eram práticas condenadas pela lei e pela própria crença da sociedade no Brasil republicano.
Desde a promulgação desse Código Penal e ao longo do século XX, inúmeros acusados de serem maus espíritas, macumbeiros ou pais de santo foram levados à prisão em quase todos os estados da federação. No Rio de Janeiro, não foi diferente. Mas quem eram os praticantes do espiritismo, da magia e de seus sortilégios perseguidos pela polícia em uma cidade cuja crença em espíritos e feitiçarias ocorria entre pessoas de todas as classes? Como eram descobertos?
(MAGGIE, Yvonne. FIGUEIREDO, Luciano (org). Raízes africanas. Rio de Janeiro: Sabin, 2009. p. 50)

O fragmento de texto trata da relação entre Estado e populações negras na nascente República brasileira.
O conceito que melhor define essa relação é
Alternativas
Q2262363 História
Em 11 de novembro, Rui Barbosa, Benjamin Constant, Aristides Lobo, Bocaiúva, Glicério e o coronel Solon reuniram-se na casa de Deodoro com o fito de convencê-lo a tomar partido. Mais uma vez, civis e militares conspiravam juntos contra o Trono. Em 15 de novembro de 1889 a Monarquia era derrubada por golpe militar e proclamava-se a República.
(Emília Viotti da Costa, Da monarquia à república: momentos decisivos, p. 489.)
Para Viotti da Costa, o movimento vitorioso de 1889
Alternativas
Q2199824 História
A República Velha vai de 1889 a 1930, o presidente civil que teve todo seu mandato no século XIX foi:
Alternativas
Q2198283 História
No ano de 1930, foi rompido o acordo da política do café com leite, isto é, o desentendimento entre os partidários do Partido Republicano Paulista (PRP) e do Partido Republicano Mineiro (PRM). Nesse contexto histórico, que agitou a cena política nacional, nasceu a Aliança Liberal (AL), um agrupamento político que reunia líderes dos estados: 
Alternativas
Q2197108 História
Dentre as revoltas ocorridas durante a Primeira República, houve uma na década de 1910, vencida pelas tropas federais, conhecida como:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FCC Órgão: PM-BA Prova: FCC - 2023 - PM-BA - Soldado |
Q2085912 História
O surgimento da Coluna Prestes se deu no contexto
Alternativas
Ano: 2022 Banca: Exército Órgão: EsSA Prova: Exército - 2022 - EsSA - Sargento - Geral |
Q2060228 História
No início da década de 1920, nasceu um movimento político-militar que expressou uma insatisfação com o regime político da República Velha e almejava uma moralização no país por meio do voto secreto e uma maior centralização política com o objetivo de eliminar o excessivo poder das oligarquias e dos coronéis. Pode-se afirmar que esse movimento foi o(a): 
Alternativas
Q2046416 História
Assim como no fim do século XIX, o começo do século XX no Brasil foi marcado por diversos episódios de revoltas e manifestações de descontentamento com a recém-criada República. Um desses movimentos foi a denominada Revolta da Chibata, que ocorreu no Rio de Janeiro em 1910. Sobre a Revolta da Chibata, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2010 Banca: FCC Órgão: PM-BA Prova: FCC - 2010 - PM-BA - Soldado |
Q2036024 História
A República Velha também foi nomeada “República das Oligarquias”, porque era comandada pela aristocracia dos fazendeiros. A respeito deste período da história brasileira, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBADE Órgão: PM-PB Prova: IBADE - 2022 - PM-PB - Oficial |
Q2031856 História
Foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que depôs o presidente da República Washington Luís:
Alternativas
Q2030599 História
Em 1889, o regime imperial brasileiro chegava ao fim. A República foi implantada no Brasil, ocasionando diversas transformações políticas. Os dois primeiros presidentes da República foram os militares Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, respectivamente.
Sobre esses dois governos, todas as alternativas estão corretas, exceto a:  
Alternativas
Q2030597 História
Durante a chamada República Velha (1889- 1930), dois movimentos de contestação da ordem política e social merecem destaque: o Tenentismo e a Coluna Prestes.
Acerca desses movimentos, analise as afirmações a seguir.
l A Revolta do Forte de Copacabana, liderada por tenentes, conseguiu impedir a posse do presidente Artur Bernardes, que foi exilado na França. ll O Tenentismo opunha-se ao tradicional sistema oligárquico que imperava na política do Brasil. lll O Tenentismo pregava o fim da corrupção eleitoral e do voto de cabresto. lV A Coluna Prestes, liderada por Luís Carlos Prestes, era formada por oficiais do exército que defendiam apenas as oligarquias nordestinas e suas práticas eleitorais. V A Coluna Prestes, apesar das perseguições do governo federal, conseguiu delas escapar, desfazendo-se posteriormente em território boliviano.
Estão corretas as afirmações: 
Alternativas
Ano: 2008 Banca: UNIFAP Órgão: PM-AP Prova: UNIFAP - 2008 - PM-AP - Soldado |
Q2029686 História
Duas coisas impressionam vivamente o viajante no alto Amazonas. Logo à primeira vista se percebe quanto é urgente a necessidade de uma população mais numerosa; em seguida se sente a necessidade de uma mais alta moralidade por parte dos brancos. Enquanto tais condições não forem satisfeitas, será bem difícil desenvolver os recursos desta região. (...). Não somente a população branca é muito escassa para suprir a tarefa que tem diante de si, como essa população não é menos pobre em qualidade do que reduzida em quantidade. Ela apresenta o singular fenômeno duma raça superior recebendo o cunho de uma raça inferior, de uma classe civilizada adotando os hábitos e rebaixando-se ao nível dos selvagens”. Agassiz, L.; Agassiz, E.C. Viagem ao Brasil, 1865-1866. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2000, pp. 237-239. (Texto adaptado)
O texto acima, uma passagem do relato de viagem dos naturalistas Luís e Elizabeth Agassiz, expõe uma das interpretações dos viajantes estrangeiros sobre a população amazônica no século XIX.
Considerando os conhecimentos sobre esse assunto e tomando o referido texto como ponto de partida, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2022 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1992604 História
A capa da Revista Careta de 1925 divulgou uma charge na qual, no cume de um monte havia uma cadeira dourada com a inscrição “Presidência da República”, ladeada por dois personagens em cujos chapéus havia a inscrição “São Paulo” e “Minas”. Ao pé do monte, um conjunto de outros personagens (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Bahia, entre outros) tentava escalar o cume.
Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Alfredo Storni (Storni). Revista Careta, ano XVIII, número 897, 29 de agosto de 1925, capa.

A charge representa um mecanismo político próprio da República Velha conhecido como 

Alternativas
Q1986595 História

Os primeiros movimentos sociais da classe operária se situam na República. Antes de falar deles, vamos fazer uma referência aos movimentos sociais no campo. Eles podem ser divididos em três grandes grupos: 1. os que combinaram conteúdo religioso com carência social; 2. os que combinaram conteúdo religioso com reivindicação social; 3. os que expressaram reivindicações sociais sem conteúdo religioso.

(Boris Fausto, História do Brasil)


Sobre o grupo 3, de movimentos sociais no campo, é correto reconhecer

Alternativas
Q1986594 História

Uma comissão de cinco pessoas foi encarregada de redigir um projeto de Constituição, submetido depois à profunda revisão por parte de Rui Barbosa. A seguir, encaminhou-se o projeto à apreciação da Assembleia Constituinte, que, após muitas discussões e algumas emendas, promulgou o texto a 24 de fevereiro de 1891.

(Boris Fausto, História do Brasil)


Sobre a primeira Constituição republicana, é correto afirmar que

Alternativas
Q1986593 História

A proteção ao setor exportador [durante a Primeira República brasileira] efetuava-se através do uso do mecanismo cambial através de um esquema básico frequentemente descrito […]

(Gabriel Cohn, Problemas da industrialização no século XX. Em: Carlos Guilherme Mota (org.), Brasil em perspectiva)



Sobre o citado mecanismo cambial, é correto afirmar que

Alternativas
Q1986592 História

Impunha-se o estabelecimento de um mecanismo regulador das eleições, que consagrasse a sua venalidade em nível institucional. Para isso, modificava-se o regimento interno da Câmara dos Deputados, no que diz respeito à Comissão de Verificação de Poderes.

O candidato, para ser eleito, precisava ter o cômputo dos seus votos reconhecido em várias instâncias, dependendo do cargo pretendido.

No final dessa tramitação sempre se encontrava uma Comissão de Verificação de Poderes, que diplomava os eleitos.

(Maria de Lourdes M. Janotti, O coronelismo, uma política de compromisso)


Ainda sobre a Comissão de Verificação de Poderes, presente durante a Primeira República no Brasil, é correto afirmar que essa comissão

Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2022 - PM-PR - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1977424 História
Considere a seguir o excerto do texto sobre o Movimento Tenentista:
O Tenentismo foi um catalisador do descontentamento de importantes setores da sociedade brasileira durante a década de 1920.
(FAGUNDES, Pedro Ernesto. Movimento tenentista: um debate historiográfico. Revista Espaço Acadêmico, n. 108, p. 133, maio 2020.)
Conforme os conhecimentos sobre o movimento tenentista nos anos 1920 e 1930 no Brasil, três fatores de descontentamento que suscitaram a reação do tenentismo na esfera pública são: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: D
5: A
6: D
7: A
8: B
9: A
10: A
11: C
12: E
13: C
14: C
15: C
16: B
17: E
18: A
19: D
20: D