Questões Militares Sobre revolução industrial em história

Foram encontradas 32 questões

Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2022 - PM-SP - Aluno - Oficial PM |
Q1940678 História

Analise a imagem.


Imagem associada para resolução da questão


Os elementos encontrados na imagem fazem referência

Alternativas
Q1815041 História

A respeito do mundo moderno e das revoluções que decretaram o seu fim, julgue o item a seguir.


A Revolução Industrial e a Revolução Francesa, apesar da centralidade histórica e das transformações que se sucederam a partir de suas ocorrências, tiveram pouca influência no fim do antigo regime na Europa.

Alternativas
Q1815039 História

A respeito do mundo moderno e das revoluções que decretaram o seu fim, julgue o item a seguir.


Enquanto a Revolução Industrial britânica constituiu a economia mundial no século XIX, a Revolução Francesa formou a política e a ideologia desse século, ao fornecer ao mundo os temas da política liberal e radical-democrática.

Alternativas
Q1774126 História
Felizmente poucos refinamentos intelectuais foram necessários para se fazer a revolução industrial. Suas invenções técnicas foram bastante modestas, e sob hipótese alguma estavam além dos limites de artesãos que trabalhavam em suas oficinas ou das capacidades construtivas de carpinteiros, moleiros e serralheiros: a lançadeira, o tear, a fiadeira automática. Nem mesmo sua máquina cientificamente mais sofisticada, a máquina a vapor rotativa de James Watt (1784), necessitava de mais conhecimentos de física do que os disponíveis então há quase um século – a teoria adequada das máquinas a vapor só foi desenvolvida ex post facto pelo francês Carnot na década de 1820 – e podia contar com várias gerações de utilização, prática de máquinas a vapor, principalmente nas minas.
(Eric Hobsbawm, A Era das revoluções: Europa 1789 – 1848)
Segundo Hobsbawm, existiam condições para que a revolução industrial ocorresse na Grã-Bretanha. Entre essas, é correto apontar
Alternativas
Q1658434 História
Na Inglaterra do final do século XVIII, com relação à divisão social do trabalho, as mudanças advindas da Revolução Industrial nos meios de produção foram analisadas e publicadas sob o título “A Riqueza das Nações”, cujo autor foi
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2019 - PM-PR - Aspirante |
Q1333031 História

Estou tentando resgatar o pobre tecelão de malhas, o meeiro luddita, o tecelão do “obsoleto” tear manual, o artesão “utópico” e mesmo o iludido seguidor de Joanna Southcott, dos imensos ares superiores de condescendência da posteridade. Seus ofícios e tradições podiam estar desaparecendo. Sua hostilidade frente ao novo industrialismo podia ser retrógrada. Seus ideais comunitários podiam ser fantasiosos. Suas conspirações insurrecionais podiam ser temerárias. Mas eles viveram nesses tempos de aguda perturbação social, e nós não. Suas aspirações eram válidas nos termos de sua própria experiência.


(E. P. Thompson. A formação da classe operária inglesa. V.1(4. ed.). São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 13.)


Com base no trecho acima, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Q1042172 História
A industrialização da segunda metade do século XVIII, particularmente na Inglaterra, iniciou-se com a mecanização do setor têxtil, cuja produção tinha amplos mercados nas colônias inglesas. Qual tratado abriu as portas das colônias portuguesas para as manufaturas inglesas?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2019 - PM-SP - Aluno-Oficial - PM |
Q1035578 História

As exportações de algodão aumentaram de maneira vertiginosa de 1790 a 1860. Em 1820, os Estados Unidos já haviam se convertido no maior produtor mundial de algodão e uns dez estados e territórios dependiam em grande medida do sistema de plantações.

(Philip Jenkis. Breve história dos Estados Unidos, 2017. Adaptado)


O aumento da produção de algodão nos Estados Unidos foi condicionado por alguns fatores, entre os quais

Alternativas
Q1006652 História
A Inglaterra teve o pioneirismo no fazer a revolução industrial, não tendo a necessidade de competição com outras áreas industriais nessa fase inicial, como haverá nos séculos seguintes. Assinale a opção que traz uma condição dessa primeira fase da revolução industrial inglesa.
Alternativas
Q962728 História

Imagem associada para resolução da questão


A charge retrata uma técnica utilizada em um dos modelos de produção industrial.


Sobre essa técnica, é correto afirmar:

Alternativas
Q849072 História

Texto 1A7AAA

      A globalização e a Terceira Revolução Industrial são processos interligados e interdependentes, que se influenciam mutuamente, pois, por um lado, não haveria a integração planetária sem as novas tecnologias e, por outro lado, traços essenciais dessa nova revolução industrial — tais como a maior importância do mercado global frente aos nacionais, a concorrência e os preços sendo cada vez mais definidos na escala internacional, a produção interdependente (uma peça é fabricada em um país e outra em uma economia nacional diferente), as empresas em rede — não seriam possíveis sem o avançar da globalização.

José William Vesentini. Nova ordem, imperialismo e geopolítica global.

Campinas: Papirus, 2003. p. 103 (com adaptações).

Texto 1A7BBB

     Embora tenham sido aspectos sempre presentes na História humana, as migrações assumiram dimensão ainda maior na era contemporânea, estimuladas por avanços tecnológicos nos setores de transportes e comunicações, pela acelerada internacionalização da economia e pelo agravamento de disparidades sociais e econômicas entre regiões e países.

Maria Rita Fontes Faria. Migrações internacionais no plano multilateral.

Brasília: FUNAG, 2015. p. 23 (com adaptações).

Considerando os textos precedentes e os múltiplos aspectos a eles relacionados, julgue o item que se segue.


A alusão à Terceira Revolução Industrial no texto 1A7AAA remete à revolução técnico-científica que alterou o mercado de trabalho, favorecendo a mobilidade do trabalhador e a irrestrita transferência de mão de obra de um país para outro, característica da globalização.

Alternativas
Q696008 História
A Revolução Industrial, que teve lugar na Inglaterra do século XVIII, pode ser definida como uma transformação sem precedentes no modo da produção manufatureira que trouxe profundas mudanças na estrutura social e econômica da sociedade. Teve papel preponderante na sua ocorrência
Alternativas
Q719463 História

A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII, gerou profundas mudanças na realidade social da população. Sobre o ensino desse tema, segundo as recomendações do Centro de Referência Virtual, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A dura vida dos trabalhadores e de suas famílias chocava-se com os direitos propostos e indicava a insuficiência desses. Nesse contexto pode-se perceber a importância desse processo histórico na luta pela efetivação de direitos conquistados e pela ampliação destes.

II. O professor deve explicar que a natureza das reivindicações dos movimentos proletários era uma só.

III. A Revolução Industrial precisa ser trabalhada como um processo histórico. Para tanto, deve-se enfatizar com os alunos o contexto e as condições históricas que propiciaram o desenvolvimento da técnica, sua aceitação e incorporação na sociedade inglesa.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q619253 História

“O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da ____________ na Revolução Industrial”.(BOULOS Jr, p.421)

Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:

Alternativas
Q1664139 História
   Como resultado da Revolução Industrial, combinada com o domínio dos oceanos e a expansão comercial, a riqueza da Inglaterra dobrou entre 1712 e 1792. Em 1808, a Inglaterra estava começando a estender aos quatro cantos da Terra o maior império que a humanidade tinha conhecido até então.

GOMES, Laurentino. 1808. 2.ed. Rio de Janeiro: Planeta Brasil, 2007 (Adaptado).
O fragmento possibilita a seguinte interpretação:
Alternativas
Q637044 História
Sobre a Revolução Industrial, é correto afirmar que:
Alternativas
Q707384 História
A consolidação do capitalismo como sistema econômico dominante no mundo contemporâneo, possível graças aos avanços da Revolução Industrial, também envolveu sua disseminação pelo mundo afora, o que ocorreu, fundamentalmente, por meio da(s)
Alternativas
Q707331 História
À medida que se expandia, a Revolução Industrial promovia profundas alterações no quadro econômico, político, social e cultural do mundo contemporâneo. Sob o prisma da economia, é correto afirmar que o acelerado processo de industrialização possibilitou
Alternativas
Q707330 História
A partir das últimas décadas do século XVIII, na Inglaterra, um processo de profundas transformações econômicas, sociais, políticas e culturais fez nascer o mundo contemporâneo. Esse fenômeno, denominado Revolução Industrial, trouxe, entre outras importantes consequências,
Alternativas
Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2012 - PM-SP - Soldado Voluntário |
Q658937 História
A Europa dos séculos XI-XIII vivera uma fase de expansão. Ao atingir seus limites, essa expansão provocou uma crise generalizada (...). Tais crises refletiam uma readaptação. Passada a época virulenta, o Ocidente europeu voltou a crescer. (...) O Mediterrâneo se tornava insuficiente para suas ambições: a Europa descobre o Atlântico e busca nele novos horizontes. (Hilário Franco Jr. e Ruy Andrade Filho, Atlas de História Geral)
Nesse contexto europeu, na passagem para a Idade Moderna,
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: E
5: B
6: E
7: B
8: A
9: D
10: A
11: E
12: E
13: A
14: D
15: E
16: C
17: D
18: D
19: B
20: B