Questões Militares de Redação Oficial - As Comunicações Oficiais
Foram encontradas 13 questões
I. a forma de tratamento usada é Vossa Senhoria. II. o texto deve ser claro, conciso, e conter os dados capazes de identificar as pessoas com comentários ou opiniões pessoais. III. quando digitado em uma folha inteira de papel ofício, os espaços verticais serão os mesmos do Requerimento. IV. os parágrafos devem ser numerados, a exceção do primeiro.
Está (ão) correta(s), apenas:
I. Impossibilita a continuação do texto em outras folhas enumeradas, por isso, deve conter um texto curto facilitando a difusão através de meio eletrônico. II. Compreende um mínimo de dois itens, podendo conter mais, conforme a necessidade da exposição. III. Solicita a autoridade competente concessão, regulamentação ou reconhecimento de direito previsto em legislação vigente.
Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa (s):
I. o alinhamento do brasão à esquerda, tamanho 1,5cm de altura e de largura. II. o nome do requerente, posto ou graduação, endereço e a matrícula. III. o vocativo da autoridade destinatária, a unidade, subunidade e local de serviço. IV. a classificação do Requerimento, alinhado à esquerda do timbre. V. o protocolo de recebimento, alinhado à esquerda da classificação do Requerimento.
Estão corretas apenas:
Brasília, 04 de janeiro de 2021.
Nosso Caríssimo Presidente da República, Submetemos à consideração de Vossa Senhoria a proposta de Documento que tem por objetivo efetivar as ações federais destinadas a entidades filantrópicas e sem fins lucrativos que fazem parte dos atuais ministérios. [...]
I. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o vocativo está incorretamente utilizado; devendo ser ‘Excelentíssimo Senhor Presidente da República’.
II. O pronome de tratamento indicado em negrito deveria ser substituído por ‘Sua Excelentíssima Autoridade’, visando à correção do texto, conforme preconiza o Manual de Redação da Presidência da República.
III. Tanto o vocativo quanto o pronome de tratamento utilizado no corpo do texto estão adequados ao destinatário, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.
Quais estão corretas?
O pronome de tratamento empregado em comunicações dirigidas aos chefes dos três poderes é Excelentíssimo Senhor seguido do cargo.
item.
item.
TEXTO 2
Furto de flor
Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor.
Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.
Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.
Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer.
Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me.
– Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!
ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: Record, 1991. p. 76.
Em situações informais, como a que se apresenta no final do Texto 2, a forma de tratamento mais frequentemente empregada no Brasil é “você”. Porém, em situações mais formais, a hierarquia é marcada por formas de tratamento especiais. Em uma comunicação escrita, oficial, dirigida a uma autoridade do alto escalão militar, a forma de tratamento recomendada pela norma-padrão é: