Questões Militares de Medicina - Aspectos de Ética na Pesquisa, Ética Médica e Perícia Médica
Foram encontradas 141 questões
( ) É vedado ao médico apresentar separadamente seus honorários quando outros profissionais participarem do atendimento ao paciente.
( ) O médico deve respeitar a vontade de qualquer pessoa considerada capaz física e mentalmente em greve de fome e não pode alimentá-la compulsoriamente.
( ) É vedado ao médico assumir emprego, cargo ou função para suceder médico demitido ou afastado, em represália à atitude de defesa de movimentos legítimos da categoria.
( ) O médico pode recusar imediatamente a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou dos pacientes.
( ) É possível o acesso aos prontuários em estudos retrospectivos com questões metodológicas justificadas e autorizadas pela Comissão de ética médica em pesquisa em seres humanos, ou pela Comissão Nacional de Ética Médica, sem a necessidade do consentimento livre e esclarecido.
Com base no Código de Ética Médica é incorreto afirmar que é vedado ao médico:
( ) O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando possam prejudicar a eficiência e a correção de seu trabalho.
( ) Disposição estatutária ou regimental de hospital ou de instituição, pública ou privada, poderá limitar a escolha, pelo médico, dos meios cientificamente reconhecidos a serem praticados para o estabelecimento do diagnóstico e da execução do tratamento, salvo quando em benefício do paciente.
( ) No processo de tomada de decisões profissionais, de acordo com seus ditames de consciência e as previsões legais, o médico aceitará as escolhas de seus pacientes relativas aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por eles expressos, desde que adequadas ao caso, ainda que experimentais.
( ) Nas situações clínicas reversíveis, o médico evitará a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários e propiciará aos pacientes sob sua atenção todos os cuidados paliativos apropriados.
Médico tem seu nome publicado em revista de saúde em sua cidade com os seguintes dizeres: Dr. Fulano foi eleito o “Médico do ano”. Mediante o exposto, o que deverá o médico em questão fazer:
Entre outras omissões, destaca-se o fato de que essas pessoas e suas famílias não foram esclarecidas acerca do experimento, o que feriu princípios da bioética.
Anos mais tarde, como fruto dos intensos debates na comunidade científica, os autores Beauchamp e Childress propuseram, em 1989, os seguintes quatro princípios bioéticos fundamentais:
Segundo o Código de Ética Médica vigente ele precisa
( ) A Medicina pode ser exercida como comércio em determinadas circunstâncias. ( ) O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, sem exceções. ( ) O médico pode aceitar remuneração por paciente encaminhado. ( ) O médico não pode explorar o trabalho de outro médico, mesmo na condição de gestor de empresas prestadoras de serviços médicos.
I. Presença de lesão encefálica de causa conhecida, irreversível e capaz de causar morte encefálica. II. Ausência de fatores tratáveis que possam confundir o diagnóstico de morte encefálica. III. Tratamento e observação em hospital pelo período mínimo de seis horas, mesmo quando a causa for encefalopatia hipóxico-isquêmica. IV. Temperatura corporal superior a 35°C, saturação arterial de oxigênio acima de 94% e pressão arterial sistólica maior ou igual a 100 mmHg ou pressão arterial média maior ou igual a 65mmHg para adultos.
Estão corretas apenas as assertivas