Questões Militares Comentadas sobre cardiologia e alterações vasculares em medicina

Foram encontradas 189 questões

Q2560297 Medicina
Um paciente com história de síncopes, foi submetido ao ecocardiograma transtorácico com área valvar de 0,7 cm na válvula aórtica, gradiente médio no ventrículo esquerdo/aorta de 34 mmHg e fração de ejeção de 35%. Qual o motivo da ocorrência deste fenômeno? 
Alternativas
Q2560293 Medicina
Sobre a transposição de grandes artérias é correto afirmar que a
Alternativas
Q2560229 Medicina
O tratamento do TEV/TEP tem como base a anticoagulação, seja com uma das modalidades de heparina (nãofracionada, baixo peso molecular ou pentassacarídeo), algum dos anticoagulantes orais ou, até mesmo, fibrinolíticos. Sobre o tratamento do TEV/TEP, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

(  ) Os pacientes de baixo risco são medicados com heparina apenas.
( ) Os pacientes de alto risco são inicialmente tratados com fibrinolíticos (estreptoquinase, alteplase ou tenecteplase).
(  ) Paciente moderado-alto risco (ausência hipotensão, porém há disfunção VD e aumento troponina/ BNP) – administrar heparina e anticoagulante oral.
(  ) A embolectomia percutânea ou cirúrgica estão indicadas para os pacientes que não apresentam melhora clínica ao fibrinolítico ou na vigência de contraindicação por cirurgia recente.
Alternativas
Q2560228 Medicina
O Tromboembolismo Venoso (TEV) manifesta-se como Tromboembolismo Pulmonar (TEP) e/ou Trombose Venosa Profunda (TVP), fazendo parte de um mesmo espectro de doença e apresentando os mesmos fatores de risco. É a terceira causa mais frequente de síndrome cardiovascular aguda no mundo, com potencial risco de vida. A criação de um escore de risco clínico aumenta a acurácia diagnóstica.

Analise as afirmativas abaixo quanto às variáveis dos critérios de Wells para detecção de TEP.

I. Hemoptise.
II. Idade > 65 anos.
III. Frequência cardíaca > 100 bpm.
IV. Presença de veias colaterais superficiais não varicosas.
V. Presença de Câncer tratado há seis meses ou metastático.


Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2559957 Medicina
São sinais fortes (diretos) de trauma vascular em extremidades, exceto
Alternativas
Q2473192 Medicina
Homem, 64 anos, chega ao departamento de emergência com relato de episódio único e prolongado de vertigem rotatória, com um dia de evolução, sem relação com a posição da cabeça, acompanhado de náusea e vômito. Nega síncope, trauma crânio encefálico, cefaleia, febre ou vertigem prévia. Tem antecedentes de hipertensão arterial sistêmica, diabetes, gota e dislipidemia. Exame físico: reflexo vestíbulo-ocular normal, nistagmo rotacional e desalinhamento vertical do olhar (observado no teste de Skew), sem outros achados relevantes. Glicemia capilar: 116mg/dL. Eletrocardiograma com ritmo sinual e Sokolow positivo. Com relação ao caso apresentando, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Cardiologia |
Q2259473 Medicina
Mulher, 60 anos, com insuficiência cardíaca de fração de ejeção reduzida, encontra-se sintomática, apesar do uso de furosemida 120 mg/dia, captopril 150 mg/dia, espironolactona 25 mg/dia e carvedilol 50 mg/dia. Decide-se substituir o captopril pela associação sacubitril/valsartana. O momento ideal para introduzir a primeira administração de sacubitril/valsartana é
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Cardiologia |
Q2259472 Medicina
O tabagismo é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares. Assinale a alternativa correta em relação a ele.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Cardiologia |
Q2259465 Medicina
Paciente com estase jugular, ascite e edema de membros inferiores, apresenta levantamento paraesternal e sopro holossistólico que aumenta de intensidade com a inspiração. Assinale a alternativa correta quanto à hipótese diagnóstica.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Cardiologia |
Q2259456 Medicina
Mulher, 48 anos, apresenta dor torácica ventilatório dependente e eletrocardiograma com supradesnivelamento do segmento ST côncavo e difuso, poupando aVR e V1, sendo diagnosticada com pericardite. Ecocardiograma inicial mostrou cavidades cardíacas com dimensões normais, fração de ejeção preservada e derrame pericárdico mínimo. Iniciado tratamento e realizado acompanhamento com eletrocardiograma diário, que evolui com normalização do segmento ST e achatamento das ondas T. Posteriormente, o eletrocardiograma mostra inversão difusa da onda T. Este último achado indica
Alternativas
Q2225381 Medicina
Homem de 75 anos, com histórico de implante de válvula aórtica transcateter para estenose aórtica há 3 anos, foi admitido no hospital, há 1 mês, com diverticulite, sendo tratado com antibioticoterapia. Há 2 semanas, ele evolui com falta de ar e febre intermitente. Sua única medicação atual é aspirina em baixas doses. Ao exame físico: temperatura: 37,8 ºC; pressão arterial: 145 x 72 mmHg; frequência cardíaca: 90/min; cardíaco: 1a e 2a bulhas normais, sem evidência de insuficiência cardíaca. Eletrocardiograma: sem achados notáveis. Ecocardiograma transtorácico: fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 55%, com função ventricular direita normal; valva aórtica bioprotética é evidente, com folhetos móveis e de aparência normal. Três pares de hemoculturas são negativos.
Nesse momento, o exame diagnóstico mais adequado é
Alternativas
Q2224319 Medicina
    JRM, 72 anos, masculino, procura o ambulatório do Serviço de Geriatria com os seguintes diagnósticos: síndrome metabólica, obesidade, diabetes mellitus insulino-dependente, neuropatia diabética, hipertensão arterial, dislipidemia, insuficiência cardíaca, demência, parkinsonismo. Ex-tabagista, 60 anos maço, parou há 22 anos. Etilista atual, 3 a 4 garrafas de cerveja ao dia. Faz uso dos seguintes medicamentos: dapagliflozina 5 mg 2x/d, metformina 1.000 mg 2x/d, pioglitazona 30 mg 1x/d, gliclazida 120 mg/d, insulina glargina 44 UI pela manhã, atorvastatina 40 mg 1x/d, losartana 50 mg 2x/d, anlodipino 5 mg 1x/d, espironolactona 25 mg/d, carvedilol 6,25 mg 2x/d, gabapentina 300 mg 3x/d, levodopa/ benserazida BD 100 mg/25 mg ½cp 3x/d, trazodona 100 mg à noite, levomepromazina 4% 15 gotas à noite, colecalciferol 2.000 UI uma vez por semana.
Como descrito, ele faz uso de atorvastatina 40 mg/dia, assinale a alternativa correta quanto às metas de controle do colesterol, especificamente para esse paciente.
Alternativas
Q2192221 Medicina
Marque a opção que apresenta fator de risco de morte no pós-operatório imediato na Cirurgia de Revascularização Miocárdica (CRVM).
Alternativas
Q2192218 Medicina
Um paciente, sexo masculino, 25 anos, apresenta ao ecocardiograma de rotina aorta ascendente de 57 mm.
São etiologias prováveis para este quadro clínico, exceto:
Alternativas
Q2192208 Medicina
Sobre a indicação de implante de cardioversores (CDI) com ressincronizadores (TRC), marque a opção correta. 
Alternativas
Q2192204 Medicina
Quanto à insuficiência mitral, marque a opção correta.
Alternativas
Q2192201 Medicina
Sobre as indicações da correção de Comunicação Interventricular (CIV), é correto afirmar que
Alternativas
Q2192200 Medicina
Sobre os defeitos do septo AV, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2191583 Medicina
Paciente, 17 anos, sexo masculino, relata desmaio após prática de atividades físicas extenuantes, sendo o último exercício, o levantamento de peso. Ele relata que após guardar o peso utilizado, “a vista escureceu” e ele não se lembra de mais nada. Sobre a justificativa fisiopatológica para o quadro desse paciente, complete as lacunas a seguir.
A __________ que acarreta __________ e __________cerebral, mais a pressão intratorácica __________ pelo aumento da tensão dos músculos, que prejudica o retorno venoso pra o coração, desempenham um papel central em muitas das síncopes reflexas situacionais, como pode ser o caso dessa síncope induzida por exercício.
A sequencia ou palavras que preenche corretamente as lacunas é:
Alternativas
Q2172957 Medicina
Paciente mulher, de 48 anos, branca, natural e procedente de Belo Horizonte – MG, com queixas de febre intermitente há 1 mês. Ela relata episódios de temperatura superior a 39°C, com calafrios, perda de peso e fadiga. Ela mora e trabalha na zona urbana e tem contato contínuo com animais domésticos, como cães e gatos, porém ambos “saudáveis e vacinados”. Apresenta “sopro cardíaco” e “valva aórtica bicúspide”, faz acompanhamento com cardiologista.
Foram solicitados vários exames, dentre eles três amostras de hemoculturas, que foram negativas (ausência de crescimento bacteriano).

Marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: B
5: C
6: C
7: B
8: A
9: A
10: A
11: A
12: A
13: A
14: A
15: A
16: A
17: D
18: A
19: B
20: B