Questões Militares Comentadas sobre choque e parada cardiorrespiratória em medicina

Foram encontradas 18 questões

Q2259672 Medicina
No paciente após parada cardiorrespiratória que não recebeu tratamento com hipotermia induzida, o achado do exame físico que, com maior precisão, prediz desfecho neurológico ruim é
Alternativas
Q2221863 Medicina
Homem de 20 anos sofreu um acidente em competição de equitação (queda de cavalo). Dá entrada na emergência consciente, com paraplegia flácida de MMSS e MMII, abolição de todos os reflexos profundos do abdome e dos membros inferiores. PA=90/65 mmHg; P=56 bpm; perfusão < 2 seg.; pele quente e vermelha; constata-se paralisia completa dos membros, e perda de todas as modalidades de sensibilidade. E-FAST negativo em todos os focos. Pelve normal. Não há fraturas de extremidades.
O diagnóstico do paciente relatado é choque
Alternativas
Q2221861 Medicina
Homem de 25 anos chega ao hospital em choque hipovolêmico após ferimento por projétil de arma de fogo em abdome (hipocôndrio direito). Seu tipo sanguíneo é desconhecido. Após infusão rápida de 1 L de Ringer Lactato aquecido a 39 ºC por 2 veias antecubitais através de cateter jelco nº 14, o quadro de choque não se altera e é indicada laparotomia exploradora imediata. O que pode ser administrado ao paciente para reposição volêmica adequada antes da cirurgia?
Alternativas
Q2192826 Medicina
Um paciente do sexo masculino, admitido em parada cardiorrespiratória (PCR) na UTI, encontra-se comatoso. Sobre a decisão de se realizar, ou não, coronariografia e potencialmente intervenção, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Caso haja elevação de segmento ST, sugere-se coronariografia precoce. ( ) Caso não haja elevação de segmento ST, e a PCR foi em ritmo chocável, há estudos observacionais mostrando melhora do prognóstico neurológico com a coronariografia precoce, mas com baixo grau de certeza da evidência. ( ) A recomendação final para pacientes pós-PCR comatosos e sem elevação do segmento ST é que, tanto a coronariografia precoce, quanto a tardia, são aceitáveis.
Alternativas
Q2017807 Medicina
Na assistência ao paciente com parada cardiorrespiratória, além de compressões torácicas de alta qualidade, também está recomendado
Alternativas
Q1823759 Medicina
Sobre os conceitos de choque e hipoperfusão tecidual, é incorreto afirmar que 
Alternativas
Q1823747 Medicina

Paciente em pós-operatório de retosigmoidectomia eletiva apresenta mal-estar súbito e parada cardiorrespiratória em fibrilação ventricular. Durante os 2 primeiros ciclos de ressuscitação cardiopulmonar, recebeu 1mg de epinefrina, 2 choques no desfibrilador, permanecendo sem pulso, porém evoluindo para o ritmo de assistolia, mesmo após checagem de cabos e derivações.


Qual o medicamento deve ser administrado a seguir? 

Alternativas
Q1671805 Medicina

Paciente do sexo feminino, dois anos de idade, chega à emergência pálida, taquipneica e sonolenta. Apresenta história de febre há dois dias, vômitos cinco vezes ao dia e diarreia.


Ao exame, a paciente mostra-se em regular estado geral, com mal-estar geral, descorada acianótica, anictérica, afebril e taquidispneica. Também apresenta tórax com retração intercostal e FR = 40 rpm. Ao exame de aparelho respiratório, a paciente apresenta murmúrio vesicular simétrico sem ruídos adventícios.


Ao exame de aparelho cardiovascular, a paciente apresenta 2 BRNF (bulhas rítmicas normofonéticas) sem sopros, FC = 160 bpm, pulsos centrais, perfusão de 5 segundos, PA = 70/30 mmHg, abdome sem alterações. Sistema nervoso obnubilado e sem sinais meníngeos.


O problema clínico predominante nesse caso é:

Alternativas
Q1671803 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta o achado ultrassonográfico que pode auxiliar na decisão de trombólise durante uma parada cardiorrespiratória.
Alternativas
Q682566 Medicina
Com relação ao choque, podemos afirmar que:
Alternativas
Q672076 Medicina
O choque é uma síndrome caracterizada por insuficiência circulatória aguda com má distribuição generalizada do fluxo sanguíneo, que implica falência de oferta e/ou utilização do oxigênio nos tecidos. Nem todos os danos teciduais advêm da hipóxia, mas podem decorrer da baixa oferta de nutrientes, reduzida depuração de substâncias tóxicas, maior afluxo de substâncias nocivas aos tecidos, ativação de mecanismos agressores e redução de defesas do hospedeiro. Sabe-se que existem vários tipos de choque. Marque a opção que contém o choque que causa um intenso decréscimo na resistência vascular periférica.
Alternativas
Q655609 Medicina
Aos pacientes vítimas de parada cardiorrespiratória atendidos em Unidades de Saúde a sequência das manobras de ressuscitação deve obedecer:
Alternativas
Q648803 Medicina
0 primeiro passo na reanimação da maioria dos pacientes em choque envolve:
Alternativas
Q265845 Medicina
Com relação a procedimentos médicos adequados em caso de parada cardiorrespiratória, julgue os itens subsequentes.
A ventilação com via aérea avançada feita por profissionais de saúde durante a ressuscitação cardiopulmonar deve ser feita na proporção de 20 ventilações/min, assincrônicas com as compressões torácicas.
Alternativas
Q258279 Medicina
A respeito do estado de choque e de traumas, julgue os itens de
94 a 99.

Uma pessoa em estado de choque apresenta-se, em geral, apática e indiferente, com pulso acelerado e de difícil localização. Entre os quadros de choque, somente o hipovolêmico e o cardiogênico são considerados situações clínicas de urgência que mereçam intervenção imediata de primeiros socorros.

Alternativas
Q258278 Medicina
A respeito do estado de choque e de traumas, julgue os itens de
94 a 99.

Conforme a sua fisiopatologia, o choque é classificado em hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo ou distributivo. O choque distributivo designa os casos de choque séptico, anafilático, neurogênico e de choque por insuficiência suprarrenal.

Alternativas
Q193446 Medicina
Sobre o choque é correto afirmar:
Alternativas
Q193024 Medicina
No choque cardiogênico, a droga inotrópica de escolha é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: A
5: C
6: D
7: A
8: B
9: A
10: A
11: A
12: C
13: E
14: E
15: E
16: C
17: B
18: A