Questões Militares Sobre cirurgia geral em medicina

Foram encontradas 1.452 questões

Q3276170 Medicina
Um paciente de 64 anos, hipertenso e diabético, foi submetido à amputação de seu pé direito e apresentou uma deformidade do retropé correspondente a retração do tendão do calcâneo do pé amputado.

Essa complicação é mais prevalente na técnica
Alternativas
Q3275343 Medicina
Um paciente de 52 anos, etilista crônico, é admitido no ProntoSocorro com quadro de hematêmese volumosa e melena. O paciente apresenta histórico de cirrose hepática e já foi diagnosticado com varizes esofágicas em exames anteriores. Ao exame físico, encontra-se com sinais de choque hipovolêmico, taquicardia e pressão arterial baixa. Foi realizada estabilização hemodinâmica, com hemoderivados e cristaloides.

Sobre o tratamento da hemorragia digestiva aguda por varizes de esôfago, assinale a afirmativa incorreta
Alternativas
Q3275342 Medicina
Paciente feminina de 28 anos, diagnosticada com retocolite ulcerativa há 5 anos, em tratamento com imunobiológico, apresenta quadro clínico de agravamento da doença com diarreia sanguinolenta vultuosa, febre e dor abdominal, de início há uma semana, com piora progressiva.

Ao exame clínico encontra-se prostrada, hipocorada e desidratada, PA 92 x 57 mmHg, FC 121 bpm, SatO2 92% em ar ambiente. O hemograma apresenta Hgb 8,2 g/dL, leuco 27.600 com 12 bastões e 5 mielócitos. O Rx simples de abdome demonstra um cólon transverso dilatado, com 6,2 cm de diâmetro. A paciente relata que tinha uma viagem longa programada em duas semanas e que tem desejo de engravidar no futuro.

A conduta terapêutica mais indicada para esse caso é
Alternativas
Q3275341 Medicina
Paciente de 26 anos procura a emergência devido à dor de forte intensidade na região anal de início há 4 dias, com intensidade progressiva, não relacionada a evacuação. Apresenta queda do estado geral, mal-estar e febre aferida de 38,3 oC. A ectoscopia da região perineal não apresenta alterações. No toque retal palpa-se massa dolorosa na parede lateral do reto. O paciente foi submetido a tomografia computadorizada de pelve confirmando uma coleção interesfincteriana.

Diante desse quadro, a melhor conduta é
Alternativas
Q3275338 Medicina
Sobre as hérnias da região inguinal, não é correto afirmar que
Alternativas
Q3275337 Medicina
Paciente de 45 anos, sem comorbidades relevantes, foi submetido a apendicectomia devido a quadro clínico sugestivo de apendicite aguda. O exame histopatológico da peça cirúrgica revelou um tumor neuroendócrino de apêndice de 1,3 cm, do terço proximal do apêndice, atingindo submucosa, sem comprometimento linfovascular e com mesopaêndice não avaliado.

Pelo índice do Ki-67, foi classificado como G2. O paciente se encontra assintomático e está em boa recuperação pósoperatória.

Das condutas a seguir elencadas, a mais adequada para esse caso de tumor neuroendócrino de apêndice é
Alternativas
Q3275336 Medicina
Um paciente de 65 anos, etilista crônico, apresenta nova crise de dor abdominal intensa, necessitando de dose cada vez maior de analgésico associada a perda ponderal significativa nos últimos meses. Exames de imagem (TC e colangiorressonância) revelam calcificações pancreáticas difusas, dilatação do ducto pancreático principal (> 7 mm) e ausência de massa tumoral. Diante da falha do manejo clínico conservador, discute-se a necessidade de tratamento cirúrgico.

A abordagem cirúrgica mais indicada para esse paciente é
Alternativas
Q3275335 Medicina
Paciente feminina, 42 anos, vem apresentando náuseas matinais e intolerância a alimentos gordurosos e procurou atendimento médico. Foi então solicitado ultrassom, que diagnosticou colelitíase. A paciente foi encaminhada ao serviço de cirurgia para realização de colecistectomia videolaparoscópica. Para uma cirurgia segura deve-se seguir a Visão Crítica de Segurança.

Acerca do tema, assinale a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q3275334 Medicina
Um paciente de 58 anos apresenta uma lesão pigmentada em evolução no dorso há seis meses. Ao exame físico, a lesão tem bordas irregulares, coloração heterogênea e mede cerca de 1,8 cm. A biópsia excisional revelou um melanoma cutâneo com espessura de Breslow de 2,5 mm, presença de ulceração e ausência de metástases linfonodais ou à distância nos exames de imagem.

Assinale a conduta terapêutica mais indicada para esse paciente.
Alternativas
Q3275333 Medicina
A biologia dos tumores envolve o estudo das células tumorais, suas características e o ambiente que as rodeia.

As afirmativas a seguir sobre as neoplasias estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3275332 Medicina
Uma paciente de 35 anos foi admitida no Pronto-Socorro após sofrer queimaduras extensas de segundo e terceiro graus no membro inferior esquerdo e parcial na coxa direita. Após atendimento inicial, foi mantida em observação. Entretanto, após 4 horas, durante nova reavaliação, foi observado aumento do edema do membro inferior esquerdo, dor de forte intensidade à extensão passiva e parestesia no pé homolateral. Presença de pulsos distais e lentificação do enchimento capilar.

A melhor conduta diante desse quadro é
Alternativas
Q3275330 Medicina
Um paciente de 62 anos, vítima de acidente automobilístico, apresenta dificuldade respiratória e hipoxemia, sendo diagnosticado pneumotórax hipertensivo em hemitórax esquerdo. Prontamente foi realizada punção do hemitórax com alívio da hipertensão seguida de toracostomia tubular com estabilização hemodinâmica e ventilatória. Pouco tempo depois, voltou a se queixar de dispneia e dor torácica intensa. Foram observados movimentos paradoxais na parede torácica esquerda associada a crepitação.

A conduta inicial mais adequada para o manejo da instabilidade da parede torácica é
Alternativas
Q3275329 Medicina
Paciente masculino, 52 anos, dá entrada no Pronto-Socorro vítima de acidente de trabalho apresentando lesão abdominal por fragmento de lâmina de serra elétrica. Encontra-se lúcido, eupneico, FC 102 bpm, PA 140 x 90 mmHg. No exame clínico observamos ferida corto-contusa no flanco direito, na altura da linha axilar anterior, de aproximadamente 2,0 cm, com sangramento ativo de pequeno volume. À palpação abdominal observamos certo grau de defesa, dor mais intensa em flanco direito e mesogástrio e sem sinais de irritação peritoneal. Na exploração digital da ferida observamos penetração na cavidade abdominal.

Diante desse quadro, a melhor conduta é
Alternativas
Q3275327 Medicina
Adolescente vítima de lesão cervical por vidro é levado por populares ao pronto socorro. Apresenta ferida incisa na face anterior do pescoço, zona II, com sangramento de pequena monta e saída de ar em grande quantidade.

Diante desse quadro a melhor conduta é
Alternativas
Q3275326 Medicina
Paciente do sexo feminino, 38 anos, com índice de massa corporal (IMC) de 38 kg/m², relata histórico de obesidade desde a adolescência. Apresenta comorbidades associadas, incluindo hipertensão arterial sistêmica, diabetes tipo 2 e apneia obstrutiva do sono confirmada por polissonografia. Após tentativas fracassadas de perda de peso com abordagem clínica (dieta, exercícios e medicamentos), a paciente procura avaliação para cirurgia bariátrica.

Com base no caso apresentado, em relação aos critérios de indicação ou manejo da cirurgia bariátrica, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3275324 Medicina
Paciente jovem foi submetido a laparotomia exploradora devido a hemoperitônio consequente a trauma abdominal decorrente de queda de bicicleta. A etiologia do sangramento foi de lacerações do mesentério, prontamente resolvida. Apresentou boa evolução pós-operatória obtendo alta hospitalar no 4º DPO. Após 15 dias da alta, retornou ao ambulatório para revisão sendo constatadas hiperemia e flogose da ferida operatória, além de dor ao toque. À expressão observa-se saída de secreção purulenta.

Assinale a melhor conduta, entre as elencadas a seguir.
Alternativas
Q3275322 Medicina
Paciente feminina, 58 anos, foi submetida a tireoidectomia total para tratamento de bócio multinodular atóxico. No segundo dia de pós-operatório, a paciente encontrava-se assintomática, eufônica, com dieta oral, deambulando, cálcio sérico de 8,2 mg/dL e obteve alta hospitalar com levotiroxina oral 50 mcg/dia, analgésicos e orientações para a ferida operatória. No 4º DPO retornou ao hospital com queixas de mal-estar e leve formigamento nas extremidades, cálcio sérico de 7,8 mg/dL, fósforo de 5,3 mg/dL.

Diante desse quadro, das opções a seguir, a melhor conduta é
Alternativas
Q3275321 Medicina
Paciente masculino, 72 anos, hipertenso e diabético, apresentando sintomas dispépticos leves, foi submetido a endoscopia digestiva alta que evidenciou na pequena curvatura, na altura do antro, lesão elevada, pálida, de 17 mm, com pregas afiladas, Borrmann I. A biópsia confirmou tratar-se de adenocarcinoma bem diferenciado tipo intestinal de Lauren. Realizada tomografia de tórax e abdome que confirmou lesão restrita ao estômago e um linfonodo pericárdico de 0,7 mm.

Diante desses achados, a melhor conduta é 
Alternativas
Q3275320 Medicina
Paciente feminina, 48 anos, procurou atendimento eletivo devido à epigastralgia e pirose e por vezes regurgitação pós alimentar. Foi então solicitada Endoscopia Digestiva Alta que identificou a presença de mucosa glandular no esôfago tubular, acima da junção esofagogástrica, por 2,5 cm, de cor salmão. A biópsia confirmou epitélio colunar especializado com células caliciformes.

Os fatores de risco dessa patologia incluem os seguintes, à exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Q3275319 Medicina
Paciente masculino, adulto jovem, tabagista, com sobrepeso e sedentário foi submetido a correção de hérnia incisional mediana supra-infra-umbilical, com colo máximo de 7,0 cm em cirurgia prévia de apendicite aguda ocorrida há quatro anos.

Sobre as hérnias da parede abdominal, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: D
5: C
6: A
7: E
8: D
9: D
10: B
11: D
12: B
13: C
14: D
15: C
16: D
17: B
18: B
19: C
20: B