Questões Militares Comentadas sobre cirurgia geral em medicina

Foram encontradas 180 questões

Q3036709 Medicina
Na instabilidade anterior do ombro com perda óssea glenoidal maior que 40%, a técnica indicada para tratamento cirúrgico é:
Alternativas
Q2559912 Medicina
As infecções cirúrgicas aumentam significativamente a morbimortalidade cirúrgica, estadia hospitalar e custos com o cuidado à saúde, e sua prevenção demanda a identificação dos pacientes com risco aumentado de infecção pós-operatória. Em relação à prevenção da infecção pós-operatória, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q2559910 Medicina
Após ocorrerem danos extensos nos tecidos, ou em situações sistêmicas desafiadoras, tais como infecção, diminuição do fluxo sanguíneo, temperatura corporal baixa e dor intensa, diversas mudanças fisiológicas e bioquímicas podem se manifestar tanto localmente, quanto em todo o organismo, sendo reconhecidas como reação ao estresse. Considerando as respostas endócrino-metabólicas e imunológicas observadas após cirurgias de grande porte, marque a opção que apesenta uma situação que pode ser considerada fisiológica.
Alternativas
Q2475077 Medicina
Na necrose avascular do escafóide, também conhecida como moléstia de Preiser, por meio da análise dos exames de imagem, pode-se considerar que há uma progressão similar a moléstia de Kienbock. Considerando isso, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2475076 Medicina
Em relação a termos usados na síndrome de dor regional complexa (CRPS) e suas respectivas definições, todos abaixo estão corretos, EXCETO: 
Alternativas
Q2261686 Medicina
Criança de 2 anos de idade, previamente hígida, apresenta episódios de enterorragia em grande quantidade. Na avaliação inicial no pronto socorro está agitada, desidratada++/4+, abdômen indolor e sem massas palpáveis. Sobre o diagnóstico mais provável, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2261679 Medicina
A respeito dos testículos retráteis, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2261673 Medicina
Sobre anestesia na população pediátrica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2260762 Medicina
Uma hérnia externa é uma protrusão anormal de tecido intra-abdominal por meio de um defeito na parede abdominal. Com relação a esse tema, pode-se afirmar corretamente:
Alternativas
Q2260761 Medicina
Nos adultos, 15% das obstruções intestinais ocorrem no intestino grosso, e a incidência aumenta com a idade. A obstrução pode resultar de diversas afecções, e em relação a esse tema, pode-se afirmar corretamente
Alternativas
Q2260760 Medicina
Com relação à apendicite na gravidez, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2260753 Medicina
Complicações pós-operatórias podem ocorrer após um procedimento cirúrgico, e os cirurgiões devem ser capazes de prevê-las, reconhecê-las e tratá-las. Considerando esse tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2260650 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta uma das indicações para uso de balões não complacentes de alta pressão.
Alternativas
Q2260644 Medicina
Considerando um paciente com placa ateromatosa tipo 4, regular, a qual determina redução luminal significativa na origem da carótida interna e intenso turbilhonamento do fluxo, assinale a alternativa que apresenta os parâmetros relacionados a uma estenose entre 50-69%.
Alternativas
Q2259607 Medicina
Durante operações abertas e, principalmente, as endoscópicas do nariz e cavidades paranasais, é fundamental o conhecimento anatômico do suprimento arterial. Posto isto, assinale a alternativa correta com relação ao suprimento sanguíneo arterial das fossas nasais.
Alternativas
Q2259340 Medicina
Paciente de 52 anos será submetida a ritidoplastia sob anestesia geral. Durante a consulta pré-anestésica, relata diversos episódios de náuseas e vômitos associados a sintomas vestibulares. Na profilaxia de náuseas e vômitos pós-operatórios dessa paciente, pode ser bem indicado o uso de anti-histamínico com propriedades antieméticas denominado
Alternativas
Q2259294 Medicina
Homem 60 anos realizou colectomia por adenocarcinoma de cólon onde havia comprometimento linfonodal (Estadio T3N2). Possuía uma tomografia de tórax de 1 mês antes da cirurgia que mostrava dois nódulos em bases pulmonares, sendo 1 nódulo de cada lado. Na tomografia que realizou após 2 meses da cirurgia, o nódulo do lado direito mostrou crescimento e o da esquerda mostrou-se estável. É correto afirmar que:
Alternativas
Q2259291 Medicina
Qual das doenças abaixo não causa hemotórax espontâneo?
Alternativas
Q2259289 Medicina
Paciente masculino, 65 anos, vítima de trauma contuso de alta energia, por um acidente entre uma moto e um ônibus, dá entrada em pronto-socorro consciente, orientado. Há escoriações visíveis em dorso e tórax à direita. Evolui após 2 horas do primeiro atendimento com piora da dispneia, taquipneia e taquicardia. Durante a ausculta pulmonar, o exame físico revela diminuição importante da ausculta pulmonar à direita, frêmito toracovocal abolido e hipertimpanismo na percussão. A história e exame físico são compatíveis com:
Alternativas
Q2259230 Medicina
A complexidade imposta pelas neoplasias pode ainda ter como catalisadores problemas de ordem clínica, como idade avançada, disfunções orgânicas (p. ex., cardíacas, respiratórias, renais, hepáticas, neurológicas ou endócrinas), estado nutricional precário e sarcopenia. Essas condições são associadas à queda de performance status, comumente avaliada em oncologia por escalas que funcionam como indicadores de risco clínico e ajudam na tomada de decisão dos cirurgiões. Dentre estas, a escala descrita em 1949, que emprega um sistema de escore que, dentre outros, classifica os pacientes em uma escala de 0 a 100, no qual 100 corresponderia à “saúde perfeita” e 0 à morte, é denominada
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: C
5: A
6: A
7: A
8: A
9: C
10: A
11: D
12: B
13: A
14: A
15: D
16: A
17: A
18: A
19: C
20: A