Questões Militares Sobre dermatologia em medicina

Foram encontradas 347 questões

Q2560208 Medicina
Paciente, sexo masculino, 58 anos, caucasiano, com diagnóstico de melanoma EC IV, inicia tratamento com Vemurafenib. Um mês após o início do tratamento, aparecem numerosos nódulos cutâneos arredondados, firmes, da cor da pele, com bordas bem demarcadas e cratera central contendo material queratinoso (ceratoacantomas). Qual a patogênese dessa condição?
Alternativas
Q2560052 Medicina
A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele comum, com etiologia genética e dependente de gatilhos ambientais.
Sobre a psoríase, analise as assertivas abaixo.

I. As lesões da psoríase são comumente pouco demarcadas e acometem, principalmente, as superfícies flexoras, diferentemente da dermatite atópica, que apresenta lesões bem demarcadas em superfícies extensoras.
II. Os principais sítios de acometimento são couro cabeludo, cotovelos, palmas das mãos, sola dos pés e unhas.
III. Pode haver artrite associada e ela é comumente proximal e multiarticular.
IV. A obesidade é fator de piora da doença.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2560018 Medicina
Sobre as dermatoses vasculares e inflamatórias do recém-nascido, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2560017 Medicina
Paciente, sexo masculino, 47 anos, apresentando lesão máculo-papular de coloração castanho claro, escuro e preta, medindo aproximadamente 0,8 cm de diâmetro, bordas irregulares, assintomática, situada na região escapular esquerda, evoluindo com aumento progressivo de tamanho há seis meses. Foi realizada biópsia excisional e o exame histopatológico revelou proliferação de células melanocíticas de núcleos pleomórficos, organizadas em ninhos de tamanhos e formatos variados, ocupando a epiderme de forma irregular e assimétrica, e estendendo-se à derme superior na parte central da lesão. Também se observam múltiplas células melanocíticas isoladas junto à camada granulosa. Na derme superior, há capilares proeminentes e reação inflamatória linfohistiocitária.
Sobre o caso acima, marque a opção incorreta
Alternativas
Q2560016 Medicina
Paciente, 54 anos, sexo feminino, queixou-se de lesão no dorso nasal. Ao exame, observa-se pápula eritematosa infiltrada, com discreta pigmentação enegrecida. Na histologia foram encontrados proliferação de células basaloides, formando paliçada, depósito de mucina e fenda entre o parênquima tumoral e o estroma adjacente.
Na dermatoscopia, é esperado o encontro de vasos
Alternativas
Q2560015 Medicina
Quanto às dermatoses liquenoides, é correto afirmar que o líquen 
Alternativas
Q2560014 Medicina
Paciente, sexo feminino, 30 anos, gestante de 29 semanas, sem acompanhamento pré-natal, apresenta-se com manchas avermelhadas e pápulas eritemato acobreadas, arredondadas, de superfície plana, recobertas por discretas escamas mais intensas na periferia, localizadas no tórax, braços e abdome. Nega prurido. HIV negativo e VDRL 1:256. Fez uso de penicilina benzatina, apresentando mialgia, artralgia, febre e mal-estar horas após a administração da medicação. Sobre o quadro acima descrito, marque a opção incorreta
Alternativas
Q2560013 Medicina
Em relação à anatomia da pele, marque a opção correta.
Alternativas
Q2560011 Medicina
Sobre a síndrome da pele escaldada estafilocócica, marque a opção correta.
Alternativas
Q2560010 Medicina
Marque a opção que apresenta os achados correspondentes a um quadro de hanseníase indeterminada.
Alternativas
Q2560009 Medicina
Paciente, sexo feminino, 38 anos, teve infecção respiratória alta e fez uso de azitromicina. Evoluiu com febre e pústulas não foliculares sobre eritema generalizado. O exame histopatológico demonstrou pústulas espongiformes subcórneas e intraepidérmicas, edema da derme papilar e infiltrado inflamatório de neutrófilos e eosinófilos perivascular. Nesse caso, qual é o diagnóstico?
Alternativas
Q2560008 Medicina
Paciente afrodescendente, 47 anos, relata surgimento de lesões cutâneas difusas há cerca de 3 anos. Refere que fez uso de imidazólicos tópicos e sistêmicos sem resposta. Queixa-se de prurido moderado. Ao exame, nota-se xerodermia difusa com áreas eczematizadas de aspecto apergaminhado, pápulas e placas eritematoacastanhadas, descamativas, levemente infiltradas em tronco, nádegas e coxas. Submetido a biópsias de pele em lesões com diferentes aspectos, todas evidenciaram um infiltrado linfoide atípico localizado na epiderme. Considerando a principal hipótese diagnóstica, características histopatológicas e/ou imuno-histoquímicas nos diferentes estádios da doença em questão, é correto afirmar que
Alternativas
Q2560006 Medicina
Em relação à abordagem das feridas, marque a opção correta.
Alternativas
Q2560005 Medicina
Com relação ao acometimento ungueal por microrganismos fúngicos, marque a opção correta.
Alternativas
Q2560004 Medicina
A psoríase é uma dermatose inflamatória crônica e recorrente, imunologicamente mediada, associada à ampla gama de manifestações sistêmicas. Dentre os fatores desencadeantes, destacam-se traumatismos locais, infecções bacterianas ou virais, estresse, tabagismo, alcoolismo e o uso de medicações como antimaláricos, lítio e betabloqueadores. Trata-se de uma condição inflamatória sistêmica e que, além da pele, acomete as articulações, em muitos casos. Sobre essa dermatose é correto afirmar que 
Alternativas
Q2560003 Medicina
Em relação ao melanoma, são considerados fatores de pior prognóstico, exceto:
Alternativas
Q2560002 Medicina
O pênfigo por IgA é uma doença bolhosa autoimune intraepidérmica, causada pela deposição de IgA intercelular e se apresenta em duas formas clínicas: a dermatose pustulosa subcórnea e a dermatose neutrofílica intraepidérmica. Considerando essa dermatose, marque a opção correta.
Alternativas
Q2560001 Medicina
Quanto à acne, marque a opção correta.
Alternativas
Q2560000 Medicina
Sobre o diagnóstico histológico de melanoma, marque a opção correta.
Alternativas
Q2559999 Medicina
Sobre o fenômeno de Lúcio, analise as afirmativas a seguir.

I. É típico de pacientes multibacilares.
II. Acontece apenas em pacientes em vigência de tratamento devido a uma reação de hipersensibilidade.
III. Em decorrência da intensa necrose, a despeito de tratar-se de complicação de formas multibacilares, não se observam bacilos à coloração especial.
IV. A ocorrência de fenômenos vasculares oclusivos, em virtude de endarterite proliferativa e até vasculite leucocitoclástica, induzidos pelos numerosos bacilos nas paredes dos vasos, justifica a apresentação clínica.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: B
5: B
6: A
7: C
8: D
9: A
10: B
11: C
12: B
13: A
14: A
15: A
16: A
17: D
18: D
19: D
20: C