Questões Militares Sobre envenenamentos e acidentes em medicina

Foram encontradas 193 questões

Q3277085 Medicina
Um jovem, vindo da Emergência, é internado no CTI com história de ter sido encontrado em casa, por parentes, e de ter admitido a ingestão de 15g de paracetamol 10 horas antes. Na Emergência, foram administrados carvão ativado, infusão de N-acetilcisteína e 2L de cristaloide. Após 24h, encontra-se com Glasgow 14, e níveis séricos: pH 7,34, INR 5,7, potássio 4,4 mEq/L, creatinina 3,2mg/dL e lactato de 2,8 mmol/L. Não há sinais de sangramento ativo.
O próximo passo na conduta deve ser
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PM-RJ Prova: FGV - 2025 - PM-RJ - Oficial Médico - Psiquiatria |
Q3276542 Medicina
O uso indiscriminado de opioides sempre foi um problema de saúde pública. Com o advento do fentanil, entretanto, um fármaco cem vezes mais potente que a morfina, esse problema cada vez mais grave se dissemina. A década de 2010 marcou o início dessa crise, dados mostram claramente como o fentanil redefiniu as overdoses nos Estados Unidos na última década.
No Brasil, a crise ainda não tomou tais proporções, mas pessoas que consomem drogas em festas e festivais de música pelo Brasil podem não saber com exatidão o que estão usando. Diante da emergente ameaça à saúde pública associada ao uso do fentanil e dos opioides em geral, é cada vez mais desafiador o trabalho dos profissionais de saúde diante do uso abusivo dessas substâncias.
Sobre o tratamento emergencial de uma overdose de opioide, a melhor conduta a se tomar, entre as citadas, é
Alternativas
Q3275268 Medicina
Paciente de 48 anos de idade, sexo masculino, vítima de acidente motociclístico, é levado por populares ao pronto-socorro.
Ao exame, sem capacete, torporoso, não responsivo, hipocorado 3+/4+, PA 87x39 mmHg, FC 132 bpm, FR 25 irpm, SatO2 88%. À inspeção há colapso jugular bilateral, além de grande equimose e crepitação sem enfisema subcutâneo em parede torácica esquerda. À percussão, macicez no hemitórax esquerdo.

Nesse caso, a conduta indicada é
Alternativas
Q2471327 Medicina
A incidência de queimaduras vinha diminuindo nas últimas décadas, em virtude das medidas de prevenção. Porém, com o aparecimento da pandemia de COVID-19, voltou a apresentar um crescimento, devido ao isolamento domiciliar. Em relação ao atendimento do paciente queimado, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2471325 Medicina
Nas intoxicações exógenas, o reconhecimento da síndrome tóxica permite a identificação do agente causal e, consequentemente, a realização do tratamento específico. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta sinais e sintomas da síndrome tóxica esperada na intoxicação por organofosforado:
Alternativas
Q2260758 Medicina
Com relação ao traumatismo hepático, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260372 Medicina
Menino, 4 anos de idade, estava na bicicleta com o irmão de 9 anos na calçada de casa, caíram ao desviar de um cachorro. Não usavam capacetes. Na sala de emergência, está consciente, orientado, com abertura ocular espontânea, obedece a comandos, FC = 110 bpm, FR = 24 mrm, TEC = 2 seg, escoriações em membros e hematoma em região parietal direita, com 3 cm de diâmetro e fratura palpável. A conduta para o quadro indicado é:
Alternativas
Q2259697 Medicina
Homem de 70 anos com história de hipertensão, diabete tipo 2 e doença renal crônica é internado na UTI após um acidente automobilístico com fraturas múltiplas. Ele recebe dipirona, cetoprofeno e morfina, mas nenhuma outra forma de sedação/analgesia. Durante a evolução, ele desenvolve delírio hiperativo associado a tremores, mioclonias difusas e asterixis, sem febre ou cefaleia. Glicemia capilar: 132 mg/dL. Pressão arterial: 172 x 108 mmHg. Os nervos cranianos estão intactos com movimentação normal nas quatro extremidades. A tomografia sem é negativa para patologia intracraniana aguda.
Considerando a principal hipótese para a evolução do paciente, nesse momento, o tratamento mais eficaz é 
Alternativas
Q2259691 Medicina
Homem de 38 anos chega ao serviço de saúde com queixa principal de dor no braço direito. O paciente relata que é usuário de drogas intravenosas e o local da injeção tornou-se cada vez mais doloroso. Há eritema significativo e endurecimento ao longo da maior parte do braço direito ao redor do local da ferida por vários centímetros circunferencialmente. Ele refere que essas mudanças ocorreram rapidamente nas últimas 6 horas. Ao exame, ele está febril, taquicárdico e normotenso; há dor desproporcional ao exame mesmo com toque leve, provocando uma resposta de dor vigorosa; não se nota bolhas ou crepitação palpável à palpação.
Em relação à principal hipótese diagnóstica, a conduta inicial correta é:
Alternativas
Q2259290 Medicina
Paciente do sexo feminino, 27 anos, vítima de atropelamento, deu entrada no pronto-socorro apresentando tórax instável, respiração paradoxal secundária a fraturas com desvio em vários arcos costais e pneumotórax bilateral, drenada bilateralmente no atendimento primário. Foi encaminhada à UTI consciente, respirando espontaneamente, estável hemodinamicamente. Após quatro horas do atendimento, apresentou quadro de insuficiência respiratória aguda progressiva sendo entubada. Qual é a causa mais provável para essa evolução clínica?
Alternativas
Q2259289 Medicina
Paciente masculino, 65 anos, vítima de trauma contuso de alta energia, por um acidente entre uma moto e um ônibus, dá entrada em pronto-socorro consciente, orientado. Há escoriações visíveis em dorso e tórax à direita. Evolui após 2 horas do primeiro atendimento com piora da dispneia, taquipneia e taquicardia. Durante a ausculta pulmonar, o exame físico revela diminuição importante da ausculta pulmonar à direita, frêmito toracovocal abolido e hipertimpanismo na percussão. A história e exame físico são compatíveis com:
Alternativas
Q2258154 Medicina
Um estudo detectou que, no Acre, a ingestão de mercúrio pelos peixes estava 31,5 vezes acima do recomendado. No município mais crítico - Rio Branco, o potencial de ingestão de mercúrio ultrapassou de 6,9 a 31,5 vezes a dose de referência indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 
(Análise regional dos níveis de mercúrio em peixes consumidos pela população da Amazônia Brasileira) https://g1.globo.com/ac/acre/natureza/amazonia/noticia/2023/05/30

Com base no guia Orientações para Intoxicação pelo Mercúrio - Ministério da Saúde/2021, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) Gestantes, lactantes, mulheres em idade fértil, crianças, indígenas e ribeirinhos são populações mais vulneráveis aos impactos do mercúrio na saúde.
( ) Nas águas, o mercúrio pode se transformar em uma forma mais tóxica para os seres humanos. O metilmercúrio bioacumula-se e biomagnifica-se na cadeia trófica.
( ) O consumo de peixes e de frutos do mar contaminados representa risco à saúde da população.

A afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2192491 Medicina
Queimadura é uma lesão que resulta da ação do calor sobre o corpo. A lesão depende da intensidade da fonte do calor e da velocidade de propagação do calor. Um paciente deu entrada no Pronto Atendimento com lesões de queimadura por álcool do tipo exsudativa, eritematosa e muito dolorosa, com bolhas. Esse tipo de queimadura é considerada de:
Alternativas
Q2192471 Medicina
Marque a opção que apresenta o método mais confiável para avaliação da superfície corporal queimada em crianças menores de 4 anos.
Alternativas
Q2172953 Medicina
Homem, 32 anos, é admitido na sala vermelha devido a sudorese intensa, palpitações e dor precordial após uso abusivo de cocaína. Refere ser usuário há quatro anos ocasionalmente. Nega antecedentes, refere apenas pai falecido de morte súbita. Na entrada, paciente taquicárdico (F.C.: 160 bpm) e P.A.: 160x90 mmHg. Marque a alternativa INCORRETA:  
Alternativas
Q2172949 Medicina
Paciente, mulher, 55 anos, diagnóstico de Fibromialgia. Faz acompanhamento regular na “Clínica da Dor”, sendo receitado tramadol 100mg oral de 8/8h, oxicodona 80mg oral de 12/12h, hidromorfona 8mg oral por dia. Chega na urgência do pronto atendimento, às 7 horas da manhã, com quadro clínico de gasping e cianose central, sem pulso, pupilas mióticas. Segundo a filha que acompanhava, na última semana, a paciente passou por forte crise emocional familiar e na noite anterior fez uso de quatro comprimidos de tramadol 100 mg, dois de oxicodona 80mg e três de hidromorfona 8mg antes de dormir, devido a fortes dores no corpo provocada pela fibromialgia. O ritmo ao monitor é de AESP. Sobre o caso acima, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2225397 Medicina
Mulher de 60 anos foi hospitalizada há 3 semanas após um incêndio em casa, tendo queimaduras de 3o grau em 40% do corpo e nas mucosas do nariz. Ela foi entubada, mas extubada com sucesso há 1 semana. A broncoscopia realizada após a extubação foi normal. Há 1 dia, ela evoluiu com dispneia e hipóxia, necessitando de reintubação. Ao exame físico: temperatura: 37,9 ºC; pressão arterial: 104 x 60 mmHg; frequência cardíaca: 95/min; frequência respiratória: 18/min; SatO2 : 91% com FiO2 de 60%; presença de escarro amarelo abundante no tubo endotraqueal quando aspirado. Exames séricos: leucócitos: 16000/mm3 . Radiografia de tórax: consolidação focal no lobo inferior esquerdo.
Nesse momento, a conduta de escolha é
Alternativas
Q2225386 Medicina
Homem de 24 anos é internado na UTI após ter tido queimaduras profundas de espessura parcial e total em 54% da superfície corporal, acometendo rosto, tronco e braços. Após 72 horas de internação, o paciente está euvolêmico, com adequada analgesia, mas evolui com significativa taquicardia sinusal e aumento do débito cardíaco.
Nesse momento, a melhor opção para tratar a taquicardia, prevenir o estresse cardíaco e subsequente disfunção miocárdica é
Alternativas
Q2091822 Medicina
Mulher, 25 anos, em tratamento para depressão iniciado há duas semanas, levada ao setor de emergência do pronto-socorro cinco dias após tentativa de autoextermínio com ingesta de cinco cartelas de paracetamol. Encontra-se com rebaixamento do nível da consciência e ictérica. Foram solicitados exames laboratoriais, apenas gasometria arterial com resultado: Ph 7,20; PO2 80; PCO2 35; e, Bic 15. Assinale a conduta adequada para tal paciente.
Alternativas
Q2091815 Medicina
Paciente, sexo masculino, 32 anos, vítima de acidente auto x anteparo fixo, com TCE, sem perda de consciência, sem episódios de vômitos desde ocorrido e sem queixa de amnésia retrógrada. Durante avaliação inicial segundo Protocolo ATLS 10ª edição foi identificada pneumotórax à esquerda, tratado com drenagem de tórax com dreno 28 Fr. Após 48 horas de internação, evolui em condições favoráveis de retirada de dreno de tórax, recebendo alta após radiografia controle favorável a conduta. Após dois dias, retorna queixando-se de dor torácica lancinante e respiratório dependente associado à hiporexia, adinamia e febre. Na readmissão, optado por tomografia de tórax, que nos mostra imagem sugestiva de hemotórax coagulado. Assinale a melhor conduta nessa situação.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: D
5: A
6: E
7: C
8: C
9: C
10: D
11: C
12: D
13: B
14: C
15: A
16: C
17: C
18: A
19: D
20: A