Questões Militares Sobre hematologia na patologia clínica em medicina

Foram encontradas 35 questões

Q2262946 Medicina
Paciente de sexo feminino com diagnóstico de β-talassemia é encaminhada para o ambulatório de hematologia para seguimento clínico. Queixa-se de crises de dor em flanco direito de ocorrência esporádica e úlceras crônicas em membros inferiores. Nunca recebeu transfusão de concentrado de hemácias. Ao exame físico, apresenta hepatoesplenomegalia moderada. Os exames laboratoriais mostram Hb 8,6 g/dL; Ht 25%; 90000 plaquetas/mm³; BI (bilirrubina indireta) 4 mg/dL; ferritina 800 ng/mL e DHL (desidrogenase lática) 600 U/L. Ultrassonografia de abdome inferior mostra duas massas em retroperitôneo de aproximadamente 4 cm de diâmetro.
Com relação ao caso apresentado, é correto afirmar que se trata de β-talassemia
Alternativas
Q2262942 Medicina
Aloanticorpos maternos contra antígenos eritrocitários que não RhD são capazes de causar hemólise clinicamente significativa das hemácias fetais e dos recém-nascidos, conhecida como doença hemolítica do recém-nascido (DHRN). Uma vez que um aloanticorpo é identificado, testes apropriados e estimativas de risco para o feto são essenciais para os cuidados obstétricos.
Assinale a alternativa que contém o antígeno que, além do RhD, é mais comumente implicado DHRN.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260359 Medicina
Recém-nascido, 3 dias de vida, idade gestacional de 36 semanas, peso de nascimento 2 700 g, Apgar 6/8, tem BT = 14,2 mg/dL, mãe e recém-nascido tem tipagem sanguínea O Rh positivo. A perda de peso até o terceiro dia foi de 8,5 %. A conduta indicada para o quadro descrito é
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Pediatria |
Q2260355 Medicina
Menina, 5 anos de idade, queixa-se de dor para urinar e perda urinária nas roupas há 3 dias. Afebril, tem hiperemia intensa em genitais, chora ao lavar a região. Em atendimento colheu urina I e urocultura por jato médio. Com resultado de nitrito positivo e mais de 1000000 de leucócitos/ mm3, foi medicada com amoxicilina-clavulanato, por 10 dias com melhora da dor em 2 dias. Na urocultura houve crescimento de 150000 UFC/ mm3 de E. coli, com sensibilidade a todos os antibióticos testados. Realizou controle após o tratamento, a urina I apresentou resultado normal e houve crescimento de 30000 UFC/ mm3, também sensível a todos os antibióticos testados. Diante do quadro clínico e exames laboratoriais, o diagnóstico e a conduta indicados são respectivamente:
Alternativas
Q2259702 Medicina
Mulher de 30 anos, previamente saudável, apresenta febre, fraqueza, dor abdominal e diarreia. Os sinais vitais na apresentação são notáveis para pressão arterial de 180 x 110 mmHg. Os exames laboratoriais iniciais são normais, exceto por uma leve leucocitose de 13.000/mm3 com predominância de neutrófilos. Culturas de fezes e testes de toxina são negativos. Três dias depois, ela desenvolve confusão, trombocitopenia com contagem de plaquetas abaixo de 30.000/mm3 e injúria renal aguda. O esfregaço de sangue periférico mostra um número muito alto de esquizócitos.
Considerando a principal hipótese diagnóstica, o próximo passo mais apropriado no manejo dessa paciente é
Alternativas
Q2259666 Medicina
É correto afirmar acerca do valor da amilase e lipase séricas no diagnóstico de pancreatite aguda:
Alternativas
Q2259338 Medicina
Paciente de 32 anos, vítima de trauma esplênico, foi levado ao centro cirúrgico para laparotomia exploradora. O anestesiologista optou pela realização de uma tromboelastografia. No teste padrão desse exame, o ativador de contato utilizado é
Alternativas
Q2192821 Medicina
A doença enxerto-versus-hospedeiro, associada à transfusão sanguínea, é uma complicação rara, mas frequentemente fatal.
Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Dentre as pessoas de risco mais elevado para ocorrência estão os receptores de sangue doado por parentes, os receptores de transplante de órgão sólido, os receptores de transplante de medula óssea, os portadores de leucemia e linfoma.
II. Geralmente ocorre entre 3 e 5 dias da transfusão sanguínea.
III. Não há ações efetivas pré-transfusionais que possam mitigar o risco da ocorrência desta patologia.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2092559 Medicina
Considerando os fármacos inibidores da coagulação, assinale o fármaco inibidor direto da trombina (fator IIa). 
Alternativas
Q2092558 Medicina
Sobre a cascata de coagulação, assinale o exame para a detecção de produtos da decomposição da fibrina na circulação sanguínea.
Alternativas
Q2092557 Medicina
Sobre a cascata de coagulação, assinale o fator responsável por produzir estabilidade para fibrina.
Alternativas
Q2092556 Medicina
Considerando o efeito aumentado da anticoagulação promovido pela Heparina Não Fracionada (HNF), assinale a molécula em que a HNF atua. 
Alternativas
Q2092553 Medicina
Sobre as atividades farmacológicas dos anticoagulantes, são considerados fármacos que alteram o exame do Tempo de Protrombina (TP) ou do Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA), EXCETO:
Alternativas
Q2092544 Medicina
Sobre a incidência de complicações associadas à monitorização com cateter de artéria pulmonar, assinale a maior incidência.
Alternativas
Q1671792 Medicina
Analise as afirmativas a seguir sobre anticoagulantes e assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Deve-se iniciar a anticoagulação plena junto com a dupla terapia antiplaquetária como rotina no infarto agudo do miocárdio sem elevação do segmento ST. ( ) Após a revascularização (percutânea ou cirúrgica), via de regra, deixa-se de utilizar a anticoagulação plena e passa a ser utilizada em dose para profilaxia de tromboembolismo venoso. ( ) O fondaparinux é uma opção para paciente que pontue como sendo de alto risco de trombose de cateter. ( ) Como a dose da síndrome coronariana aguda é a mesma dose para profilaxia de tromboembolismo venoso, não há necessidade de ajuste após a revascularização.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1347649 Medicina
Em um exame laboratorial pode-se encontrar valores alterados, fora do padrão de normalidade. Com relação ao tempo de protrombina (TP), sua interpretação pode significar
Alternativas
Q953739 Medicina
Os fatores plasmáticos da coagulação sanguínea deficientes que estão envolvidos diretamente nas hemofilias são:
Alternativas
Q953734 Medicina
O reagente ou solução de Drabkin é utilizado para a mensuração da concentração de qual analito abaixo?
Alternativas
Q953732 Medicina

A figura abaixo representa um hemocitômetro de Neubauer, o mais comum em uso para contagens hematológicas em laboratórios clínicos. 


               Imagem associada para resolução da questão


Considere as informações abaixo e forneça a contagem de leucócitos em número de células por mm3 .


1 – Fator de profundidade: 10.

2 – Número de células contadas: 100.

3 – Quadrantes contados: 4 quadrantes laterais.

4 – Diluição do sangue: 1:20 em pipeta diluidora de leucócitos. 

Alternativas
Q953729 Medicina
Na hematopoiese, a célula precursora do metamielócito neutrófilo é o
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: D
5: B
6: A
7: D
8: A
9: C
10: A
11: B
12: E
13: A
14: A
15: A
16: B
17: D
18: C
19: B
20: B