Questões Militares de Medicina - Hepatologia

Foram encontradas 55 questões

Q2560128 Medicina
Paciente, 72 anos, portador de Hepatocarcinoma (CHC), será submetido à lobectomia hepática esquerda, devido ao acometimento tumoral dos segmentos hepáticos II e III. O grande desafio desse procedimento está relacionado à hemostasia cirúrgica de suas ressecções. Com base nas intervenções realizadas durante a cirurgia, é correto afirmar que
Alternativas
Q2560060 Medicina
Uma das formas de classificar os pacientes portadores de cirrose hepática com base no prognóstico é a classificação de Child-Pugh. Marque a opção que apresenta os parâmetros utilizados nessa classificação prognóstica:
Alternativas
Q2559862 Medicina
A Esteatose e Esteato – Hepatite Não Alcoólica (DHGNA) é uma das formas mais comuns de doença hepática, que inicialmente foi considerada benigna, contudo, sabe-se atualmente que é uma doença multifatorial que envolve fatores ambientais e genéticos, e que nas formas mais graves pode evoluir para cirrose e carcinoma hepatocelular (CHC). Sobre essa doença, marque a opção correta. 
Alternativas
Q2559858 Medicina
Com relação à Hepatite causada pelo vírus B, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) A presença do anti-HBc total, isoladamente não indica imunidade.
( ) A presença do RNA do VHB é o método mais sensível e específico para detectar a replicação do VHB.
( ) É considerada resposta parcial da Hepatite B, quando o DNA do HBV é detectável na 24ª semana de tratamento.
( ) Na Hepatite B, há necessidade de avaliar a sorologia para o vírus da Hepatite C, como também pesquisar a infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e a possibilidade de coinfecção pelo vírus da Hepatite Delta (HDV). 
Alternativas
Q2559855 Medicina
É correto afirmar sobre a Hepatite causada pelo Vírus C (VHC): 
Alternativas
Q2559854 Medicina
A identificação de alterações fisiológicas da gravidez é de grande importância para a diferenciação de doenças hepáticas próprias da gestação. Sobre o assunto, marque a opção correta. 
Alternativas
Q2559851 Medicina
A Hepatite Autoimune (HAI) é uma doença hepática inflamatória, imunomediada, de etiologia desconhecida e curso clínico autolimitado, sendo dividida em dois tipos: HAI tipo 1 e HAI tipo 2. Sobre esses tipos, marque a opção correta. 
Alternativas
Q2559842 Medicina
As icterícias podem ser classificadas pelo predomínio de bilirrubina indireta (não conjugada) e direta (conjugada), podendo ter a sua origem pré, intra ou extra-hepática. Sobre o assunto, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2559581 Medicina
Analise as assertivas abaixo quanto aos achados patológicos que podem ser encontrados na Esquistossomose mansônica.

I. As manifestações clı́nicas da esquistossomose variam segundo a espécie do parasito, da carga parasitária e de determinantes do hospedeiro. No Brasil, a infecção por S. mansoni causa principalmente as formas hepatointestinal (discreta) e hepatoesplênica (grave). Manifestações menos comuns (pulmonares, do sistema nervoso, renais) resultam da migração anômala de vermes e/ou de ovos.
II. Nos indivıduos de áreas endêmicas, manifestações clınicas na fase aguda da infecção são discretas (dermatite com prurido, pápulas e vermelhidão na pele no local de penetração das cercárias) ou ausentes. Febre irregular, fadiga, mialgia, tosse não produtiva, eosinofilia acentuada e cefaleia podem estar presentes. A maioria dos pacientes recupera-se espontaneamente depois de 4 a 10 semanas.
III. Microscopicamente, a forma crônica pode apresentar granuloma do tipo exsudativo em torno de ovos viáveis de S. mansoni. Há extensa necrose de aspecto fibrinoide central, circundada por macrófagos epitelioides, com eosinófilos de permeio.
IV. Em áreas endêmicas, a minoria dos indivı́duos com infecção crônica pelo S. mansoni (10% dos casos) é assintomática ou apresenta manifestações clınicas discretas; formas crônicas graves ocorrem em 50% das pessoas infectadas.


Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2559580 Medicina
Necrose é a morte celular em organismo vivo seguida de autólise. Associe as colunas relacionando cada tipo de necrose com o respectivo processo patológico.

Tipo de necrose

(1) Necrose por coagulação ou isquêmica
(2) Necrose lítica
(3) Necrose gomosa
(4) Esteatonecrose


Processo patológico

( ) necrose de hepatócitos de indivíduo que faleceu por choque hipovolêmico.
( ) necrose de hepatócitos em hepatites virais.
( ) pancreatite aguda necro-hemorrágica.
( ) sífilis tardia.


A sequência correta dessa associação é:
Alternativas
Q2559565 Medicina
Sobre as Hepatites virais, associe as colunas, relacionando os vírus hepatotrópicos com seus respectivos achados clínico-patológicos.


Vírus hepatotrópicos

(1) Vírus da Hepatite viral A
(2) Vírus da Hepatite viral B
(3) Vírus da Hepatite viral C
(4) Vírus da Hepatite viral D


Achados clínico-patológicos

( ) É um vírus de RNA da família flavivírus, instável. Assim, infecção por um tipo viral não confere proteção contra outro tipo e a variedade genômica do vírus dificulta o desenvolvimento de vacinas.
( ) É o único vırus de DNA causador de hepatite na espécie humana.
( ) É um vı́rus de RNA da famı́ lia de enterovırus que provoca hepatite que, após curto perıodo de incubação (2 a 6 semanas), apresenta-se como doença benigna que não se cronifica e que raramente tem curso fulminante.
( ) É um vírus mutante de viroides vegetais e depende do envoltório do vı́rus B para sua replicação e expressão. Este vírus e o VHB podem ser transmitidos concomitantemente aos indivı́duos suscetı́veis (coinfecção).


A sequência correta dessa associação é: 
Alternativas
Q2473186 Medicina
Homem, 49 anos, com diagnóstico de cirrose hepática de etiologia etanólica, é internado por descompensação edemato-ascítica e encefalopatia hepática. Queixa-se de redução do volume urinário e dor abdominal há 4 dias. Faz uso de espironolactona 200mg/dia, furosemida 80mg/dia e carvedilol 6,25mg de 12/12h. Ao exame físico encontra-se sarcopênico, ictérico, bradipsíquico, com flapping, piparote positivo e edema simétrico de MMII. Nega internação recente, uso de bebida alcoólica nos últimos meses, sangramentos ou uso de outros medicamentos. Creatinina sérica 1,9 mg/dL (Creatinina basal 0,8 mg/dL há 30 dias); ureia 60mg/dL e bilirrubina total 5mg/dL. Líquido ascítico com: 1500 hemácias/mm³; 410 leucócitos/mm³ (60% de linfócitos, 35% de neutrófilos e 5% de monócitos); proteínas totais 1,2g/dL. Com relação ao caso é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2471272 Medicina
Em relação à hiperplasia nodular focal hepática e seus achados em exames de imagem, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2471258 Medicina
Sobre a cirrose biliar primária (CBP), informe VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo: 

I. A CBP é uma síndrome colestática crônica, idiopática, caracterizada por destruição de pequenos duetos biliares.
II. Nos estádios mais tardios da doença pode haver o surgimento de osteomalácia, insuficiência hepática e hipertensão portal
III. O diagnóstico da CBP geralmente é baseado no quadro clínico e laboratorial, tendo os exames de imagem um papel secundário.
IV. As alterações dos duetos biliares são menos proeminentes e principalmente restritas à via biliar intrahepática. 
Alternativas
Q2471256 Medicina
Analise as afirmativas abaixo quanto à avaliação por imagem do hemangioma hepático. 

I. O hemangioma é a lesão sólida benigna mais comum do fígado.
II. Raramente (em menos que 5% dos casos) o hemangioma pode calcificar.
III. O hemangioma hialinizado (ou esclerosado) é também pouco comum, sendo caracterizado como o estágio final da involução do hemangioma.
IV. Após a administração do gadolínio, o hemangioma exibe realce característico, que permite o seu diagnóstico com alta especificidade.

Sobre as afirmativas acima, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Nefrologia |
Q2263426 Medicina
Uma vez que não existem testes diagnósticos específicos para síndrome hepatorrenal, alguns critérios são utilizados para afastar insuficiência renal aguda de outras etiologias, utilizando os critérios clínicos da síndrome hepatorrenal em tipo 1 (SHR1) e tipo 2 (SHR2).

Assinale a alternativa correta a respeito da SHR-1.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Mastologia |
Q2263055 Medicina
Metástase hepática é geralmente:
Alternativas
Q2262027 Medicina
Assinale a alternativa que contenha a descrição de achados ecoendoscópicos que, quando presentes, são considerados compatíveis com pancreatite crônica (diagnóstico de certeza) de acordo com os critérios de Rosemont.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Radiologia |
Q2260243 Medicina
Com relação a aspectos anatômicos do fígado, em exames de diagnósticos por imagem, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Radiologia |
Q2260215 Medicina
A respeito do hepatocarcinoma (CHC), é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: A
5: C
6: D
7: C
8: D
9: A
10: C
11: B
12: C
13: D
14: D
15: A
16: A
17: D
18: E
19: A
20: A