Questões Militares Sobre hepatologia em medicina

Foram encontradas 64 questões

Q3277086 Medicina
Encontra-se em seu CTI um paciente com diagnóstico suspeito de síndrome hepatorrenal.
Nesse caso, das opções terapêuticas a seguir, assinale a mais eficaz.
Alternativas
Q3275343 Medicina
Um paciente de 52 anos, etilista crônico, é admitido no ProntoSocorro com quadro de hematêmese volumosa e melena. O paciente apresenta histórico de cirrose hepática e já foi diagnosticado com varizes esofágicas em exames anteriores. Ao exame físico, encontra-se com sinais de choque hipovolêmico, taquicardia e pressão arterial baixa. Foi realizada estabilização hemodinâmica, com hemoderivados e cristaloides.

Sobre o tratamento da hemorragia digestiva aguda por varizes de esôfago, assinale a afirmativa incorreta
Alternativas
Q3275289 Medicina
Um coronel, listado para transplante hepático, encontra-se internado na unidade de terapia intensiva. A enfermeira da central de coordenação de transplantes solicita os resultados dos exames laboratoriais para atualização do score MELD (Modified end stage liver disease).

Nesse caso, os seguintes exames devem ser prontamente enviados:
Alternativas
Q3275288 Medicina
Uma paciente portadora de hepatite autoimune que apresenta sua primeira descompensação em ascite será hospitalizada por um quadro de peritonite bacteriana espontânea (PBE).

Entre as opções a seguir, assinale a que corrobora o diagnóstico de PBE.
Alternativas
Q3275287 Medicina
Na sala de emergência, um paciente cirrótico relata que apresentou, há duas horas, um episódio de hematêmese por provável ruptura de varizes esofagogástricas (VEG).

Nesse contexto, a indicação de vasoconstrictor esplâncnico (terlipresina, somatostatina e octreotide) é 
Alternativas
Q3275270 Medicina
Paciente masculino, 78 anos, procurou o pronto-socorro com quadro de febre com calafrios, urina escura e dor abdominal, contínua no andar superior, acompanhado de náuseas e vômitos. É hipertenso controlado e tem diabetes tipo 2. Encontra-se lúcido, ictérico, eupneico, taquicárdico, TAX 38,6 °C, PA 150 x 90 mmHg. O exame de tomografia demonstra dilatação das vias biliares intra e extra-hepática, além de imagens hiperecogênicas na vesícula biliar.
O hemograma evidencia 22.340 leucócitos com 12 bastões, Hgb 9,3, PCR 17,63, BT 7,9 BD 6,1, GGT 220, fosfatase alcalina 360, amilase e lipase no limite superior da normalidade.

Diante desse quadro clínico, laboratorial e de imagem, a melhor conduta é:
Alternativas
Q3275246 Medicina
Na sala de emergência um senhor é admitido com a tríade de Charcot.

Os elementos que compõem esse achado clínico são:
Alternativas
Q3275245 Medicina
Diante de uma paciente com cólica biliar aguda, a base da terapêutica medicamentosa na sala de emergência é
Alternativas
Q2560128 Medicina
Paciente, 72 anos, portador de Hepatocarcinoma (CHC), será submetido à lobectomia hepática esquerda, devido ao acometimento tumoral dos segmentos hepáticos II e III. O grande desafio desse procedimento está relacionado à hemostasia cirúrgica de suas ressecções. Com base nas intervenções realizadas durante a cirurgia, é correto afirmar que
Alternativas
Q2560060 Medicina
Uma das formas de classificar os pacientes portadores de cirrose hepática com base no prognóstico é a classificação de Child-Pugh. Marque a opção que apresenta os parâmetros utilizados nessa classificação prognóstica:
Alternativas
Q2559862 Medicina
A Esteatose e Esteato – Hepatite Não Alcoólica (DHGNA) é uma das formas mais comuns de doença hepática, que inicialmente foi considerada benigna, contudo, sabe-se atualmente que é uma doença multifatorial que envolve fatores ambientais e genéticos, e que nas formas mais graves pode evoluir para cirrose e carcinoma hepatocelular (CHC). Sobre essa doença, marque a opção correta. 
Alternativas
Q2559858 Medicina
Com relação à Hepatite causada pelo vírus B, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) A presença do anti-HBc total, isoladamente não indica imunidade.
( ) A presença do RNA do VHB é o método mais sensível e específico para detectar a replicação do VHB.
( ) É considerada resposta parcial da Hepatite B, quando o DNA do HBV é detectável na 24ª semana de tratamento.
( ) Na Hepatite B, há necessidade de avaliar a sorologia para o vírus da Hepatite C, como também pesquisar a infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e a possibilidade de coinfecção pelo vírus da Hepatite Delta (HDV). 
Alternativas
Q2559855 Medicina
É correto afirmar sobre a Hepatite causada pelo Vírus C (VHC): 
Alternativas
Q2559854 Medicina
A identificação de alterações fisiológicas da gravidez é de grande importância para a diferenciação de doenças hepáticas próprias da gestação. Sobre o assunto, marque a opção correta. 
Alternativas
Q2559851 Medicina
A Hepatite Autoimune (HAI) é uma doença hepática inflamatória, imunomediada, de etiologia desconhecida e curso clínico autolimitado, sendo dividida em dois tipos: HAI tipo 1 e HAI tipo 2. Sobre esses tipos, marque a opção correta. 
Alternativas
Q2559842 Medicina
As icterícias podem ser classificadas pelo predomínio de bilirrubina indireta (não conjugada) e direta (conjugada), podendo ter a sua origem pré, intra ou extra-hepática. Sobre o assunto, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2559581 Medicina
Analise as assertivas abaixo quanto aos achados patológicos que podem ser encontrados na Esquistossomose mansônica.

I. As manifestações clı́nicas da esquistossomose variam segundo a espécie do parasito, da carga parasitária e de determinantes do hospedeiro. No Brasil, a infecção por S. mansoni causa principalmente as formas hepatointestinal (discreta) e hepatoesplênica (grave). Manifestações menos comuns (pulmonares, do sistema nervoso, renais) resultam da migração anômala de vermes e/ou de ovos.
II. Nos indivıduos de áreas endêmicas, manifestações clınicas na fase aguda da infecção são discretas (dermatite com prurido, pápulas e vermelhidão na pele no local de penetração das cercárias) ou ausentes. Febre irregular, fadiga, mialgia, tosse não produtiva, eosinofilia acentuada e cefaleia podem estar presentes. A maioria dos pacientes recupera-se espontaneamente depois de 4 a 10 semanas.
III. Microscopicamente, a forma crônica pode apresentar granuloma do tipo exsudativo em torno de ovos viáveis de S. mansoni. Há extensa necrose de aspecto fibrinoide central, circundada por macrófagos epitelioides, com eosinófilos de permeio.
IV. Em áreas endêmicas, a minoria dos indivı́duos com infecção crônica pelo S. mansoni (10% dos casos) é assintomática ou apresenta manifestações clınicas discretas; formas crônicas graves ocorrem em 50% das pessoas infectadas.


Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2559580 Medicina
Necrose é a morte celular em organismo vivo seguida de autólise. Associe as colunas relacionando cada tipo de necrose com o respectivo processo patológico.

Tipo de necrose

(1) Necrose por coagulação ou isquêmica
(2) Necrose lítica
(3) Necrose gomosa
(4) Esteatonecrose


Processo patológico

( ) necrose de hepatócitos de indivíduo que faleceu por choque hipovolêmico.
( ) necrose de hepatócitos em hepatites virais.
( ) pancreatite aguda necro-hemorrágica.
( ) sífilis tardia.


A sequência correta dessa associação é:
Alternativas
Q2559565 Medicina
Sobre as Hepatites virais, associe as colunas, relacionando os vírus hepatotrópicos com seus respectivos achados clínico-patológicos.


Vírus hepatotrópicos

(1) Vírus da Hepatite viral A
(2) Vírus da Hepatite viral B
(3) Vírus da Hepatite viral C
(4) Vírus da Hepatite viral D


Achados clínico-patológicos

( ) É um vírus de RNA da família flavivírus, instável. Assim, infecção por um tipo viral não confere proteção contra outro tipo e a variedade genômica do vírus dificulta o desenvolvimento de vacinas.
( ) É o único vırus de DNA causador de hepatite na espécie humana.
( ) É um vı́rus de RNA da famı́ lia de enterovırus que provoca hepatite que, após curto perıodo de incubação (2 a 6 semanas), apresenta-se como doença benigna que não se cronifica e que raramente tem curso fulminante.
( ) É um vírus mutante de viroides vegetais e depende do envoltório do vı́rus B para sua replicação e expressão. Este vírus e o VHB podem ser transmitidos concomitantemente aos indivı́duos suscetı́veis (coinfecção).


A sequência correta dessa associação é: 
Alternativas
Q2473186 Medicina
Homem, 49 anos, com diagnóstico de cirrose hepática de etiologia etanólica, é internado por descompensação edemato-ascítica e encefalopatia hepática. Queixa-se de redução do volume urinário e dor abdominal há 4 dias. Faz uso de espironolactona 200mg/dia, furosemida 80mg/dia e carvedilol 6,25mg de 12/12h. Ao exame físico encontra-se sarcopênico, ictérico, bradipsíquico, com flapping, piparote positivo e edema simétrico de MMII. Nega internação recente, uso de bebida alcoólica nos últimos meses, sangramentos ou uso de outros medicamentos. Creatinina sérica 1,9 mg/dL (Creatinina basal 0,8 mg/dL há 30 dias); ureia 60mg/dL e bilirrubina total 5mg/dL. Líquido ascítico com: 1500 hemácias/mm³; 410 leucócitos/mm³ (60% de linfócitos, 35% de neutrófilos e 5% de monócitos); proteínas totais 1,2g/dL. Com relação ao caso é CORRETO afirmar:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: D
5: D
6: E
7: B
8: A
9: C
10: D
11: C
12: A
13: C
14: D
15: C
16: D
17: A
18: C
19: B
20: C